3 Requisitos para usar sermões prontos de outros pregadores

Hoje em dia com o avanço da internet, cristãos passam mais tempo online. Podemos contar com bons sites que nos ajudam a estudar a Bíblia e a preparar sermões. Outros sites já disponibilizam esboços de sermões prontos para pregar. Mas, é certo usar sermões de outros pregadores? Este é o assunto de hoje, quais os requisitos para usar esboços de sermões prontos da internet.

Posso usar sermões prontos de outros pregadores?

Alguns ainda tem dúvida sobre usar um esboço pronto de outra pessoa. Isso é certo? Bom, para ser sincero, eu recomendo você elaborar os seus próprios sermões. Mas, não vejo nada de errado nisso, pois a palavra é de Deus e não nossa. O que acho errado é dizer que o sermão é meu, quando não é. Ou seja, você pode usar um sermão de outra pessoa, mas não pode falar que foi uma mensagem que Deus te deu.

Sobre a questão de usar um sermão pronto, não é errado, desde que você pregue com um coração aquebrantado em oração e na direção do Espírito Santo. Os próprios pregadores do Novo Testamento citaram partes de mensagens de autores do Antigo Testamento.

Além disso, alguns pregadores fazem questão e incentivam que seus sermões sejam usados por outras pessoas.

A fim de te ajudar a como usar sermões prontos, tirados da internet ou livros, de outros pregadores, aqui estão 3 requisitos:

1. Precisa ser bíblico

O primeiro requisito para se usar um esboço de sermão pronto da internet, é fazê-lo passar pela prova da Bíblia. Antes de pregar um sermão pronto, veja se tudo o que está dizendo condiz com a Palavra de Deus. Se haver citações de textos bíblicos no sermão, consulte as referências para ver se está tudo certo.

O tema do sermão pode ser bom, mas se o conteúdo não estar alinhado com as escrituras, não pregue.

usar sermões prontos de outros pregadores

2. Precisa ser relevante

Em muitos esboços de sermões prontos é comum encontrarmos ilustrações ou algum fato da vida do autor do sermão. Aqui devemos ter cuidado. Ao usar um sermão de outro autor, pode ser que as ilustrações contidas no esboço sejam da vida daquela pessoa. Por isso, antes de pregar, veja se aquela ilustração vai ser relevante para o seu público.

Talvez o sermão que você encontrou na internet seja antigo ou foi pregado em outro país em que a cultura é diferente do seu. São cuidados importantes ao usar um sermão de outro pregador.

Portanto, antes de usar um sermão pronto da internet, verifique se tudo o que está ali será relevante para o seu público, caso não o rejeite ou ajuste-o.

3. Precisa de lágrimas

Não podemos negar que hoje em dia existem bons sites para pregadores. Isso é bom. No entanto, mesmo que tivermos acesso aos melhores sermões prontos, eles nunca serão de nossa autoria. Ou seja, você deve reconhecer que não viveu a experiência que o autor daquele sermão viveu.

Ao preparar um sermão do início ao fim, um pregador ora a Deus, estuda a Bíblia e na direção do Espírito Santo prepara o esboço. Por isso, quando você pegar um sermão pronto, reconheça isso e peça a Deus para aquela mensagem lhe tocar. Deixe a mensagem do sermão falar com você e procure ter experiência com ela.

Para isso, se algum tema te atrair, ore sobre aquele sermão. Permita que as lágrimas corram do seu rosto enquanto medita nas verdades e lições daquele sermão.

Antes do pregador transmitir uma mensagem, certamente aquela mensagem de Deus já falou com ele.

Portanto, antes de pregar um sermão pronto, deixe o coração arder na oração sentindo a mensagem e se possível, derrame lágrimas na presença de Deus.

Acredito que a maior preocupação não sobre se é errado ou certo usar sermões de outros pregadores, mas sim qual é a intenção do coração ao pregar o sermão.

Agora sim, depois de passar por estes requisitos, certamente você estará pronto para pregar uma mensagem bíblica, relevante e poderosa.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo