Quem eram os recabitas na Bíblia e o que aprendemos sobre esse povo hoje?

Talvez você já deva ter ouvido falar sobre os “recabitas”, mas não se lembra muito bem quem são e quais as suas características principais. Por isso, no texto de hoje vamos conversar um pouco sobre esse povo e o que podemos aprender com eles hoje. Vamos lá?

Onde os recabitas aparecem na Bíblia?

Em Jeremias 35, o Senhor disse ao profeta: “Vá a casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do Senhor, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber.”

No entanto, o capítulo conta que os recabitas não beberam vinho, pois tinham aprendido de seu pai que não deveriam se embebedar com nenhuma bebida e foram obedientes aos mandamentos que tinham aprendido desde à infância.

Por isso, o Senhor usou da fidelidade, temor e obediência desse povo para dizer que eles eram obedientes ao seus pais, mas, o povo de Judá não era obediente à Deus.

Quem eram os recabitas?

De acordo com informações bíblico-históricas, os recabitas foi um clã fundado por Recabe, pai de Jonadabe.

Muitos teólogos afirmam que o fundador dessa família pode ter sido um queneu, parente distante de Moisés. Conforme nos mostra o livro de Juízes, nos capítulos 1 e 4, os queneus foram adotados pela tribo de Judá e, posteriormente, contados como povo de Deus. O livro de 1 Crônicas 2:55, também nos sugere essa impressão.

Segundo o texto de Jeremias 35, podemos perceber que os recabeus possuíam certas características principais:

  • Viviam em abstinência de vinho há muitas gerações
  • Não possuíam muitos bens e riquezas materiais
  • Habitavam em tendas e viviam como peregrinos
  • Não tinham vinha, campo ou plantações
  • Viviam em obediência e submissão

De acordo com a Bíblia, o que nos parece é que Jonadabe, filho de Recabe e fundador do clã, fez um voto com o Senhor que comprometeu sua descendência a uma vida de fidelidade.

Tudo isso nos mostra o quanto esse povo era dedicado ao Senhor. Inclusive, o livro de 2 Reis 10 nos mostra que o líder desse clã ajudou na destruição ao culto a Baal, ídolo que contaminou o coração de muitos membros do povo de Deus.

O que aprendemos sobre esse povo hoje?

Em primeiro lugar, algo que nos chama atenção no povo recabita é a perseverança e constância em viver os votos que tinham feitos ao Senhor. Ainda que tenha sido algo aprendido e passado de geração e geração, os recabitas permaneceram fiéis naquilo que tinham aprendido.

Além disso, aprendemos também sobre obediência. O Senhor utilizou dessa obediência para mostrar ao povo de Israel que eles não eram fiéis e obedientes como esse povo, e fez um contraste com a infidelidade de Judá.

Por isso, hoje, podemos nos perguntar: Nós somos fiéis ao Senhor? Cumprimos os votos que fazemos com ele? Obedecemos a suas instruções e mandamentos com afinco?

Em suma, o zelo, obediência, fidelidade e submissão dos recabitas foi apreciada pelo Senhor. Por isso, Ele prometeu a esse povo que nunca faltaria homens nessa família que estivesse na presença de Deus todos os dias.

Quando o Senhor olha para sua vida, ele aprecia sua fidelidade e obediência? Você pode ser comparado aos recabitas? Que possamos viver em submissão ao Senhor para que a resposta para essa pergunta seja “Sim” em todos os nossos dias!

Se gostou, então continue lendo em nosso site:

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp