Qual é o significado bíblico do Monte Sião?

O Monte Sião é a Cidade fora de Jerusalém, ou Israel ou Templo do Monte ou a Colina Ocidental, a Cidade de Davi descendente de Cristo, a Cidade de nosso Deus e o local do governo de Cristo na terra, e é uma cidade espiritual localização e uma Jerusalém eterna.

Sião é um dos lugares mais importantes que a Bíblia descreve. Mas é apenas um lugar ou tem mais significado na vida de nosso Salvador?

Encontramos a palavra Sião pela primeira vez em 2 Samuel 5:7, como está escrito: “Davi tomou a fortaleza de Sião, isto é, a cidade de Davi”.

E então também lemos em 1 Reis 8:1: “Então o rei Salomão convocou à sua presença em Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para trazerem a arca da aliança do Senhor de Sião, a Cidade de Davi”.

E também, em 1 Crônicas 11:4-5, “Os jebuseus que moravam ali disseram a Davi: Você não vai entrar aqui. No entanto, Davi capturou a fortaleza de Sião que é a Cidade de Davi.”

E em 2 Crônicas 5:2, “Então Salomão convocou a Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para trazerem a arca da aliança do Senhor de Sião, a Cidade de Davi.”

Com base nesses versículos, Sião desempenha um papel importante e significativo na Bíblia e na história e vida de nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo antes de sua vinda aqui na terra. Vamos ler mais a Bíblia e discutir o quão importante Sião é para nossas vidas.

O significado físico de Sião

O primeiro e óbvio significado de Sião é que é uma cidade fisicamente localizada no topo de uma colina fora dos muros de Jerusalém. Também está associado ao Templo do Monte e também ao Monte Ocidental. Além disso, Israel também é referido como Monte Sião.

Com esse entendimento, podemos dizer que Sião é tangível. Pode ser visto, e pode até ser vivido.

Mas, à medida que analisamos Zion, percebemos que não é apenas uma cidade tangível. É, de fato, uma cidade espiritual que faz parte de uma longa profecia da vinda do Senhor Jesus Cristo.

Sião é a Cidade de Davi e a “Cidade do nosso Deus”

Outra importância de Sião é que é a mesma que a Cidade de Davi, o que significa que é significativa porque o próprio Davi é muito significativo – muito significativo, de fato, porque sua linhagem era a linhagem profetizada de nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos ler esta profecia mencionada em 2 Samuel 7:12-16 dizendo que o Reino Eterno virá da linhagem de Davi.

“Quando seus dias terminarem e você descansar com seus antepassados, levantarei sua descendência para sucedê-lo, sua própria carne e sangue, e estabelecerei o reino dele. Ele é quem construirá uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei o trono do seu reino para sempre. Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele errar, eu o punirei com uma vara empunhada por homens, com açoites infligidos por mãos humanas. Mas meu amor nunca será tirado dele, como eu o tirei de Saul, a quem eu removi antes de você. Tua casa e teu reino durarão para sempre diante de mim; teu trono será estabelecido para sempre”.

Podemos ler isso nos Salmos dos Filhos de Corá, como está escrito no Salmo 48:

A beleza e os privilégios de Sião

Cântico. Salmo para os filhos de Corá

Grande é o Senhor e mui digno de louvor na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.Formoso de sítio e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei.Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio.

Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos.Viram-no e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir.Tremor ali os tomou, e dores, como de parturiente.Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental.Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre. (Selá)

Lembramo-nos, ó Deus, da tua benignidade no meio do teu templo.10 Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos confins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.11 Alegre-se o monte de Sião; alegrem-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos.

12 Rodeai Sião; cercai-a; contai as suas torres;13 notai bem os seus antemuros; observai os seus palácios, para que tudo narreis à geração seguinte.14 Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte.

Neste versículo, também vemos a descrição de Sião como sendo a Cidade do nosso Deus.

É a localização do governo de Cristo na Terra

Sião também é significativa porque muitos a consideram como o local do governo de Cristo durante o reino milenar. Em Apocalipse 12:5, está escrito: “Ela deu à luz um filho, um menino, que regerá todas as nações com cetro de ferro. E seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”.

Além disso, em Apocalipse 20:4-6:

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

Pois Deus salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Então as pessoas se estabelecerão lá e a possuirão; (Salmo 69:35).

Pois o Senhor reconstruirá Sião e aparecerá em sua glória (Salmo 102:16).

Grande é o Senhor em Sião; ele é exaltado sobre todas as nações (Sl 99:2). 

Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, fomos como aqueles que sonharam (Salmo 126:1).

É como se o orvalho do Hermon caísse no monte Sião. Pois ali o Senhor concede sua bênção, e vida para sempre (Salmo 133:3).

Podemos ler através desses versículos que Sião é o lugar onde Deus concede Sua bênção e uma delas é nosso Salvador, Jesus.

Sião é a Jerusalém Eterna Espiritual e Futura

Outro significado de Sião é que ela é a futura Jerusalém eterna e que é um lugar espiritual.

Em Isaías 35:10, está escrito: “E os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos; alegria eterna estará sobre suas cabeças; eles alcançarão alegria e alegria, e a tristeza e o gemido fugirão”.

E no Salmo 128:5: “Que o Senhor te abençoe desde Sião; que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias de sua vida”.

Nesses versículos, podemos ler que Deus dá prosperidade sobre Jerusalém ao abençoar Sião. Isso é parte de Sua promessa para Suas criações, que o dia nascerá e as vidas prosperarão.

O significado de Sião pode ser enumerado em quatro declarações:

1. Tem significado físico pelo qual é a Cidade fora de Jerusalém ou Israel ou Templo do Monte ou a Colina Ocidental.

2. É a Cidade de Davi, descendente de Cristo.

3. É também a Cidade do nosso Deus e o local do governo de Cristo na terra.

4. Por último, é um local espiritual e uma Jerusalém eterna.

Porque o monte Sião não se abala?

OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Salmo 125:1

Quem caminha pela fé tem segurança e estabilidade espiritual. A cidade de Judá era forte e segura porque estava construída sobre rochas sólidas. Além disso, tinha muralhas e o templo de Jeová. Deus habitava no meio do povo.

Nós somos como o monte Sião, edificados sobre Jesus Cristo, uma rocha firme. Ele nos protege e nos dá misericórdia. Por causa da nossa fé, não seremos abalados. Estamos firmes na graça e na vontade de Deus. Ele nos mantém firmes para realizar Sua obra.

Quando confiamos em nós mesmos e deixamos Deus de lado, vacilamos e caímos.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo