O que a Bíblia diz sobre o significado do anjo Gabriel?
Gabriel é um anjo de Deus que aparece pelo nome três vezes na Bíblia quando ele trouxe mensagens de Deus para Daniel, Zacarias e Maria.
Se você já ouviu a história do Natal, é provável que reconheça Gabriel como o nome do anjo que trouxe a Maria a notícia de que ela ficaria grávida e daria à luz Jesus.
“E o anjo lhe respondeu: “Eu sou Gabriel. Estou na presença de Deus, e fui enviado para falar com você e trazer-lhe esta boa notícia.” Lucas 1:19
Significado do nome Gabriel
Gabriel também é ativo em outros lugares da Bíblia, trazendo palavras proféticas do Senhor aos fiéis de Deus.
O nome Gabriel é de origem hebraica e significa “Deus é minha força”. Este nome cristão popular até hoje está entre os nomes mais comuns.
Logo a seguir você pode ver algumas descrições das aparições de Gabriel a personagens bíblicos para conhecer melhor sua história e significado dentro da Bíblia.
Gabriel aparece para Daniel
O nome de Gabriel aparece pela primeira vez em Daniel 8:16. Nessa época, Daniel (famoso na cova dos leões) estava morando na Babilônia, onde os judeus estavam no exílio.
Conforme registra o livro de Daniel, embora o tivesse levado para o exílio e a serviço do rei da Babilônia, ele permaneceu fiel à sua fé e ganhou grande favor, tornando-se um homem poderoso e também leal a Deus.
Daniel teve muitas visões do futuro. Foi depois de uma dessas visões que o anjo Gabriel o visitou. O anjo teve a missão de explicar o significado da visão a Daniel, iluminando o que estava por vir.
De acordo com a Bíblia, Gabriel voltou pelo menos mais uma vez, em Daniel 9. Ele foi em resposta à oração de Daniel e veio para dar-lhe “visão e entendimento” (Daniel 9:22). Nesse encontro, Gabriel apontou para o “Ungido”, um nome para o Messias, que seria Jesus.
Gabriel pode ter falado com Daniel novamente, mas não está claro porque o anjo de Daniel 10 a Bíblia não declara seu nome.
Gabriel Aparece a Zacarias
O livro de Lucas, um dos quatro Evangelhos, abre após uma breve introdução com a história de Zacarias, um sacerdote. Lucas registra que Zacarias e sua esposa, Isabel, eram “justos aos olhos de Deus” (Lucas 1:6).
Um dia, quando Zacarias entrou no templo para queimar incenso diante de Deus, “apareceu-lhe um anjo do Senhor, que estava à direita do altar do incenso” (Lc 1:11). Este anjo era Gabriel. Nessa passagem o anjo deu a Zacarias a notícia de que sua esposa, Isabel, teria um filho.
Isso parecia estranho, pois ambos eram velhos e Isabel não podia ter filhos, mas Gabriel disse a Zacarias que ele deveria chamar o filho de João. O anjo estabeleceu diretrizes especiais para João e disse a Zacarias que João traria muitos de volta a Deus e prepararia o caminho para o Senhor. Esse “Senhor” sendo Jesus, cujo nascimento Gabriel logo anunciaria também.
O bebê, João, não era outro senão João Batista, e seria ele quem batizaria Jesus no início do ministério de Jesus.
Gabriel Aparece a Maria
O papel mais conhecido de Gabriel foi aquele em que ele deu a notícia mais importante: a vinda de Jesus.
Em vez de anunciar a notícia a reis ou sacerdotes, Gabriel foi enviado a uma jovem virgem chamada Maria. A jovem havia encontrado o favor de Deus e seria a mãe do Filho de Deus. Gabriel lhe disse:
Você vai conceber e dar à luz um filho, e você deve chamá-lo de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará sobre a descendência de Jacó para sempre; seu reino nunca terminará (Lc 1:31-32).
Depois de anunciar o nome e a identidade de Jesus, Gabriel explicou a Maria que seria um nascimento virginal causado pelo Espírito Santo.
“Sou serva do Senhor”, respondeu Maria. “Seja cumprida a tua palavra para mim” (Lc 1:38).
Depois disso, Gabriel foi embora. Ele não aparece na Bíblia novamente, pelo menos pelo nome.
O Papel Celestial de Gabriel
Mas quem é Gabriel? Cada vez que este anjo aparece na Bíblia, está no papel de mensageiro. No entanto, isso não deve dar a impressão de que ele é um belo jovem mensageiro.
Quando Gabriel apareceu a Daniel, Zacarias e Maria, todos os três ficaram aterrorizados. Daniel diz: “Quando ele se aproximou do lugar onde eu estava, fiquei apavorado e caí prostrado” (Daniel 8:17). Zacarias “se assustou e foi tomado de medo” (Lc 1:12).
E Maria “ficou muito perturbada com suas palavras e se perguntou que tipo de saudação seria essa” (Lucas 1:29).
Ele teve que tranquilizar cada um deles antes de continuar com suas mensagens, levantando Daniel de volta e dizendo a Zacarias e Maria: “Não tenham medo” (Lucas 1:13, 30).
Gabriel indicou uma posição favorecida quando afirmou que ele é um anjo que “fica na presença de Deus” (Lucas 1:19).
Assim, Gabriel é um anjo bom e santo de Deus que está na presença de Deus, e ele foi escolhido por Deus para entregar mensagens importantes a pelo menos três fiéis de Deus, incluindo o nascimento e o nome do Filho de Deus.
Gabriel é um Arcanjo?
Embora às vezes referido como “o arcanjo Gabriel”, a Bíblia nunca lhe dá esse título.
Gabriel é um dos dois únicos anjos bons nomeados na Bíblia Protestante, sendo o outro Miguel. No entanto, Miguel é chamado de arcanjo (Judas 9), mas Gabriel não é mencionado como tal.
Essa ideia vem de uma obra escrita entre o Antigo e o Novo Testamento, o livro de Enoque, que chama tanto Miguel quanto Gabriel de arcanjos. Quer o livro de Enoque seja considerado correto ou não, a própria Bíblia nunca chama Gabriel de arcanjo.
Gabriel costuma entregar mensagens, como vemos nos exemplos acima. Ele traz as boas novas a Maria sobre como ela dará à luz o Salvador do mundo. Ele fala com Daniel, mostrando-lhe visões do futuro.
Além de seu papel de mensageiro, não sabemos muito sobre esse anjo pelas informações apresentadas no texto bíblico. Embora possamos recorrer a fontes extrabíblicas, como o livro de Enoque, para nos agradar, temos que exercer discernimento, especialmente quando se trata de assuntos espirituais.
O que podemos aprender com Gabriel?
Gabriel nos lembra que Deus ouve e cuida de Seu povo. Ele trouxe a maior notícia do amor de Deus: a vinda de Jesus. Embora Gabriel possa continuar sendo um ser envolto em mistério, sua mensagem é o que mais importa.
Isso faz sentido. Sempre que as pessoas veem anjos na Bíblia, muitas vezes se curvam em reverência. Os anjos os repreendem e lhes dizem que adorem somente a Deus. Os anjos são seres adoradores. Talvez eles queiram ficar mais envoltos em mistério porque querem que a glória vá somente para Deus.
Não importa qual seja o caso, podemos saber que os anjos são reais a partir de exemplos muito reais das Escrituras. Sabemos que os anjos operam tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, como vemos nos exemplos acima. Ele aparece a Maria, Daniel e Zacarias, às vezes trazendo boas notícias, e às vezes trazendo notícias perturbadoras.
E sabemos que os anjos ainda operam hoje, enquanto a guerra espiritual se desenrola ao nosso redor.