“Quando uma porta se fecha, outra se abre” é bíblico?
A frase popular, “Quando uma porta se fecha, outra se abre” não está na Bíblia. É uma citação de Alexander Graham Bell. Mas isso por si só não determina se é um princípio bíblico ou não. Para que serve a linha?
A ideia de quando uma “porta” se fecha em nossas vidas e procuramos outra para abrir é uma forma de nos encorajarmos. O auto-encorajamento é um princípio bíblico. Esta maneira de aplicar a frase é uma boa maneira de alimentar a esperança em nossas almas.
Mas ele me disse: “Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim (2 Coríntios 12:9).
Na Bíblia, há vários lugares onde Deus abriu e fechou “portas”. No entanto, às vezes as pessoas usam “portas” fechadas e abertas para guiá-las.
Veremos de onde eles tiraram essa ideia e por que não é assim que Deus quer que vivamos.
Ideia de Orientação
A ideia de ser conduzido por portas abertas e fechadas vem da história de Gideão no Antigo Testamento. Gideão estava inseguro e com medo do que Deus queria que ele fizesse, então pediu um sinal.
“Então Gideão disse a Deus: Você diz que decidiu me usar para resgatar Israel. Bem, estou colocando um pouco de lã no chão onde trilhamos o trigo. Se pela manhã houver orvalho apenas na lã, mas não no chão, saberei que você me usará para resgatar Israel. Isso é exatamente o que aconteceu. Quando Gideão acordou cedo na manhã seguinte, ele espremeu a lã e torceu orvalho suficiente para encher uma tigela com água.
Então Gideão disse a Deus: “Não fique zangado comigo; deixe-me falar só mais uma vez. Por favor, deixe-me fazer mais um teste com a lã. Desta vez, deixe a lã secar e o chão molhado”. Naquela noite Deus fez exatamente isso. Na manhã seguinte, a lã estava seca, mas o chão estava molhado de orvalho. (Juízes 6:36-40).
Deus não teve problema com o que Gideão fez. Muitas pessoas no Antigo Testamento pediram a Deus um sinal depois que ele falou com elas. O importante a ver é que o sinal não era para orientação, era para conforto e confirmação. Deus deve ser nosso guia.
Um Oportunidade
Existem muitos versículos na Bíblia que usam a palavra “porta” como uma oportunidade.
Veja nesses versículos como Deus abrindo uma porta é ele proporcionando uma oportunidade.
Há uma porta aberta para um grande trabalho aqui, embora muitos se oponham a mim. Quando Timóteo vier, não o intimide. Ele está fazendo a obra do Senhor, assim como eu (1 Coríntios 16:9-10).
Ao chegar em Antioquia, eles reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus havia feito por meio deles e como ele havia aberto a porta da fé para os gentios também (At 14:27).
E orem por nós também, para que Deus abra uma porta para nossa mensagem, para que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou acorrentado (Colossenses 4:3).
Quando vim para a cidade de Trôade para pregar as Boas Novas de Cristo, o Senhor abriu uma porta de oportunidade para mim (2 Coríntios 2:12).
“Eu sei todas as coisas que você faz, e eu abri uma porta para você que ninguém pode fechar. Você tem pouca força, mas obedeceu à minha palavra e não me negou” (Apocalipse 3:8).
Nem todas as oportunidades em nossas vidas vêm de Deus. Mas podemos pedir-lhe que nos abra uma porta, ou podemos reconhecer que o fez.
Quando sabemos que foi Deus que abriu a porta para nós, podemos confiar que Ele passará por ela.
Melhor que portas
Por causa da obra consumada de Jesus na Cruz, recebemos o dom do Espírito Santo. Ser guiado pelo Espírito de Deus é melhor do que procurar portas. Além de nos mostrar o caminho a seguir, ele pode nos alertar para quando não é seguro ou prudente seguir em determinada direção.
Em seguida, Paulo e Silas viajaram pela região da Frígia e da Galácia, porque o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na província da Ásia naquele momento. Chegando então às fronteiras da Mísia, dirigiram-se ao norte para a província de Bitínia, mas novamente o Espírito de Jesus não permitiu que fossem para lá (At 16:6-7).
Mas quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele os guiará em toda a verdade; porque ele não falará de si mesmo; mas tudo o que ele ouvir, isso dirá; e ele vos anunciará as coisas vindouras (Jo 16:13).
Sempre que nos encontramos desapontados por uma oportunidade perdida (porta fechada), podemos levar o assunto a Deus. Ele sempre nos encorajará e nos encherá de uma nova esperança.