Humildade na Bíblia: 7 Coisas que Acontece com as Pessoas Humildes

O maior exemplo de Humildade foi de Jesus, isso é indiscutível, mas na Bíblia, encontramos outros exemplos de pessoas que também tiveram atitudes de humildade. Descreveremos algumas delas. Porém, nosso objetivo nesse estudo é não só apresentar esses exemplos, mas, o que acontece com as pessoas humildes e quais promessas estão sobre elas, segundo a Bíblia.

Antes, vamos entender um pouco mais sobre o significado de humildade na Bíblia.

O que é Humildade na Bíblia?

A humildade é uma atitude mental de inferioridade, o oposto do orgulho (Ef 4:2; Fl 2:3). É aquela graça específica desenvolvida no cristão pelo Espírito de Deus, em que ele sinceramente reconhece que tudo o que tem e é deve-se ao Deus Trino, que opera de forma dinâmica a seu favor. Ele então se submete voluntariamente à mão de Deus (Tg 4:6-10; 1 Pe 5:5-7).

Assim, a humildade não deve ser confundida com um piedoso complexo de inferioridade. Ela pode ser fingida pelos falsos mestres (Cl 2.18,23) por meio de atos de auto humilhação.

A verdadeira humildade, segundo a Bíblia, é portanto, pura, não fingida.

Exemplos de Humildade na Bíblia:

Exemplos de Humildade no Antigo Testamento

“Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração. E cada manhã o visites, e cada momento o proves?” (Jó 7:17-18).

Daniel

“E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.” (Daniel 2:30).

Davi

“Mas Davi disse a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser genro do rei?” (1 Samuel 18:18).

Salomão

“Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.” (1 Reis 3:7).

Josias

“Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.” (2 Reis 22:18-19).

Isaías

“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.” (Isaías 6:5).

Ezequias

“Que direi? Como me prometeu, assim o fez; assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma.” (Isaías 38:15).

Exemplos de Humildade no Novo Testamento

Paulo

“Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram.” (Atos 20:19).

Isabel

“E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” (Lucas 1:43).

A mulher cananéia

“E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” (Mateus 15:27).

O publicano

“O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lucas 18:13).

João Batista

“Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?” (Mateus 3:14).

O centurião de Cafarnaum

“E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.” (Mateus 8:8).

Jesus

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29).

Essas são 7 Coisas que acontece com as Pessoas Humildes, segundo a Bíblia:

1. São olhadas por Deus

Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.

Salmo 138:6

2. São ouvidas por Deus

Pois quando inquire do derramamento de sangue, lembra-se deles: não se esquece do clamor dos aflitos. Tem misericórdia de mim, SENHOR, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte.

Salmo 9:12-13

3. Estão na presença de Deus

O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

Isaías 61:1-3

4. São bem-aventuradas

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Mateus 5:3

5. São exaltadas por Deus

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

1 Pedro 5:5

6. São grandes no Reino de Deus

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Mateus 18:4

7. São honradas

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.

Provérbios 29:23

Botão Voltar ao topo