HABITAÇÃO – Significado bíblico

HABITAÇÃO – Nas Escrituras Sagradas, encontramos uma diversidade de termos que transmitem a ideia de habitação, abrangendo desde moradas temporárias em peregrinações até moradias permanentes, locais de residência fixa e lugares de repouso.

  1. Templo: O Templo é chamado de habitação de Deus (zebul, 2 Cr 6.2).
  2. Céu: O céu também é Seu lugar de habitação (shibto, derivado de yashab, Sl 33.13,14).
  3. Justiça e Juízo: Justiça e juízo são Sua habitação (makon, ou “lugar fixo”, Sl 89.14).
  4. Igreja: No Novo Testamento, a Igreja é denominada “habitação de Deus” ou “morada de Deus” (katoiketerion, Ef 2.22).
  5. Canaã: Canaã era a habitação de Israel (moshab, 1 Cr 4.33 etc.).
  6. Promessa de Retorno: Após o exílio, Deus prometeu o retorno de Israel à sua habitação (naweh, ou “lugar de repouso”, Is 32.18; 33.20; Jr 50.19).
  7. Limites da Habitação Humana: Deus determinou os limites da habitação do homem (katoikia, ou “lugar de moradia”, Atos 17.26).
  8. Habitação Eterna: O discípulo cristão pode esperar ser recebido na habitação eterna ou nos “tabernáculos eternos” (skene, “tenda”, Lucas 16.9).

Versículos referência:

  • Templo – 2 Crônicas 6:2: “E Salomão se pôs em pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos para os céus.”
  • Céu – Salmo 33:13-14: “O Senhor olha lá dos céus; vê todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.”
  • Justiça e Juízo – Salmo 89:14: “A justiça e o juízo são a base do teu trono; a benignidade e a verdade vão adiante da tua face.”
  • Igreja – Efésios 2:22: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
  • Canaã – 1 Crônicas 4:33: “Estes, porém, são os cabeças da casa de seus pais: os filhos de Mearim, o pai de Hebrom, e os antecessores de Zur, o pai de Socó. Estes são os que habitavam em Jerusalém.”
  • Promessa de Retorno – Isaías 32:18: “E o meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos de descanso.”
  • Limites da Habitação Humana – Atos 17:26: “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação.”
  • Habitação Eterna – Lucas 16:9: “E eu vos digo: Grangeai amigos com a riqueza da injustiça, para que, quando ela vos faltar, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!