Qual é o significado bíblico do Monte Sião?
O Monte Sião é a Cidade fora de Jerusalém, ou Israel ou Templo do Monte ou a Colina Ocidental, a Cidade de Davi descendente de Cristo, a Cidade de nosso Deus e o local do governo de Cristo na terra, e é uma cidade espiritual localização e uma Jerusalém eterna.
Sião é um dos lugares mais importantes que a Bíblia descreve. Mas é apenas um lugar ou tem mais significado na vida de nosso Salvador?
Encontramos a palavra Sião pela primeira vez em 2 Samuel 5:7, como está escrito: “Davi tomou a fortaleza de Sião, isto é, a cidade de Davi”.
E então também lemos em 1 Reis 8:1: “Então o rei Salomão convocou à sua presença em Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para trazerem a arca da aliança do Senhor de Sião, a Cidade de Davi”.
E também, em 1 Crônicas 11:4-5, “Os jebuseus que moravam ali disseram a Davi: Você não vai entrar aqui. No entanto, Davi capturou a fortaleza de Sião que é a Cidade de Davi.”
E em 2 Crônicas 5:2, “Então Salomão convocou a Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para trazerem a arca da aliança do Senhor de Sião, a Cidade de Davi.”
Com base nesses versículos, Sião desempenha um papel importante e significativo na Bíblia e na história e vida de nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo antes de sua vinda aqui na terra. Vamos ler mais a Bíblia e discutir o quão importante Sião é para nossas vidas.
O significado físico de Sião
O primeiro e óbvio significado de Sião é que é uma cidade fisicamente localizada no topo de uma colina fora dos muros de Jerusalém. Também está associado ao Templo do Monte e também ao Monte Ocidental. Além disso, Israel também é referido como Monte Sião.
Com esse entendimento, podemos dizer que Sião é tangível. Pode ser visto, e pode até ser vivido.
Mas, à medida que analisamos Zion, percebemos que não é apenas uma cidade tangível. É, de fato, uma cidade espiritual que faz parte de uma longa profecia da vinda do Senhor Jesus Cristo.
Sião é a Cidade de Davi e a “Cidade do nosso Deus”
Outra importância de Sião é que é a mesma que a Cidade de Davi, o que significa que é significativa porque o próprio Davi é muito significativo – muito significativo, de fato, porque sua linhagem era a linhagem profetizada de nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos ler esta profecia mencionada em 2 Samuel 7:12-16 dizendo que o Reino Eterno virá da linhagem de Davi.
“Quando seus dias terminarem e você descansar com seus antepassados, levantarei sua descendência para sucedê-lo, sua própria carne e sangue, e estabelecerei o reino dele. Ele é quem construirá uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei o trono do seu reino para sempre. Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele errar, eu o punirei com uma vara empunhada por homens, com açoites infligidos por mãos humanas. Mas meu amor nunca será tirado dele, como eu o tirei de Saul, a quem eu removi antes de você. Tua casa e teu reino durarão para sempre diante de mim; teu trono será estabelecido para sempre”.
Podemos ler isso nos Salmos dos Filhos de Corá, como está escrito no Salmo 48,
Uma canção. Um salmo dos Filhos de Coré. Grande é o Senhor, e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, seu santo monte. Belo em sua altura, a alegria de toda a terra, como as alturas de Zaphon é o Monte Sião, a cidade do Grande Rei. Deus está em suas cidadelas; ele se mostrou ser sua fortaleza.
Quando os reis uniram forças, quando avançaram juntos, eles a viram e ficaram surpresos; fugiram aterrorizados. O tremor tomou conta deles, uma dor como a de uma mulher em trabalho de parto. Você os destruiu como navios de Társis despedaçados por um vento leste.
Como ouvimos, assim vimos na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade do nosso Deus: Deus a faz segura para sempre. Dentro de seu templo, ó Deus, meditamos em seu amor infalível. Como teu nome, ó Deus, teu louvor chega até os confins da terra; a tua destra está cheia de justiça. O monte Sião se alegra, as aldeias de Judá se alegram por causa de seus julgamentos.
Ande por Sião, dê a volta nela, conte suas torres, considere bem suas muralhas, veja suas cidadelas, para que você possa falar delas para a próxima geração. Pois este Deus é nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até o fim.
Neste versículo, também vemos a descrição de Sião como sendo a Cidade do nosso Deus.
É a localização do governo de Cristo na Terra
Sião também é significativa porque pode ser considerada como o local do governo de Cristo durante o reino milenar. Em Apocalipse 12:5, está escrito: “Ela deu à luz um filho, um menino, que regerá todas as nações com cetro de ferro. E seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”.
Além disso, em Apocalipse 20:4-6,
Eu vi tronos nos quais estavam assentados aqueles que tinham autoridade para julgar. E vi as almas daqueles que foram decapitados por causa de seu testemunho sobre Jesus e por causa da palavra de Deus. Eles não adoraram a besta ou sua imagem e não receberam sua marca em suas testas ou mãos. Eles voltaram à vida e reinaram com Cristo por mil anos. (O resto dos mortos não veio à vida até que os mil anos terminaram.) Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurados e santos são aqueles que participam da primeira ressurreição. A segunda morte não tem poder sobre eles, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele por mil anos.
Pois Deus salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Então as pessoas se estabelecerão lá e a possuirão; (Salmo 69:35).
Pois o Senhor reconstruirá Sião e aparecerá em sua glória (Salmo 102:16).
Grande é o Senhor em Sião; ele é exaltado sobre todas as nações (Sl 99:2).
Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, fomos como aqueles que sonharam (Salmo 126:1).
É como se o orvalho do Hermon caísse no monte Sião. Pois ali o Senhor concede sua bênção, e vida para sempre (Salmo 133:3).
Podemos ler através desses versículos que Sião é o lugar onde Deus concede Sua bênção e uma delas é nosso Salvador, Jesus.
Sião é a Jerusalém Eterna Espiritual e Futura
Outro significado de Sião é que ela é considerada a futura Jerusalém eterna e que é um lugar espiritual.
Em Isaías 35:10, está escrito: “E os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos; alegria eterna estará sobre suas cabeças; eles alcançarão alegria e alegria, e a tristeza e o gemido fugirão”.
E no Salmo 128:5: “Que o Senhor te abençoe desde Sião; que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias de sua vida”.
Nesses versículos, podemos ler que Deus dá prosperidade sobre Jerusalém ao abençoar Sião. Isso é parte de Sua promessa para Suas criações, que o dia nascerá e as vidas prosperarão.
O significado de Sião pode ser enumerado em quatro declarações:
1. Tem significado físico pelo qual é a Cidade fora de Jerusalém ou Israel ou Templo do Monte ou a Colina Ocidental.
2. É a Cidade de Davi, descendente de Cristo.
3. É também a Cidade do nosso Deus e o local do governo de Cristo na terra.
4. Por último, é um local espiritual e uma Jerusalém eterna.