3 lições da oração de Salomão para sabedoria espiritual

Aprendemos boas lições com a oração de Salomão que pode nos dar sabedoria espiritual.

Se Deus aparecesse para você em um sonho e lhe dissesse para pedir o que você quisesse, o que você escolheria? Na Bíblia, o rei Salomão encontrou essa oportunidade incrível. Ele poderia ter pedido a Deus bênçãos como riqueza e boa saúde, para facilitar sua vida terrena. Mas, em vez disso, Salomão escolheu sabedoria, que tem valor eterno. Deus se agradou da oração de Salomão por sabedoria, registra a Bíblia. 

Aqui estão 3 lições da oração de Salomão por sabedoria e como orar por sabedoria em nossas próprias vidas.

Qual é a oração de Salomão por sabedoria?

A Bíblia descreve a oração de Salomão por sabedoria em 1 Reis 3:1-15. Esta passagem nos diz que Salomão “mostrou seu amor pelo Senhor” vivendo fielmente e adorando (versículo 3). 

Uma noite, Deus apareceu a Salomão em um sonho e disse:

“Peça o que quiser que eu lhe dê” (versículo 5). Salomão responde descrevendo como Deus ajudou seu pai Davi e o quanto ele precisa da ajuda de Deus agora que está sucedendo seu pai como rei. Então, no versículo 9, Salomão pede sabedoria a Deus: “Dá, pois, ao teu servo um coração perspicaz para governar o teu povo e distinguir entre o certo e o errado. Pois quem é capaz de governar este seu grande povo?”

Deus responde concedendo o pedido de Salomão, e indo além disso também:

“O Senhor se agradou de Salomão ter pedido isso. Então Deus lhe disse: Já que você pediu isso e não uma vida longa ou riqueza para si mesmo, nem pediu a morte de seus inimigos, mas o discernimento na administração da justiça, farei o que você pediu. Eu te darei um coração sábio e perspicaz, de modo que nunca haverá ninguém como você, nem nunca haverá. Além disso, eu lhe darei o que você não pediu, tanto riqueza quanto honra, para que em sua vida você não tenha igual entre os reis. E se você andar em obediência a mim e guardar meus decretos e mandamentos como Davi, seu pai, eu lhe darei uma vida longa.”

Em 1 Reis 4:29-30, a Bíblia nos conta mais sobre como Deus respondeu à oração de Salomão por sabedoria: a sabedoria de todo o povo…”.

3 Lições da Oração de Salomão por Sabedoria

Salomão pede a Deus sabedoria

Aqui estão 3 lições chave da oração de Salomão por sabedoria que também podem nos dar sabedoria espiritual:

1. A importância da sabedoria vai além do conhecimento. 

Em vez de apenas informação, Salomão pede um coração sábio, sabedoria, para que ele possa distinguir entre o certo e o errado. Alcançar o conhecimento envolve coletar fatos. Embora essa seja uma parte importante do aprendizado, é apenas o começo do processo de aprendizado. 

O próximo passo, e ainda mais importante, é aplicar o conhecimento às decisões do dia a dia. É aí que entra a sabedoria.

Alguém que é sábio tem mais do que apenas conhecimento de informação. Uma pessoa sábia tem o discernimento necessário para tomar as melhores decisões com base no que sabe. 

Efésios 1:17 encoraja a pedir a Deus que “…vos dê o Espírito de sabedoria e revelação, para que o conheçais melhor”. 

Tiago 1:5 promete que Deus dará generosamente sabedoria àqueles que pedirem:

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que dá generosamente a todos sem culpa, e ela será dada a você”. 

Assim como Salomão, podemos pedir sabedoria a Deus e contar com o recebimento dela. Então podemos perceber a orientação de Deus e tomar decisões sábias com base nesse discernimento.

2. A sabedoria é mais valiosa do que outras atividades. 

Salomão poderia ter pedido a Deus muitos outros tipos de bênçãos, incluindo riqueza e boa saúde. No entanto, Salomão escolheu pedir sabedoria. 

Buscar sabedoria envolve responder à orientação de Deus desenvolvendo um caráter forte e santo. Para isso, devemos ser disciplinados, prestando muita atenção às escolhas que fazemos no dia a dia. 

Devemos avaliar nossas decisões à luz de se elas nos levarão para mais perto de Deus ou mais longe dele. Devemos considerar cuidadosamente o que estamos permitindo em nossas mentes. Estamos nos concentrando em pensamentos que valem a pena focar? 

Filipenses 4:8 nos exorta:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. 

Enquanto buscamos a sabedoria, também devemos buscar a orientação de Deus sobre como estamos usando os recursos que ele nos deu, como nosso tempo, energia, talentos e dinheiro. 

1 Coríntios 10:23 nos encoraja a usar nossa liberdade com sabedoria:

“Eu tenho o direito de fazer qualquer coisa, você diz – mas nem tudo é benéfico. Tenho o direito de fazer qualquer coisa, mas nem tudo é construtivo.” 

Deus está satisfeito com a escolha de Salomão de buscar a sabedoria sobre outras atividades. Nós mesmos podemos fazer essa mesma escolha.

3. A admiração nos motiva a buscar a sabedoria. 

Salomão notou e apreciou a maravilha da obra de Deus em sua vida. No versículo 6, Salomão agradece a Deus pela “grande bondade” que serviu como um lembrete inspirador do amor de Deus em ação, tanto na vida de Davi quanto na vida de Salomão: “…ele foi fiel a você e justo e reto de coração. Você continuou com essa grande bondade para com ele e deu a ele um filho para se sentar em seu trono hoje mesmo”. 

Estar maravilhado com a maravilha de Deus é o princípio da sabedoria, a Bíblia nos diz em Provérbios 9:10:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento”. 

O “temor do Senhor” significa temer a Deus e, como resultado, ter reverência por ele.  Buscar a maravilha de Deus é uma maneira poderosa de buscar a sabedoria de Deus, por causa das fortes conexões entre maravilha e aprendizado. 

Encontrar a maravilha de Deus e, como resultado, experimentar admiração, nos alerta para as lacunas em nossa sabedoria existente e nos motiva a aprender mais. 

Quando prestamos atenção ao nosso desejo e o buscamos por meio de relacionamentos com Deus, ganhamos a motivação necessária para buscar a sabedoria. 

Ao procurar por sinais inspiradores de Deus trabalhando em nossas vidas, ficamos animados para aprender, o que alimenta a busca pela sabedoria. É fácil para nós sentirmos curiosidade em aprender alguma coisa, mas não agirmos de acordo com essa curiosidade. 

Quando procuramos a maravilha de como Deus está trabalhando em nossas vidas, naturalmente queremos entender mais sobre a sabedoria de Deus.

Como fazer a oração de Salomão por sabedoria

Aqui está uma oração que é inspirada pela oração de Salomão. Sinta-se à vontade para personalizá-lo sempre que precisar de uma nova dose da sabedoria de Deus:

“Querido Deus, obrigado por mostrar grande bondade para mim e meus entes queridos. Estou maravilhado com as maneiras maravilhosas que você está trabalhando em nossas vidas. Enquanto ando contigo em um relacionamento, quero aprender mais com o Senhor e atendê-lo bem, dia a dia. Eu quero mais do que apenas saber informações; Quero tomar as melhores decisões com base no que sei. Por favor, dê-me o discernimento de que preciso para crescer em sabedoria todos os dias. Ao buscar sua orientação, por favor, ajude-me a tomar decisões sábias. Que eu possa liderar outros com a sabedoria que o Senhor me dá, Deus. Eu quero sabedoria porque o Senhor quer isso para mim. Obrigado por me ajudar a focar no que tem valor eterno e por me abençoar generosamente com sabedoria. Em nome de Jesus eu oro. Amém!”

Conclusão

A oração de Salomão por sabedoria nos mostra que Deus valoriza a sabedoria e quer que a busquemos em assuntos terrenos que não são tão importantes. Podemos desenvolver sabedoria pedindo a Deus que nos dê discernimento. 

Por meio de nossos relacionamentos com Deus, podemos nos concentrar no que tem valor eterno, sabedoria, para que possamos viver a melhor vida possível!

Leia também: 5 lições de sabedoria extraídas da vida de Salomão.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!