GAAL – Significado

GAAL – Filho de Ebede, aparentemente de origem cananeia, desempenhou o papel de líder em um grupo composto por seus parentes, semelhante aos grupos de referência de Habiru, frequentemente citados nas cartas de Amarna. Ele ficou conhecido por orquestrar a revolta na cidade de Siquém contra o governo de Abimeleque. No entanto, sua tentativa de rebelião teve um desenvolvimento desfavorável quando, de maneira abrupta, ele e seus companheiros insurgentes avançaram contra o rei e seu exército que se aproximavam, resultando em sua derrota fora das muralhas da cidade.

Zebul, o tenente-governador de Siquém, agiu trancando os ocultos da cidade quando Gaal e seus irmãos fugitivos buscaram abrigo dentro de seus muros (Juízes 9:26-41).

Juizes 9:26-41 (ACR):

26 E foi Gaal, filho de Ebede, com seus irmãos, e passou a Siquém; e os senhores de Siquém confiam nele.

27 E saíram ao campo, e vindimaram as suas vinhas, e pisaram as uvas, e fizeram regozijo, e entraram na casa do seu deus, e comeram, e beberam, e amaldiçoaram a Abimeleque.

28 E Gaal, filho de Ebede, dizia: Quem é Abimeleque, e quem é Siquém, para que o sirvamos? Porventura não é filho de Jerubaal? E Zebul é seu oficial? Servi mais aos homens de Hamor, pai de Siquém, por que temos de servi-lo?

29 Oxalá este povo estava nas minhas mãos! Então eu lanceia fora do Abimeleque. E disse a Abimeleque: Aumenta o teu exército, e sai.

30 Ora, Zebul, governador da cidade, ouvindo as palavras de Gaal, filho de Ebede, acendau-se-lhe a ira.

31 E invejo astutamente mensageiros a Abimeleque, dizendo: Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém, e eis que eles andam alvoroçando a cidade contra ti.

32 Levanta-te, pois, de noite, tu e o povo que está contigo, e põe emboscada no campo.

33 E pela manhã cedo, ao sair o sol, levanta-te e ataca a cidade. Eis que, saindo ele e o povo que está com ele, te sairão ao encontro; e far-lhe-ás como te vier à mão.

34 Levantando-se, pois, Abimeleque de noite, e todo o povo que com ele estava, colocado emboscada contra Siquém com quatro companhias.

35 E Gaal, filho de Ebede, saiu, e pôs-se à entrada da porta da cidade; e Abimeleque e todo o povo que com ele estava se levantando da emboscada.

36 E vendo Gaal aquele povo, disse a Zebul: Eis que desce gente dos cumes dos montes. Zebul, porém, lhe disse: A sombra dos montes te parece homens?

37 Gaal, pois, tornou-se ainda a falar, e disse: Eis que desce gente do meio da terra, e uma companhia vem pelo carvalho de Meonenim.

38 Então Zebul lhe disse: Onde está, agora, aquela tua boca, com que dizias: Quem é Abimeleque, para que o sirvamos? Não são esses o povo a quem desprezaste. Sai, agora, e peleja com ele.

39 E saiu Gaal diante dos habitantes de Siquém, e pelejou com Abimeleque.

40 E Abimeleque o perseguiu, para que fugisse diante dele; e caiu muita gente até à entrada da porta da cidade.

41 E ficou Abimeleque em Arumá, e lançado para Zebul e seus irmãos, para que não habitassem em Siquém.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo