Por que os homens devem ser os líderes espirituais no lar?

O marido é o líder espiritual de nossa casa. O que isso significa? Por que o líder espiritual deve ser o homem? Como posso incentivar meu marido a ser o líder espiritual de nosso lar?

Qual é a definição bíblica de um líder espiritual?

O termo líder espiritual é usado nos círculos cristãos evangélicos. Durante as sessões de aconselhamento pré-nupcial, meu marido e eu participamos, ouvimos esse termo e discutimos o que significava.

A Bíblia nos diz que ser um líder espiritual é ser alguém que possui o dom espiritual de liderança. É uma pessoa que pode liderar bem porque suas orientações vêm do Espírito Santo. Essa pessoa pode proteger e guiar aqueles que lideram.

Mas o que isso tem a ver com a casa?

Como sabemos que os homens são líderes espirituais no lar?

Antes de prosseguirmos em nossa discussão, devemos entender por que os homens recebem liderança espiritual no lar. As mulheres podem ser líderes espirituais, mas Deus não desejou essa estrutura no lar.

A criação de pessoas começou com um homem. Deus criou primeiro Adão (Gn 1:27). No segundo capítulo de Gênesis, lemos como Deus viu que não havia ninguém para cuidar da terra. Portanto, ele criou o homem do pó e soprou vida em suas narinas (Gn 2:7). Além disso, em nossa leitura da Escritura, vemos Deus dando a Adão a instrução de nomear os animais (Gn 2:20). 

Ele colocou Adão no Jardim do Éden e o instruiu a completar as tarefas que os líderes fariam. Quando Eva se juntou a ele, ela deveria ajudar ou auxiliar Adão em seus deveres. Deus desejava que Adão liderasse sua esposa e a protegesse contra o pecado.

Sabemos que Eva comeu a fruta que não deveria. Também sabemos que Deus não chamou por Eva enquanto caminhava pelo Jardim naquele dia. Ele chamou por Adão (Gn 3:9). O homem que Deus criou deveria liderar sua família e porque ele falhou, eles foram banidos do Jardim, e Deus amaldiçoou a terra, os animais e as pessoas.

Os líderes espirituais do lar devem ser os homens porque foi assim que Deus criou a estrutura familiar.

Por que as famílias precisam de líderes espirituais?

A igualdade de gênero tem sido um assunto polêmico por décadas. Menciono isso porque quando falamos de líderes espirituais no lar serem homens, a pergunta sempre feita é por que as mulheres não podem ser as líderes espirituais do lar? Por que precisamos de um líder espiritual, afinal? Homens e mulheres não podem liderar?

As famílias precisam de líderes espirituais porque as famílias precisam de líderes. Sem um líder, não há estrutura e o caos se torna a norma. 

O relacionamento conjugal enfraquece e as crianças não estão aprendendo como são os relacionamentos saudáveis. 

Os meninos não estão aprendendo a ser homens piedosos e a respeitar os outros. As meninas não estão aprendendo quais são as expectativas saudáveis ​​de um marido ou como encontrar sua identidade em Cristo, não nas revistas.

O velho ditado diz que um menino se casará com uma mulher como sua mãe, e uma filha se casará com um homem como seu pai. Em uma família que tem estrutura e líder espiritual, esse ditado é verdadeiro e bom.

As mulheres são capazes de ser líderes espirituais e por causa do aumento das taxas de divórcio no país, as mulheres estão assumindo um papel para o qual Deus não as criou. 

Embora eu elogie as mulheres que estão criando suas famílias, também acredito que os homens precisam intensificar.

É imperativo que as famílias tenham líderes espirituais. Nossas famílias terão estrutura, nossos filhos se sentirão seguros e felizes, e o futuro da próxima geração aprenderá a confiar em Deus.

homem líder espiritual do lar

Quais as qualidades de um líder espiritual?

Recentemente, meu marido e eu estávamos conversando sobre como os homens sempre são instruídos a pastorear suas famílias, mas nunca dizem como. Isso me fez pensar nas qualidades de um líder espiritual e como ele pode executar um plano para uma boa saúde espiritual em seus lares.

1. Tenha um forte relacionamento com Deus. Ser um líder espiritual é seguir os mandamentos e a vontade de Deus. Se o seu relacionamento for fraco, você pode não ouvir as instruções. Os homens podem fazer isso orando, lendo suas Bíblias e se envolvendo em sua igreja local.

2. Tenha integridade. Um homem que tem integridade é um homem que é respeitado. Sua família vai ouvir e prestar atenção ao seu conselho. Um marido com integridade terá elevados princípios morais. Eles serão honestos e receptivos com suas esposas e filhos.

3. Seja proativo. Ser proativo significa que você antecipa o que está por vir. Como líder espiritual em sua casa, você vai pensar nas consequências de uma ação. Você sempre estará olhando para frente. Um marido e pai proativo terá planos para evitar problemas futuros. Eles estão sempre avaliando como sua família está funcionando e dispostos a mudar as coisas, se necessário.

4. Esteja sempre pronto para guardar e defender sua família. Em Efésios 5:25-33, Paulo fala da maneira como os maridos devem amar suas esposas. Ele afirma que os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja. Ele continua dizendo que os maridos devem amar suas esposas como amam seus próprios corpos.

Esses versículos instruem maridos e pais a estarem prontos para proteger sua família. Cristo levou os pecados do mundo para nos dar uma maneira de guardar nossos corações contra o pecado. Paulo nos diz para vestir a armadura de Deus que nos guardará contra os esquemas do diabo. Colocar a armadura pode incluir você dizer não a certos pedidos ou perguntar se realmente devemos assistir a esse filme ou programa de TV.

5. Equilibre seus compromissos. Este é provavelmente o requisito mais difícil de um líder espiritual. Pessoalmente, meu marido é pastor e não equilibra muito bem os compromissos. Para combater isso, temos reuniões de calendário ocasionais.

Quando você não equilibra os compromissos, sua família pode sentir que não importa. Se você precisa de um calendário, pegue um. Se você precisa de uma lista diária, faça uma. Na era dos smartphones, use seu calendário do Google. Você vai precisar organizar o tempo porque o tempo não organiza a si mesmo.

6. Demonstre amor sacrificial por sua família. Deus sacrificou seu único filho para que pudéssemos ter vida. Se Deus fez isso por nós, por que não deveríamos nos sacrificar por nossas famílias? Não estou dizendo que os maridos devem ser crucificados. Estou dizendo que os tempos e os eventos virão, e você precisa dizer não a eles. Você deve estar disposto a sacrificar seus desejos pelos desejos de sua família às vezes.

Ajuda para Líderes Espirituais no Lar

Já lhe falei de todas essas maneiras de ser um líder espiritual em sua casa, mas sei bem que nem todos os homens têm essas características. Está tudo bem! Tornar-se um líder espiritual em sua casa pode levar tempo. Não se preocupe que você nunca alcançará o status de liderança.

Tornar-se um líder significa que você tem que ser um servo primeiro. Aproveite o tempo para desenvolver o coração de um servo. Leia relatos de grandes líderes espirituais na Bíblia. Ore com sua família e participe das devoções familiares. Fale com seu mentor ou pastor.

Os pais podem recorrer a Noé, Moisés, José e ao próprio Deus para aprender mais sobre ser um líder espiritual. Noé protegeu sua família e Moisés guiou os filhos de Israel. José aceitou a vontade de Deus e casou-se com Maria, embora ela estivesse grávida. Em última análise, Deus Pai deu seu Filho por nós.

Os líderes espirituais precisam de graça e encorajamento. As esposas podem encorajar seus maridos com palavras gentis e sugestões gentis. Mais importante, as esposas precisam orar por seus maridos. Peça a Deus que lidere sua família e dê ao seu marido as habilidades que ele precisa para ser o líder espiritual.

Conclusão

Os homens devem ser os líderes espirituais de seu lar porque Deus o projetou dessa maneira. Ele criou uma ordem e deseja que mantenhamos essa ordem hoje. Nossos filhos precisam saber como viver uma vida para Cristo em uma sociedade que vive para o mundo. Precisamos que os homens se levantem e sejam os líderes que Deus quer que eles sejam.

O desejo de Deus é que tenhamos uma vida cheia de alegria e abundância. Se seguirmos seu exemplo, teremos exatamente isso.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!