O que Jesus quer dizer com “os cabelos da sua cabeça”?
Artistas muitas vezes, mas nem sempre, retratam Jesus Cristo com cabelos mais longos. As primeiras representações artísticas de Jesus fazem o mesmo. Nessas representações, Seu cabelo parece ser preto ou castanho escuro.
Claro, a aparência e o significado do cabelo nos tempos bíblicos é muito diferente do que pode parecer e significar hoje. Vemos isso quando se trata de cores, comprimentos e abundância. Também vemos isso quando se trata da frase “os cabelos da sua cabeça”. Podemos encontrar algumas surpresas sobre o Senhor Deus e nós ao longo do caminho!
O significado da cor do cabelo nos tempos bíblicos
Claro, as cores do cabelo se expandiram muito nas últimas décadas. Inúmeras vezes eu vi laranja, amarelo, verde, azul, roxo e rosa. Eu também vi uma série de cores que nem consigo nomear. Novamente, eu não me importo.
Nos tempos bíblicos, as cores dos cabelos eram bastante limitadas. Jesus advertiu Seus seguidores: “Não prometa por sua cabeça. Você não pode fazer um cabelo branco ou preto” (Mateus 5:36 NLV).
Ao longo da Bíblia, encontramos algumas dezenas de versículos referentes à cor do cabelo: preto, cinza e branco. O que as cores do cabelo significavam?
O cabelo preto era padrão.
O cabelo grisalho era uma coroa gloriosa dos antigos (Provérbios 16:31 e Provérbios 20:29).
Cabelos brancos significavam que a pessoa estava envelhecida e provavelmente morreria mais cedo ou mais tarde (Gênesis 44:29-31 e Eclesiastes 12:5).
Jesus tinha cabelos pretos ou castanhos escuros durante Seus 33 anos na terra, mas desde que ascendeu de volta ao céu tem cabelos brancos brilhantes (Apocalipse 1:14). Ele provavelmente tinha o mesmo cabelo branco brilhante no Monte da Transfiguração (Mateus 17:1-2, Marcos 9:2-3 e Lucas 9:28-29). Tal cabelo sugere fortemente que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus (Daniel 7:9).
Então, nos tempos bíblicos, a cor do cabelo podia, mas nem sempre significava alguma coisa. Olhando para o futuro, não tenho certeza se a cor do cabelo significará muito para a maioria de nós no céu, muito menos nos novos céus e na nova terra.
O significado do cabelo comprido na Bíblia
Nos tempos bíblicos, o comprimento do cabelo também era variável. Isto é, a menos que você tenha se dedicado ao serviço do Senhor.
Desde os dias de Moisés, homens e mulheres judeus que faziam votos de nazireu nunca cortavam o cabelo, pelo menos não até terminarem completamente seus votos (Números 6:5). Seus longos cabelos eram um “símbolo de sua separação para Deus” (Números 6:7 NLT).
Isto foi verdade para Sansão durante toda a sua vida (Juízes 13:5) …isto é, até que Dalila o pegou (Juízes 16:17-19). Isso também foi verdade para Samuel (1 Sm 1:11). Ambos foram dedicados ao Senhor desde antes do nascimento.
Um outro líder do Antigo Testamento, Absalão, era conhecido por seu cabelo comprido. Ele não era um nazireu, no entanto, e cortou o cabelo quando ficou muito pesado e desconfortável (2 Samuel 14:26). Durante sua perseguição contra seu pai, o rei Davi, o cabelo espesso e comprido de Absalão levou à sua queda e morte (2 Sm 18:9-15).
Novamente, algumas das melhores representações iniciais de Jesus Cristo o mostram com cabelos mais longos. Posso imaginar que João Batista (outro nazireu vitalício, Lucas 1:13-15) tivesse cabelos ainda mais longos.
Então, novamente, Paulo favoreceu os estilos grego e romano de cabelo médio a um pouco curto para homens e cabelos mais longos para mulheres.
Tenho certeza de que o comprimento do cabelo não importa muito no céu.
A abundância de cabelo nos tempos bíblicos
Os profetas eram ecléticos. Como Esaú (Gn 25:25), Elias era um homem particularmente peludo (2 Rs 1:8). Seu assistente, Eliseu, era careca (2 Rs 2:23). E, a certa altura, o Senhor disse a Ezequiel para cortar o cabelo e a barba (Ezequiel 5:1).
Novamente, vamos imaginar Jesus com abundantes cabelos pretos ou castanhos escuros na altura dos ombros aqui na terra. O que Ele quis dizer quando falou sobre “os cabelos da sua cabeça”?
Monarquia Unida
O uso desta frase como uma metáfora remonta a 1000 aC e o início da monarquia israelita unida sob Saul, Davi e Salomão.
Uma metáfora para “segurança”
Exemplo #1 (Jonathan): “Mas o povo invadiu e disse a Saul: Jonathan conquistou esta grande vitória para Israel. Ele deveria morrer? Longe disso! Tão certo como vive o Senhor, nem um fio de cabelo de sua cabeça será tocado, pois Deus o ajudou a fazer uma grande ação hoje. Então o povo resgatou Jônatas, e ele não foi morto” (1 Samuel 14:45 NLT).
Exemplo #2 (Absalão): “Então ela disse: Por favor, jure-me pelo Senhor, seu Deus, que você não deixará ninguém se vingar de meu filho. Não quero mais derramamento de sangue. Tão certo como vive o Senhor, ele respondeu, nenhum fio de cabelo da cabeça de seu filho será mexido!” (2 Samuel 14:11 NLT).
Exemplo #3 (um filho de Davi): “Salomão respondeu: Se ele [Adonias] provar ser leal, nem um fio de cabelo de sua cabeça será tocado. Mas se ele causar problemas, ele morrerá” (1 Reis 1:52 NLT).
Uma metáfora para “grande número”
Exemplo #1 (Davi): “Pois problemas me cercam, muitos para contar! Meus pecados se acumulam tão alto que não consigo ver minha saída. Eles superam os cabelos da minha cabeça. Perdi toda a coragem” (Salmo 40:12 NLT).
Exemplo #2 (Davi): “Aqueles que me odeiam sem causa superam os cabelos da minha cabeça. Muitos inimigos tentam me destruir com mentiras, exigindo que eu devolva o que não roubei” (Salmo 69:4 NLT).
Exílio Babilônico
Séculos mais tarde, durante o cativeiro babilônico, o uso desta frase tornou-se literal .
Os significados literais incluíam “segurança”.
Exemplo (Sadraque, Mesaque e Abednego): “Então os altos oficiais, oficiais, governadores e conselheiros se aglomeraram ao redor deles e viram que o fogo não os havia atingido. Nem um fio de cabelo de suas cabeças foi chamuscado, e suas roupas não foram queimadas. Eles nem cheiravam a fumaça!” (Daniel 3:27 NLT).
Tempo de Jesus
Durante Seu ministério público aqui na terra, Jesus Cristo usou essa frase literal e metaforicamente.
Seus significados literais incluíam “divinamente conhecido em detalhes exatos”.
Exemplo #1: “E os próprios cabelos de sua cabeça estão todos contados” (Mateus 10:30 NLT).
Exemplo #2: “E os próprios cabelos da sua cabeça estão todos contados. Portanto, não tenha medo; você é mais valioso para Deus do que um bando de pardais” (Lucas 12:7 NLT).
Os significados metafóricos de Jesus Cristo incluíam “segurança”.
Exemplo: “Mas nem um fio de cabelo de sua cabeça perecerá!” (Lucas 21:18 NLT).
Como Jesus, Paulo também usou essa frase metaforicamente para significar “segurança”.
Exemplo: “Por favor, coma algo agora para o seu próprio bem. Pois nem um fio de cabelo de sua cabeça perecerá” (Atos 27:34 NLT).
Conclusão: Jesus usa a frase “os cabelos da sua cabeça” de duas maneiras diferentes, mas conectadas.
Literalmente, Ele fala do conhecimento divino em detalhes exatos. O Senhor pode e faz o humanamente impossível, o tempo todo. É o que o Deus Triúno faz e fará por toda a eternidade.
Metaforicamente, Jesus fala de segurança. Somente o Senhor é nosso Salvador, Salvador, Protetor, Guardião e Libertador, agora e para sempre. Novamente, é o que Ele faz e fará eternamente.
Preocupar-se com o futuro? Lembrar dos brilhantes cabelos brancos de Jesus Cristo no céu deve acalmar nossos corações e mentes, você não concorda?