O que Significa na Saúde e na Doença?

Casais podem se lembrar dos votos de casamento proferidos em seu dia especial. Os votos como: “na saúde e na doença” se tornaram rotina em uma cerimônia de casamento; alguma vez paramos para pensar sobre o que eles significam? 

Os votos de casamento se originaram no que é conhecido como Livro de Oração Comum (BCP), publicado em 1549 sob o que então era a Igreja da Inglaterra. Embora esta tenha sido a primeira versão impressa, diz-se que os votos remontam ao século 11.

Este artigo explorará a frase “Na doença e na saúde”. Quais são as implicações desta frase hoje? Nós realmente temos que obedecer a isso?

A seguir vamos ver o que realmente significa essa frase “Na Saúde e na Doença”

Os votos e o compromisso

Tomamos tempo para contemplar a seriedade dos votos de casamento antes do dia do casamento? É tão fácil se envolver no planejamento e na excitação e nunca se sentar para refletir sobre as palavras ditas naquele dia. 

Como um jovem adulto, é difícil entender o compromisso que você está prestes a assumir.

O casamento é um dos maiores presentes que Deus já nos deu. No jardim, Ele decidiu que Adão não deveria estar sozinho. 

“Não é bom que o homem esteja só; Farei para ele uma auxiliar idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

Deus decidiu que não temos que viajar neste mundo sozinhos; Louve o Senhor!

Quando estamos de frente para nosso futuro cônjuge, a pessoa com quem planejamos passar o resto de nossa vida, não temos ideia do que está por vir.

Não há promessas de que a vida vai parecer um comercial de TV. Potanto, a única certeza absoluta que você tem é que o Senhor está reinando sobre todos, e Ele não o deixará nem o abandonará. (Hebreus 13:5)

Para os planejadores por aí, isso pode ser uma notícia assustadora. Se você acha que tem tudo sob controle, e planejado para o resto de sua vida, ficará surpreso e provavelmente desapontado quando as coisas não se encaixarem como você desejava. 

Então, novamente, estamos aqui para glorificar a Deus, não o contrário.

Na saúde e na doença

Acredito que concordamos com as palavras “na saúde e na doença” quando as ouvimos no dia do nosso casamento. Há tanto desconhecido diante de nós naquele dia. 

Não sabemos os desafios que enfrentaremos como casal. Podemos orar por saúde e, contudo, é nosso dever, mas a vontade de Deus às vezes é diferente da nossa. 

É aqui que a esperança e a fé desempenham um papel significativo.

Administrar uma casa e criar uma família é um trabalho em tempo integral. Quando um dos cônjuges fica doente, a gangorra se inclina. Todas as responsabilidades recaem sobre a pessoa saudável, inclusive cuidar do cônjuge. Isso muda rapidamente a vida do casal ou da família.

Sejamos francos; ninguém gosta de estar doente ou ferido. A maioria de nós se contenta em ser 100% saudável.  

No entanto, a doença é uma faceta que Deus pode usar para nos ensinar algumas lições. 

O que Deus está tentando ensinar

O que Deus está tentando ensinar a você enquanto você cuida de seu cônjuge ou se senta na cama sendo cuidado? Bem, isso está acima do meu alcance. 

Às vezes, Deus lhe dá uma visão das lições que você aprendeu durante as épocas difíceis, e outras vezes você deve continuar sem esse conhecimento.

Eu gostaria que não tivéssemos que lutar contra o câncer e as doenças neste mundo, mas vivemos em um mundo quebrado e pecaminoso, e devemos tirar o melhor proveito do pouco tempo que estamos aqui. 

Quando ficamos frustrados, olhamos para o céu como um lembrete de onde nosso verdadeiro lar será um dia. Até lá, colocamos um pé na frente do outro e perseveramos nesta vida.

O que ganhamos ao amar nossos cônjuges na saúde e na doença?

Embora possamos não gostar de pensar em cuidar de nossos entes queridos, como uma oportunidade de santificação, a Bíblia diz:

“Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que foram chamados de acordo com o seu propósito”. (Romanos 8:28)

Ele o fará crescer e moldá-lo em áreas que você pode não ter desenvolvido antes. 

O que isso poderia ensinar?

Você pode crescer em compaixão. Cuidar de um cônjuge doente lhe dá compaixão por aqueles que fazem isso em tempo integral por anos. 

Você pode ganhar uma nova perspectiva e olhar para as situações de forma diferente. Talvez, você fique motivado a estender a mão para ajudar os outros. 

Você pode começar a orar por pessoas que você conhece cuidando de seus cônjuges doentes. Quando você se importa com alguém que ama, mesmo quando exausto, você ganha coragem e perseverança. 

E com isso, terá a oportunidade de não desistir. Pois pode mostrar seu amor de servo em primeira mão. Haverá muitos pontos de frustração, desamparo e exaustão ao longo do caminho. 

Mas lembre-se, você tem a esperança de Jesus com você. Ele promete estar conosco não importa o que aconteça. Ele vê seu trabalho duro e o ajudará a continuar na corrida.

Cuidar de seu conjuge é uma oportunidade para cumprir essa Promessa

Cuidamos de nossos cônjuges doentes porque é nosso trabalho. Nós nos comprometemos com eles e com Deus no dia do nosso casamento. 

Cuidar deles é uma oportunidade de cumprir essa promessa. Você pode mostrar a eles em primeira mão como você está lá para eles, não importa o que aconteça. 

Não importa o quão ruim seja um paciente, você está ao lado deles. Servir um ao outro em um momento de necessidade pode torná-lo mais próximo como um casal. 

Atravessar os vales da vida normalmente abre oportunidades para você ser vulnerável um com o outro e compartilhar o que está acontecendo em seu coração. 

Quando você puder sobreviver aos desafios que a vida lhe lança e chegar ao outro lado, você será mais forte.

Como superamos a doença no casamento

Vamos discutir algumas maneiras práticas de sobreviver a uma estação de doença e cuidados. Oramos para que nossos entes queridos fiquem bem rapidamente, mas às vezes não é esse o caso. 

Ocasionalmente, doenças ou lesões duram meses, anos ou até mesmo uma vida inteira. Esse tipo de mudança é estressante para um casamento, portanto veremos aqui estão algumas maneiras de lidar.

3 maneiras práticas para lidar com a doença

1. Não tente fazer tudo sozinho

No início, você pode ser o principal cuidador, mantendo todas as suas outras responsabilidades. Se a doença persistir, será difícil continuar a longo prazo. 

Você vai precisar de ajuda, não espere muito para pedir ajuda.

2. Peça ajuda

Pedir ajuda para a sua família, isso será indispensável, tanto nos cuidados com seu cônjuge, como para assumir alguns de seus outros deveres. 

Encontre amigos para ajudar no transporte de crianças para as atividades, por exemplo, entre em contato com sua igreja, informe-os sobre o que aconteceu e conte-lhes suas necessidades imediatas. 

Sua família da igreja não pode ajudá-lo se não souber o que está acontecendo. Você pode ter algumas refeições organizadas, para aliviar o fardo de cozinhar o jantar para a família. 

Se você tiver dinheiro, contrate um serviço de limpeza. Opte pela tele entrega. Há muitas maneiras de cuidar de suas outras responsabilidades enquanto você cuida de seu cônjuge doente.

3. Ore

A oração, portanto, é a arma mais poderosa para uma família. Contudo, ore pela força, sabedoria e paciência de Deus. Pois, com toda certeza, você vai precisar de muita ajuda do Espírito Santo

Use esse tempo para depender de Deus. Contudo, permita-se experimentar sua misericórdia e graça como nunca antes. 

Portanto, ore por cura e paz. Deixe as palavras das Escrituras tomarem conta de você sempre que tiver a chance.

Conclusão: Na saúde e na doença

Que possamos desfrutar com nosso cônjuge, dos momentos de alegria, com muita saúde e paz.

No entanto, se tivermos que lidar com lesões e doenças em nosso casamento, que possamos, com a ajuda do Espírito Santo, vencer os obstáculos e cumprir os votos feitos no altar. 

Contudo, que seja um momento de demonstrar seu amor pelo outro. 

Depois que Deus criou o homem e a mulher, a Bíblia nos diz:  

(Gênesis 1:28) “Deus os abençoou”. Ele abençoou o casamento deles e o considerou bom. (Gênesis 1:21)

Deus abençoa nossos casamentos. “Portanto, o que Deus ajuntou, ninguém o separe”. 

Viva as palavras: “Na doença e na saúde”. Deixe que lidar com uma doença seja um momento em que você mostra seu compromisso com seu cônjuge e com Deus.

Autora: Katie T. Kennedy
Adaptado por: Biblioteca do Pregador

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo