Quem foi Amasa na Bíblia, o primo de Joabe?

Você sabe quem foi Amasa na bíblia, o primo de Joabe, sabia que essa é uma das histórias mais trágicas que envolve uma disputa de poder entre parentes? 

Pois é, estamos falando de Amasa e Joabe. Eles eram primos e ambos foram comandantes de exércitos em diferentes momentos durante o reinado do rei Davi. 

Porém, a rivalidade entre eles acabou levando a uma luta mortal que deixou marcas na história. Vamos explorar um pouco mais sobre essa história intrigante e o que podemos aprender com ela.

Quem foi Amasa na bíblia?

Amasa é um personagem que aparece no Antigo Testamento, no livro Samuel II e também no livro dos Reis I. 

Para entender quem foi Amasa, precisamos conhecer a sua origem. Ele era filho de Abigail, irmã de Zeruia e do rei Davi. Aquela era mãe de Amasa, e essa era mãe de Joabe, portanto, ele era sobrinho de Davi e primo de Joabe. (I Crônicas 2: 15-17)

Em primeiras crônicas aparece o nome das irmãs de Davi e seus filhos, talvez porque seus filhos também desempenharam importante papel na formação e desenvolvimento de Israel. Por exemplo, Joabe, o filho de Zeruia, apoiou o tio em batalha quando este subiu ao trono e era general do exército.

Amasa, o filho de Abigail, tornou-se general de Absalão quando este se rebelou contra seu pai. Algum tempo depois, Davi o nomeou comandante de seu exército, substituindo seu primo.

Neste contexto, havia uma relação familiar e é esse o ponto que torna a história de Amasa interessante. Afinal, conseguimos ver de perto alguns pontos de conflito na família de Davi.

Por que Davi destituiu Joabe e recrutou Amasa, o comandante rebelde?

No capítulo 19:13, o rei propõe substituir Joabe no comando do seu exército, acreditasse que mesmo que Davi não o mencionasse, ele suspeitava que Joabe matou Absalão na batalha, indo contra a sua ordem de mantê-lo vivo. 

O segundo motivo, foi a tentativa de atrair para si os que tinham seguido o seu filho, quando ele quis tomar-lhe o trono. Existia, ainda, um terceiro motivo para essa mudança de comando que incomodava a estabilidade do reino. 

Abner, comandante do exército de Saul, tentava confirmar Isbosete, filho do rei morto. Daí, segundo as estratégias de Davi, essa seria uma maneira de acabar com a rivalidade que existia entre Joabe e Abner. 

No entanto, essa substituição determinou a morte dele pela mão de seu primo Joabe. No capítulo 20:10 mostra que talvez o coração de Amasa não fosse fiel ao seu tio, por outro lado, o outro desejava voltar a sua posição de comandante do exército.

Enfim, Amasa foi comandante de Absalão e posteriormente, de Davi. Além de sobrinho do rei, era primo do primeiro comandante.

O que podemos aprender quando compreendemos quem foi Amasa na bíblia?

Essa história nos ensina que a luta pelo poder pode ter consequências graves e que a inveja e a rivalidade podem levar a conflitos desnecessários.

Também podemos aprender que mesmo aqueles que têm parentesco próximo podem acabar em desacordo e que a competição pelo poder pode gerar grandes perdas pessoais e familiares. 

Essa narrativa, nos ajuda a compreender a importância de buscar a paz e a unidade, mesmo em meio às diferenças e desentendimentos.

Além disso, o nome Amasa tem um significado interessante que significa: “carregado de fardo” ou “carga do povo”, o que pode ser interpretado como uma indicação de que ele era um líder capaz de carregar o peso das necessidades do povo.

Entender quem foi Amasa na bíblia nos ajuda a resolver problemas atuais

O livro de II Samuel é uma continuação da história de Davi e do seu reinado. Ele experimentou o amor de Deus em sua vida, apesar de seu pecado. Por isso, uma leitura atenta nos ajudará a entender a justiça e a misericórdia do Pai. 

Podemos ver também que as promessas dele não caem por terra, além disso, percebemos que nada podemos conquistar sem a sua ajuda. 

Entender quem foi Amasa na bíblia, nos mostra isso. Ao que parece, ele queria ter um cargo de poder e para isso, aceitou ser general no exército de Absalão e tudo deu errado. 

A principal lição dessa história é que só terá poder quem Deus determinou que esteja, e quem tentar fugir dessa determinação pode provocar a própria destruição.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo