Qual o significado bíblico de arrepender-se?
De acordo com a Bíblia, precisamos “arrepender-se”. Mas será que percebemos plenamente o que isso significa?
Vejamos à seguir sua definição e as citações da Bíblia para entendermos melhor esse conceito.
“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.“ (Mateus 4:17)
“E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” (Atos 3:17-21 )
Significado Bíblico de Arrepender-se
A definição bíblica de “arrepender-se” ou de “arrependimento” é literalmente uma “mudança de mente” ou atitude e, portanto, de comportamento.
O termo grego usado para “arrependimento” é “metanoia” (μετάνοια), que é composto por duas partes: “meta”, que significa “depois” ou “mudança”, e “noia”, que deriva de “nous”, que significa “mente”.
Deus é o autor do arrependimento, que é parte integrante do Batismo, da Confissão, e da vida espiritual contínua.
Arrependimento não é simplesmente um sentimento de tristeza pelos pecados (embora seja um elemento importante do arrependimento), mas uma firme determinação de abandonar o pecado para uma nova vida de retidão em Jesus Cristo.
O arrependimento sempre traz as bênçãos do Senhor. Alguns temem que se afastar do pecado torne a vida difícil de suportar. Em vez disso, por meio do arrependimento, uma vida que era mera existência é transformada em vida real; isto é, viver em fé, amor, alegria e esperança confiante.
“Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?” (Ezequiel 18:31)
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:9)
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Como se Arrepender-se de Seus Pecados
Arrependimento é o sentimento e o ato em que alguém reconhece e tenta corrigir um erro ou obter o perdão de alguém a quem ofendeu.
Em contextos religiosos, geralmente se refere ao arrependimento de um pecado contra Deus. Sempre inclui uma admissão de culpa e também inclui pelo menos um dos seguintes:
- uma promessa solene ou resolução de não repetir a ofensa;
- uma tentativa de restituir o mal,
- ou de alguma forma reverter os efeitos nocivos do erro sempre que possível.
Sinais de Arrependimento
Arrepender-se significa ter plena consciência de nossos pecados e imoralidades e de suas consequências destrutivas para o homem, de tudo o que ofende a Deus e nos exclui do seu amor, de tudo o que produz discórdia na vida familiar, na sociedade e de tudo o que assola a calma e a tranquilidade da alma.
Germano do Alaska dá a seguinte explicação do processo de arrependimento:
Quando nos tornamos conscientes de nosso estado pecaminoso e nos consideramos culpados diante de Deus, então nosso coração se entristece e fica cheio de contrição. Essa contrição sincera é, de acordo com o apóstolo Paulo, aquela dor piedosa [que] produz um arrependimento que leva à salvação (2 Cor. 7:10), isto é, o verdadeiro arrependimento. As lágrimas de contrição são o único meio de purificar a alma, para que se eleve, se torne limpa, luminosa, alegre, capaz de boas ações e de atingir a perfeição.
Martinho Lutero também disse:
“Não voltar a fazer determinada coisa, é a essência do mais verdadeiro arrependimento.”
Arrependimento e Perdão
Como dito na Oração do Senhor em Mateus 6:
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:11-15)
Aqui vemos a importância do perdão como parte de nosso arrependimento. Afastar-se do pecado inclui guardar rancor contra nossos semelhantes. Pois se esperamos que Deus perdoe nossas dívidas, devemos perdoar os outros.
Em resumo, o arrependimento é um processo de contrição e luto de livre arbítrio e fomentado internamente por termos nos distanciado de Deus por meio do pecado.
O arrependimento espera uma transformação em nossos pensamentos, nossa mentalidade; é um cultivo da moralidade e uma aversão ao pecado.
O ato de nos arrepender-se também expressa um amor pela virtude, benevolência e um forte desejo de se unir a Cristo através da Graça do Todo-Poderoso Espírito Santo.
Versículos sobre arrependimento
A Bíblia contém vários versículos que falam sobre arrependimento. Aqui estão alguns exemplos:
Lucas 13:3 (NVI): “Eu lhes digo que não! Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.”
Atos dos Apóstolos 3:19 (NVI): “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.”
2 Coríntios 7:10 (NVI): “A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza do mundo produz morte.”
Apocalipse 3:19 (NVI): “A todos os que eu amo, repreendo e disciplino. Por isso, seja diligente e arrependa-se.”
2 Pedro 3:9 (NVI): “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”
Leia também: 35 versículos sobre arrependimento na Bíblia.