3 Significados Essenciais da Evangelização que Você Precisa Saber
A evangelização foi o “ide” mais importante do Senhor à sua igreja, porém, apesar de tão clara e expressa a ordem de nosso Senhor Jesus, muitas pessoas não têm noção do que significa evangelizar, e poucas sabem o que significa trabalhar pela libertação de almas cativas do inimigo de nossas almas. Pensando nisso, resolvi elaborar este artigo trazendo 3 significados que você precisa aprender sobre evangelização.
Aproveite ao máximo as lições e guarde em seu coração para toda vida.
O que significa a palavra “Evangelização”?
A palavra “evangelização” tem sua origem no grego “euangélion” que, posteriormente, originou o termo latino “evangelizare”, e ambos significam: “Boas Novas“.
Evangelizar é o ato de repassar as virtudes e a fé nos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, transmitir a palavra com poder e graça, tendo o exemplo pessoal de vida como fator relevante. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e o “ouvir a palavra de Deus” (Rm 10:17).
Evangelizar é mostrar ao mundo onde se revela a Justiça de Deus, e a Bíblia diz que ela se revela no evangelho (Rm 1:16-17).
Assim, podemos resumir o conceito de evangelização dizendo que “é o ato de transmitir as boas novas de justiça do Eterno em um mundo corrompido e perverso através da palavra de Deus”.
Amado(a), agora, categoricamente, confira os 3 significados que você precisa saber sobre evangelização.
1. Evangelizar é “arrebatar almas do fogo” da condenação
Judas, em sua carta, se referiu a nós como agentes que tiram às almas do fogo, ele diz:
…salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
Judas 23
Ele compara o ato de evangelizar como, literalmente, “arrebatar” uma pessoa do fogo. Para entendermos essa metáfora de “arrebatando-os do fogo”, precisamos ir às raízes do termo original.
A palavra para arrebatamento no original é “harpazo”. Esse termo é usado para descrever as atitudes de ladrões e aves de rapina, pois ambos se apropriam de suas presas de maneira furtiva.
Assim, em toda a Bíblia sagrada, a palavra “arrebatar” se refere a uma atitude violenta. No contexto que estamos estudando, ela pode ser aplicada à forma como devemos aproveitar o tempo para a pregação do evangelho, ou seja, como o apóstolo Paulo disse a Timóteo, “a tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4:1-2).
Evangelizar na expressão “arrebatar do fogo” está relacionado à atitude rápida e eficiente da pregação do evangelho. Ou seja, quando pregamos para qualquer pessoa, estamos literalmente executando uma missão de resgate de uma vida prestes a se queimar.
Além disso, isso alude a uma mudança radical de vida, ou seja, um abandono total em relação às coisas mundanas. Não dá para ser salvo andando com as mesmas vestes “manchadas de carne” depois de professar Jesus.
2. Despertar os que dormem na ignorância e incredulidade
O apóstolo Paulo disse em sua carta aos Efésios:
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Efésios 5:14
O fato é que todos aqueles que vivem sem Jesus estão mortos em seus delitos e pecados (Ef 2:1), presos por toda malícia, engano e avareza; coisas estas que levarão muitas pessoas para longe do reino de Deus (Gl 5:21), terminando, por fim, juntamente com todo o inferno, indo parar dentro do lago de fogo (Ap 20:15).
A missão de evangelizar, neste sentido, é despertar às almas. A pessoa que dorme não quer ser despertada, pelo menos essa é a realidade. Todavia se nós acordarmos alguém que mora em uma casa que está prestes a ser destruída por um deslizamento de terra, tal pessoa irá ser eternamente grata.
Quantas pessoas ignoravam os irmãos que despertaram-lhes do sono do pecado e, hoje, se emocionam com a graça salvadora de Deus? Continuemos despertando às pessoas com a mensagem da cruz.
3. Mostrar ao pecador a sua doença e também o remédio certo
Uma vez, no deserto, o povo de Israel murmurou contra Deus. Seus modos iraram o Senhor, e logo veio o castigo. O Eterno enviou serpentes abrasadoras que morderam e acabaram matando alguns deles.
Moisés ora ao Senhor, e Ele ordena construir uma serpente de metal para colocar em um poste alto. Cada pessoa que era picada e sentia os efeitos do veneno ia e olhava para aquela serpente de metal, recebendo a cura instantaneamente (Nm 21.4-9).
Já no novo testamento, 1400 anos depois, Jesus se apresenta como aquele a quem a serpente tipificava, “o que sara o mundo doente pelos efeitos do pecado”, dizendo:
Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:14-17
Perceba que esta passagem de João é uma das mais lindas dos evangelhos, e ela alude, justamente, a um Deus que vem curar as pessoas doentes espiritualmente.
Aquele que evangeliza é como um médico e deve mostrar a doença e o remédio certo às pessoas. Por isso deve manejar bem a palavra da verdade para não apresentar um evangelho de mentiras (2 Tm 2:2).
Considerações finais
A evangelização e a obra mais nobre da igreja, portanto façamos jus ao nosso chamado no sentido de fazer com amor e dedicação. Primordialmente, quero que você saiba que o evangelismo é precedido pelo “vinde”. Jesus disse a Pedro e a André, seu irmão: “Vinde a mim, e eu vos farei pescadores de Homens” (Mt 4:18-19).
Quando estava prestes a subir aos céus, o Senhor também advertiu os discípulos a ficaram em Jerusalém aguardando o derramamento do Espírito Santo (At 1:4-8). O homem pode pregar várias horas, mas só o Espírito Santo para convencer um homem de pecado e só Ele pode visitar os corações com poder e cura.
Se gostou deste post, então continue lendo em nosso site: