Quem foi Isabel: 5 Lições que aprendemos com a mãe de João Batista

Isabel é uma das grandes mulheres na bíblia, conhecida pela sua fé e obediência a Deus. Escolhida por Deus, para ser a mãe de João Batista, da qual realizaria uma grande missão.

Sabemos que ela não foi escolhida por acaso, pois Deus encontrou nela as qualidades e virtudes necessárias, para criar e educar aquele que seria o precursor do Messias, aquele cujo preparia o caminho para o Salvador.

Sua história, nos oferece grandes lições e aprendizados. Pois em meio as provações e dificuldades que enfrentamos ao longo do nosso caminhar, Deus está com o seu olhar atento e no tempo certo, Ele entra em ação, para nos honrar e entregar a vitória que tanto almejamos.

Neste estudo, vamos aprender quem foi Isabel, suas qualidades como mulher temente ao Senhor, e as lições da história dessa mulher de fé.

Quem foi Isabel na Bíblia?

Isabel, era filha de Arão da tribo de Levi. Ela foi esposa de Zacarias, que também fazia parte da trobo dos levitas.

Seu nome Isabel significava “meu Deus jurou” e o nome de seu esposo significava “Jeová se lembrou”. Muito conhecida e lembrada por ser a mãe de João Batista, e também prima de Maria, a mãe do Salvador.

Sua história está no livro de Lucas 1:5-25 e 39-80.

Vemos através da história bíblica que Isabel e Zacarias formavam um casal piedoso e consagrado ao Senhor, eles eram irrepreensíveis em todo o seu modo de viver, servindo ao Senhor com alegria e aguardando o aparecimento do Messias.

Se não fosse o caso de Isabel ser estéril, e não conseguir gerar, eles seriam considerado o casal perfeito e completamente felizes. O maior desejo de Isabel era o de ser mãe, porém, sua madre como de muitas outras mulheres na bíblia estava fechada.

A esterilidade de Isabel

Encontramos no livro de Lucas 1:7 que Isabel era uma mulher estéril, ou seja, ela não podia gerar filhos.

A esterilidade nos tempos bíblicos era considerada pelos judeus como uma demonstração do desfavorecimento de Deus, ou até mesmo considerado como uma punição divina, por algum pecado grave, que havia sido cometido. Trazendo grande humilhação e vergonha, sendo considerada como “Galhos secos”.

Isabel, como toda mulher tinha o desejo de deixar um herdeiro para seu esposo. Mas por sua idade avançada, seu sonho já estava considerado morto.

Não sabemos quanto tempo Isabel ficou estéril, mas sabemos que por muitos anos ela teve que enfrentar esse problema.

Qual foi o milagre de Isabel e quando ela recebeu?

Isabel era uma mulher que andava fielmente nos caminhos do Senhor. Ela o servia de forma reverente, justa, obedecendo à todos os mandamentos exigidos na lei do Senhor.

E por essa fidelidade e comprometimento mesmo já sendo uma pessoa de idade avançada ela recebeu o maior milagre de sua vida, que foi o milagre de gerar um filho.

“Pois para Deus nada é impossível.” (Lucas 1:37)

Quando o anjo do Senhor chamado Gabriel apareceu a Zacarias, ele se turbou e caiu um temor sobre ele. Porém, o Anjo do Senhor disse a Zacarias, para que não temesse, pois a sua oração tinha sido ouvida, e por aqueles dias Isabel conceberia um filho, o qual lhe chamaria de João. Este menino seria um nazireu de Deus, e prepararia o caminho do Salvador.

Passados alguns dias, Isabel ficou grávida e por cinco meses ocultou a sua gravidez, pois dizia: O Senhor se atentou para mim e destruiu o meu opróprio.

Isabel juntamente com seu esposo, agora haviam sido agraciados com o privilégio de serem pais daquele seria encarregado de endireitar as veredas do Povo, um homem que seria segundo Jesus, “o maior homem nascido de uma mulher” (Mateus 11:11).

Qual a importância de Isabel na vida de Maria?

Quando Maria apareceu em sua casa, Isabel exclamou:

“Mas por que sou tão favorecido, que a mãe do meu Senhor deve vir a mim?” (Lucas 1:43)

Isabel e Maria eram primas, ambos tinham sido agraciadas por Deus e estavam gerando em seus ventres, bebês que se tornariam grandes homensde Deus, que mudariam a história de Israel e deste mundo. Apesar da diferença de idade, elas eram grandes amigas.

Quando o Anjo Gabriel, anunciou para Maria que sua prima Isabel estava grávida, ela não pensou duas vezes. Arrumou suas coisas e se dirigiu para as montanhas da Judéia, onde Isabel morava, possivelmente na Cidade de Hebrom.

Quando elas se encontraram foi uma alegria tremenda, até o bebêzinho saltou no ventre de Isabel e a mesma foi cheia do Espírito Santo. Pois ali no ventre de Maria estava sendo gerado o Salvador do mundo.

Maria permaneceu na casa de sua prima, por quase três meses, até que Isabel desse a luz ao seu tão sonhado filho.

Lições que aprendemos com Isabel, a mãe de João Batista

Isabel teve seu sonho realizado, o impossível havia se tornado possível na vida dela. E agora ela estava com seu filhinho em seus braços.

Podemos imaginar Isabel, uma senhorinha agora amamentando um bebê, talvez com lágrimas caindo em sua face e pensando: Meu filho será um grande homem… Será um profeta do altíssimo.

Toda essa trajetória de Isabel, nos ensina grandes lições. Veremos algumas delas.

1. Isabel era uma mulher de fé

Sabemos que os tempos que Isabel e Zacarias viveram, eram dias difíceis. A idolatria e apostasia fazia parte daquele povo, porém, eles eram um casal separado por Deus.

Isabel era uma das poucas que acreditava na vinda do Messias, servindo ao Senhor com alegria e cumprindo os mandamentos do Senhor.

Portanto, seja como Isabel, mesmo em meio à tempos adversos, ouse andar pelos caminhos do Senhor. Não se importando, com o que pensam a seu respeito. Apenas, sirva ao Senhor com alegria, acreditando que tudo Ele fará por você.

2. Ela era uma mulher forte

Isabel, enfrentava a dor da esterilidade. Era considerava pelos judeus, uma mulher sem o favor de Deus. Porém mesmo ela enfrentando toda esse preconceito, ela deixou de servir e amar a Deus.

Os anos se passaram, porém, ela permanecia forte, inabalável. O texto bíblico não relata em nenhum momento, ela chorando, angustiada, reclamando. Claro, que por certo ela orava e pedia ao Senhor um filho. Mas em secreto diante de Deus, sem fazer com que aquilo abalasse sua fé.

Não se importe com os julgamentos, com o preconceito, com os olhares de reprovação. Seja uma pessoa forte em Deus, lembre-se a sua força vem de Deus, a alegria do Senhor é a nossa força. Continue apenas, adorando e servindo ao Senhor com alegria, que no tempo certo Ele se levantará em seu favor.

3. Isabel fazia a diferença na vida pessoas

Quando Maria, recebeu a mensagem do Anjo do Senhor, anunciando que sua prima Isabel estava grávida. Ela foi logo visitar Isabel, onde passou quase três meses.

Isso demonstra que Isabel era uma pessoa amável, ninguém quer estar perto de pessoas reclamonas, fofoqueiras, briguentas. Para Maria ter passado todos esses dias com Isabel, ela devia ter sido bem hospedada. Isabel, por certo tinha palavras de conforto e alegria.

Que possamos também ser amiga verdadeira, mulher abençoada e agraciadas por Deus.

4. Ela foi escolhida para ser mãe de um projeto Divino

O fato de Isabel ter sido escolhida para carregar um bebê cheio do Espírito Santo, é realmente incrível. Deus estava observando a maneira como ela estava vivendo sua vida e sabia que ela seria fiel em ser exatamente o tipo de mãe que João Batista precisaria para garantir que ele cumprisse o propósito para o qual nasceu. 

A consagração a Deus, o amor, a ternura, a dedicação e a sabedoria, foram pilares de sua maternidade.

Será que estamos honrando à Deus com nossa maternidade? Saiba que nossos filhos são projetos do Senhor, nasceram por um propósito especial. Crie-os no temor e admoestação da Palavra do Senhor.

5. Ela honrou a Deus em sua maternidade

Ninguém pode negar isso! Criar um filho como João Batista não deve ter sido uma tarefa fácil. 

Ter um filho nascido já cheio do Espírito Santo significa que, como mãe, você deve ser diligente em ensinar os mandamentos e orientá-lo no desenvolvimento de um hábito de oração consistente e vida com Deus.

Conclusão da história de Isabel na Bíblia 

Você é capaz de imaginar, quanta alegria estava sentindo Isabel?

Depois de dias cinzentos, sonhos frustados, o céu volta a brilhar, e o impossível se torna realidade.

Aprendemos com Isabel, que mesmo na sua maior dificuldade, ela não deixou de honrar e servir a Deus. Pelo contrário, adorava-o de todo seu coração. E por isso, ela alcançou o favor de Deus.

Que possamos seguir esse exemplo de fé e perseverança.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp