O que é o Batismo com Fogo na Bíblia?
O que realmente significa “batismo com fogo” e de onde vem essa frase? É um conceito bíblico e, em caso afirmativo, qual é o seu significado?
Se quer saber mais sobre batismo com fogo, então vem comigo neste estudo bíblico no qual exploraremos o significado disso.
Batismo com Fogo na Bíblia
Nós realmente não vemos esta frase “batismo de fogo” aparecer no Novo Testamento, exceto em um evento nos dias que antecederam o início do ministério público de Jesus, quando João estava batizando novos seguidores.
Ao chamar o povo de volta à fé em Deus, João falou sobre outro que viria, cujo ministério seria maior do que o seu.
“Como o povo estava na expectativa, e todos questionavam em seus corações a respeito de João, se ele poderia ser o Cristo, João respondeu a todos, dizendo: Eu vos batizo com água, mas aquele que é mais poderoso do que eu vem, a correia de cujas sandálias não sou digno de desamarrar. Ele o batizará com o Espírito Santo e com fogo. Seu garfo de joeirar está em sua mão, para limpar sua eira e recolher o trigo em seu celeiro, mas o joio ele queimará com fogo inextinguível.”
Lucas 3:15-17
Porque Jesus batizava com fogo?
João Batista é quem usa a expressão “batizar com fogo” em referência à obra purificadora e transformadora que Jesus realizaria em relação aos corações e vidas das pessoas. João Batista, ao falar sobre o ministério de Jesus, disse: “Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11).
Existem algumas interpretações sobre o que exatamente significa batizado com fogo:
1. Purificação: O fogo frequentemente está associado à purificação nas Escrituras. Assim como o fogo purifica o metal, o batismo com fogo pode representar a purificação dos corações e vidas das pessoas. Isso significa que o Espírito Santo opera para remover as impurezas espirituais e santificar os batizados por Ele.
2. Julgamento: O fogo também pode simbolizar julgamento. Em algumas passagens das Escrituras, o fogo é como um símbolo do julgamento de Deus sobre o pecado e a injustiça. Nesse sentido, o batismo com fogo indica que Jesus trará julgamento sobre aqueles que rejeitam sua mensagem e se recusam a se arrepender.
3. Paixão e Zelo: Alguns interpretam o batismo com fogo como uma referência ao fervor espiritual e ao zelo pela causa do Reino de Deus. Assim como o fogo arde intensamente, os batizados com fogo pelo Espírito Santo são inflamados com uma paixão pela obra de Deus e um desejo ardente de servir e glorificar a Ele.
Batismo com fogo e com o Espírito Santo
Uma pergunta que muitas vezes surge das palavras de João é se “fogo” e “o Espírito Santo” estão descrevendo dois batismos diferentes que Jesus traria. Ou se João está simplesmente usando duas palavras para descrever a mesma coisa.
Para responder a essa pergunta, é útil examinar o registro das palavras de João nos outros relatos dos evangelhos.
Essas mesmas palavras de João também estão registradas em Mateus 3:11-12 praticamente literalmente.
Mas em Marcos 1:8, João afirma que o Messias os batizaria com o Espírito Santo, deixando de fora uma menção ao fogo. Isso parece indicar que João simplesmente usou “fogo” como um descritor do Espírito Santo.
Como o evangelho de Marcos é muito mais curto, ele provavelmente não adicionou a palavra “fogo” ao seu relato para mantê-lo curto enquanto descrevia a mesma ideia.
Então, o ponto de João Batista é que enquanto ele está batizando as pessoas com água como um sinal externo de seu arrependimento e fé em Deus, Jesus viria com um batismo do Espírito Santo. O que significa que ele literalmente imergiria seus seguidores no Espírito de Deus.
E uma vez que seus seguidores fossem imersos pelo Espírito Santo, este seria o fator determinante entre a salvação eterna ou o juízo eterno.
O batismo no Espírito Santo é o garfo joeirar, separando o trigo e o joio. Assim, embora o batismo nas águas seja importante, o batismo do Espírito Santo é uma marca da fé salvadora.
Mas quando João Batista disse que Jesus nos batizaria com o Espírito Santo, como isso realmente se parecia?
O que significa o batismo com Espírito Santo
Depois que Jesus subiu ao céu e todos os seus seguidores se reuniram, temos o primeiro vislumbre do batismo com Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Quando o dia de Pentecostes chegou, eles estavam todos juntos em um só lugar. E de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E línguas divididas como de fogo apareceram para eles e pousaram sobre cada um deles …todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem. – Atos 2:1-4
Quando o Espírito Santo cai pela primeira vez sobre os discípulos, ele aparece como uma língua de fogo que repousa sobre cada um deles. E nesse momento, eles recebem poder, autoridade e dons especiais que usam para espalhar a mensagem de Jesus.
Embora o Pentecostes tenha sido uma circunstância extraordinária, qualquer um que venha à fé em Jesus pode receber o batismo no Espírito Santo e dons espirituais (1 Coríntios 12:4). Esses dons devem ser usados para servir a missão de Jesus por meio da Igreja.
O Espírito Santo também é aquele que capacita a transformação da vida. O apóstolo Paulo nos diz que se andarmos com o Espírito, então colheremos os frutos do Espírito, a saber: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, fidelidade e domínio próprio (Gálatas 5:22– 23).
Normalmente, como se usa a frase “batismo de fogo”?
Você pode estar se perguntando, como “batismo de fogo” passou a ser usado para descrever duras provações?
Ironicamente, usar a frase nesses casos é, na verdade, uma citação errônea de uma ideia bíblica diferente, prova de fogo, que encontramos em 1 Pedro.
Nisto vocês se alegram, embora agora por um pouco, se necessário, vocês tenham sido contristados por várias provações, para que a autenticidade testada de sua fé – mais preciosa do que o ouro que perece, embora seja testado pelo fogo – seja encontrada em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. – 1 Pedro 1:6-7
O ponto de vista de Pedro é que as difíceis provações e dificuldades de nossas vidas são como um fogo que testa a autenticidade do ouro e que queima todas as impurezas do metal.
Significado para nós
Embora não gostemos do fogo, ele serve para aguçar nossa fé e acelerar nossa maturidade. Essa é provavelmente a ideia pretendida quando alguém casualmente usa a frase “batismo de fogo”.
É apenas uma pequena citação errada da frase original “julgamento de fogo”.