Por que os anjos do Natal aparecem aos pastores?

O nascimento de Jesus foi muito especial e previsto há muito tempo. Um evento tão importante merecia um grande anúncio. Por isso, os anjos escolheram os pastores para serem os primeiros a saber.

A Bíblia nos mostra por que Deus escolheu anunciar algo tão importante aos pastores humildes. Vamos, então, aprender porque os anjos do Natal aparecem aos pastores.

Como eram os pastores no tempo de Jesus?

Eles viviam vidas difíceis, quase nômades, cuidando de rebanhos de ovelhas e cabras. À noite, não podiam descansar, precisando proteger seus animais de predadores e ladrões. A contagem diária das ovelhas era uma tarefa importante, e se alguma sumisse, o pastor a procurava diligentemente.

Os pastores recebiam permissão para alimentar seus rebanhos perto das aldeias, e algumas ovelhas se usavam como sacrifícios no templo em Jerusalém. Cuidar das ovelhas exigia atenção especial, pois eram usadas tanto para lã quanto para carne.

Apesar de os patriarcas serem respeitados, no primeiro século, os pastores tinham um status social baixo, semelhante ao de cobradores de impostos e varredores de esterco. Antes, os pastores eram respeitados, mas com o crescimento da população e dos centros sociais, os pastores “sem-abrigo” perderam a estabilidade social valorizada pela cultura.

Randy Alcorn destaca:

“Os líderes religiosos presunçosos mantinham um sistema de castas rígido às custas dos pastores e de outras pessoas comuns. Os pastores foram oficialmente rotulados como ‘pecadores’ – um termo técnico para uma classe de pessoas desprezadas.”

Onde a Bíblia relata sobre os anjos que apareceram aos pastores?

Na verdade, Lucas é o único Evangelho que menciona os pastores. A narrativa está escrita em Lucas 2:8-20. Vamos ver:

⁸ Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.
⁹ E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
¹⁰ Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
¹¹ Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
¹² Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.
¹³ De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
¹⁴ “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.
¹⁵ Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”.
¹⁶ Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.
¹⁷ Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,
¹⁸ e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.
¹⁹ Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração.
²⁰ Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.

por que os pastores são os primeiros a ouvir sobre o nascimento de Jesus

Mas, por que os pastores são os primeiros a ouvir sobre o nascimento de Jesus?

Deus sempre tem um motivo para tudo que faz. Às vezes, precisamos investigar para entender Suas ações. No entanto, há momentos em que os planos de Deus não são totalmente claros para nós. Isso não nos preocupa, pois confiamos na soberania de Deus. A Bíblia nos lembra:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor”.

Isaías 55:8

Quanto ao motivo de os pastores serem os primeiros a receber o anúncio do nascimento de Jesus, a Bíblia não é explícita. No entanto, com um pouco de pesquisa, podemos encontrar algumas possibilidades.

5 Razões Possíveis para a Aparição dos Anjos aos Pastores

Para satisfazer nossa curiosidade e compreensão, vamos conectar a visita do anjo aos pastores com o nosso Senhor Jesus.

1. Humildade

Quando Jesus falou novamente para a multidão que O seguia, Ele compartilhou mais sobre Sua natureza humana:

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre si o meu jugo e aprendam comigo, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Mateus 11:28-30

Naquela cultura, se alguém entendia sobre humildade, eram os pastores, conhecidos por sua simplicidade. Jesus veio a este mundo como um bebê vulnerável e, apesar de criado na casa de um artesão, Sua posição não era grandiosa e poderosa, como muitos judeus esperavam.

2. Pastores

Os grandes líderes da Bíblia, como Moisés, Abraão, Isaque, Jacó e Davi, eram pastores em algum momento de suas vidas, embora suas funções fossem mais nobres em outros momentos.

O rei Davi se referiu ao Senhor como seu pastor (Salmo 23:1), e Jesus se autodenominou o bom pastor (João 10:11, 14).

3. Ovelha

O papel do pastor é abordado em toda a Bíblia. Isaías 53:6 nos lembra:

“Todos nós, como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez recair sobre ele a iniquidade de todos nós”.

Aqui, Isaías fala de Jesus Cristo como Aquele sobre quem Deus colocou a iniquidade de todos nós.

É evidente que o Senhor Jesus Cristo, nosso pastor principal, cuida de nós e nos mantém seguros. Ele deu a vida por suas ovelhas (1 Pedro 5:4) e é o Cordeiro sacrificial final. Aqueles que se entregam a Jesus com arrependimento e fé são considerados Suas ovelhas.

4. Vigilante

Os pastores nos campos perto de Belém estavam acordados e atentos. Quando um anjo apareceu no céu durante a noite, eles inicialmente ficaram com muito medo, mas logo acreditaram no que o Senhor lhes mostrou.

Ao contrário dos judeus que esperavam por um rei poderoso para libertá-los dos romanos, esses pastores não duvidaram da mensagem celestial. O comportamento deles destoa da atitude daqueles que, mesmo diante de evidências claras, escolheram rejeitar a mensagem.

O pastor Don Stewart destaca que, apesar de seguir os rituais prescritos por Deus, muitas pessoas não tinham seus corações envolvidos, mostrando pouco interesse na verdade divina.

5. Proclamação

Jesus anunciou a chegada do reino quando esteve na Terra (Marcos 1:14; Lucas 4:43). Após testemunharem o bebê conforme o anjo lhes disse, os pastores compartilharam a mensagem com os outros.

Ao retornarem aos seus campos, glorificaram a Deus e louvaram por tudo que viram e ouviram. Da mesma forma, nós, como Suas ovelhas, proclamamos o Evangelho do Reino (Lucas 21:17).

O que isso significa para nós?

O significado para nós na narrativa da Natividade é profundo e cheio de lições importantes. Mesmo o papel aparentemente modesto dos pastores é significativo, lembrando-nos de que Deus não inclui nada em Sua Palavra sem propósito. Portanto, ao ler a Bíblia, devemos fazê-lo com admiração, curiosidade e expectativa.

O local do nascimento de Jesus, Belém Efrata, ressalta a humildade de Sua chegada, conforme mencionado em Miquéias 5:2. Jesus veio para trazer salvação através da cruz, e como Suas ovelhas, somos chamados a morrer para nossa natureza carnal, conforme expresso em Lucas 9:23-24. Nossa esperança está em seguir os mandamentos de Cristo e aguardar ansiosamente Seu retorno, como afirmado em 1 Coríntios 15:19.

Precisamos do nosso Bom Pastor, Jesus Cristo, para nos guiar e proteger do mal. Ele venceu o mundo, como indicado em João 16:33. Um dia, todos enfrentaremos o Senhor Soberano, e a separação entre ovelhas e cabritos destacará a importância de seguir a Cristo e obedecer a Seus mandamentos, conforme descrito em Mateus 25:34-46.

Ao ler sobre os pastores na noite do nascimento de Jesus, refletimos sobre a humildade, misericórdia, graça, bondade, santidade e verdade de Jesus. Deus escolheu pastores humildes para compartilhar as boas novas, demonstrando Sua gentileza ao usar até mesmo pessoas simples como Seus mensageiros, como mencionado em 2 Coríntios 5:20.

Leitura adicional:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo