5 Pilares para Reconstrução – Sermão Expositivo em Neemias 1-2

Sermão Expositivo em Neemias 1-2 com o Tema: 5 Pilares para Reconstrução. Esboço de Pregação Expositiva baseado na conhecida história de Neemias e a reconstrução dos muros de Jerusalém.

TEMA: 5 PILARES PARA RECONSTRUÇÃO

TEXTO: NEEMIAS 1-2

INTRODUÇÃO:

Neemias foi usado por Deus para reconstruir os muros de Jerusalém e restaurar o povo espiritualmente.

Podemos entender que um ministério de restauração é de grande importância, por isso, houve um preço a ser pago para a obra ser feita.

Nessa oportunidade, vamos falar de 5 Pilares para a Reconstrução:

I- CORAÇÃO AQUEBRANTADO (NEEMIAS 1:4)

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

A) SENTE A DOR DO PRÓXIMO

“ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei”.

B) FAZ A SUA PARTE

“estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.

II- PESSOAS HUMILDES (NEEMIAS 1:6)

“Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado”.

A) RECONHECE SEU ERRO

“faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado”.

III- CORAÇÃO VOLUNTÁRIO (NEEMIAS 2:3-5)

3. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?

4. E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

5. E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

A) SE COLOCA À DISPOSIÇÃO

“me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique”.

IV- PESSOAS DE VISÃO (NEEMIAS 2:7-8)

7. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.

8. Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

A) VÊ O QUE PRECISA SER FEITO

“dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá”.

“para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar”.

V- ESTAR NA DIREÇÃO DE DEUS (NEEMIAS 2:12)

“E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado”.

A) SABER A HORA DE FALAR

“não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém”.

A) FAZ O QUE DEUS QUER

“Deus me pôs no coração para fazer”.

banner-biblioteca-do-pregador-esboços

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.