Sermão Biográfico: O que é e como fazer?

Biográfico é o tipo de Sermão que apresenta lições sobre a vida um determinado personagem bíblico. Alguns teólogos e professores de homilética, chamam o sermão biográfico de temático. Apesar do nome, não se trata de abordar necessariamente a vida toda do personagem em apenas um sermão. Mas apenas algumas lições que o pregador deseja.

Diferença entre Sermão Biográfico e Temático

Ambos trabalham com uma temática. No caso do biográfico, vai abordar lições em torno da vida de um personagem bíblico. Enquanto o temático, abordará qualquer assunto. Por isso, da semelhança destes dois tipos de pregação.

O sermão biográfico pode também ser temático, pois não deixa de trabalhar sua estrutura com base em um tema. Nesse caso, o tema seria a vida e lições acerca de um personagem da bíblia.

Essa é, portanto, a diferença entre esses dois tipos de sermão, o biográfico aborda apenas sobre personagens bíblicos e o temático, todos os temas.

Exemplos de Sermões Biográficos

Exemplo de Sermão Biográfico 1:

Lições da vida de Moisés

I. EVITANDO O PECADO

II. PACIÊNCIA

III. DESCULPAS

IV. MANSIDÃO

Exemplo de Sermão Biográfico 2:

Lições da vida de Samuel

I. A LIÇÃO DE OUVIR – SAMUEL TINHA UM OUVIDO ABERTO PARA DEUS

II. A LIÇÃO DOS VERDADEIROS PADRÕES – SAMUEL NÃO QUERIA SER COMO AS NAÇÕES AO REDOR

III. A LIÇÃO DA OBEDIÊNCIA – SAMUEL OBEDECEU A DEUS MESMO QUANDO TODOS OS OUTROS DESOBEDECERAM

Vantagens do Sermão Biográfico

Recomenda-se a pregação biográfica quando se quer ensinar sobre um personagem da bíblia. As lições podem ser sobre qualidades do personagem que devem se imitar. Ou então, erros que se devem evitar.

Além de tirar lições da vida do personagem, o pregador consegue conquistar a atenção de seu público, porque as pessoas gostam de histórias.

Como fazer um Sermão Biográfico

Para montar um esboço de sermão biográfico, primeiro você começa escolhendo o personagem que quer falar. Depois, defina o que você quer falar sobre aquele personagem. Por exemplo, sobre Paulo, você poderia pregar sobre sua chamada ou então sobre sua humildade.

Após definir o que você deseja pregar sobre o personagem, então, o próximo passo é extrair do texto as lições. Essas lições serão os tópicos do nosso sermão.

Elas podem ser extraídas de vários lugares da bíblia que aborda sobre a vida daquele personagem. Por exemplo, a história de Abraão aparece em Gênesis, mas também encontramos detalhes em Atos. Tudo vai depender do que você quer falar acerca do personagem escolhido.

Se quiser, poderá fazer um resumo de toda sua vida, com pontos principais da sua história. Mas, cuidado, não coloque muitos tópicos no seu sermão para que não fique muito grande. Uns 4 ou 5 já são o suficiente para esse tipo de sermão.

Após separar os tópicos, você já tem o corpo do seu sermão pronto. Então, resta só preparar uma introdução e uma conclusão. Para terminar, defina um título.

5 Esboço de Sermões Biográficos

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo