10 versículos da Bíblia para curar e restaurar um casamento problemático

Todos os casamentos enfrentam problemas em um ponto. Somos todos humanos em um relacionamento, enfrentamos desentendimentos e pecados. 

Quando estamos lutando com um casamento conturbado, onde podemos encontrar esperança? 

A Bíblia oferece versículos que podem ajudar a salvar seu casamento desfeito, com a obra do Espírito Santo. Quando você sentir as tensões aumentarem, permita que Deus fale ao seu coração através desses versículos. 

Pois, na verdade, é somente a graça de Deus que pode redimir mágoas profundas, que às vezes nos levam ao ponto em que nosso casamento parece estar fracassando. 

No entanto, vamos explorar alguns versículos da bíblia sobre restauração do casamento, e como podemos aplicá-las em nossas vidas. 

Versículos da Bíblia para salvar o casamento

1. Provérbios 15:1

A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

Você já ficou tão zangado com seu cônjuge não pelo que ele disse, mas como ele se expressou? 

Provérbios ilustra claramente essa verdade prática: o tom que usamos em nossa conversa diária pode ter um efeito pesado no tipo de resposta que recebemos das pessoas ao nosso redor. 

Na vida de casado, o conflito tende a começar no subtexto de nossas interações. Um tom cortante, olhos revirados, uma resposta curta ou até mesmo uma troca apressada, podem ser o gatilho para um grande conflito.

Temos que estar atentos para não deixar que respostas descuidadas roubem a ternura e a alegria de nossos casamentos. 

Contudo, seja rápido em ouvir quando seu cônjuge comentar sobre seu tom. É fácil deixar sua raiva subir assim que seu cônjuge comenta sobre seu mau humor ou falta de graça no tom que você está adotando. 

Ao invés, de ver suas observações como um convite para lutar, veja como uma bandeira vermelha, que lhe diz que é hora de parar e considerar o estado do seu coração.

2. Colossenses 3:12 

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”.

Se perdemos a conexão com nosso cônjuge, uma maneira de reconstruir o que tínhamos, é conectando-nos de coração a coração; o que significa conectar-se emocionalmente antes de qualquer outra coisa. 

Para conseguir isso, precisamos antes de tudo, do poder de Deus que nos dá ternura, gentileza, bondade, humildade e muita paciência que está listada em Colossenses.

Enquanto, todos nós aspiramos oferecer a nossos cônjuges esse tipo de resposta, sem a ajuda de Jesus, nossa natureza humana egoísta e impaciente vence muito mais do que gostaríamos.

Quando você optar por falar, use palavras afirmativas que os deixem saber que você os ouve e veja que eles estão sobrecarregados. Lembre-os de que você está na equipe deles e, mesmo que o que eles enfrentem seja um desafio, eles não estão sozinhos. 

Versículos da bíblia sobre restauração de casamento

3. Efésios 4:32 

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.

Você sabe quantas vezes, você tem que pedir desculpas à mesma pessoa, para permanecer conectado ao longo da vida? A resposta é, muitas vezes. A luta é que essas “desculpas” se tornam mais difíceis de serem ditas e ainda mais difíceis de serem aceitas. A raiz de amargura começa a se formar, em vez do perdão.

Porém, não desanime e não pare de se desculpar, só por achar que suas palavras não têm efeito. Desculpas nunca deixarão de ser necessárias em um relacionamento comprometido. Ainda mais do que isso, continue perdoando. 

Jesus disse que perdoamos infinitamente, e Ele certamente tinha o casamento em mente, quando deu esse conselho. Não é fácil, mas viver uma vida juntos, significa um milhão de desculpas e um milhão e uma vezes para perdoar!

4. Hebreus 10: 24-25

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia“.

Todos nós já ouvimos o ditado “é preciso uma aldeia” quando se trata de crianças. O mesmo é verdade para casamentos fortes, saudáveis ​​e piedosos. A responsabilidade é vital para um casamento saudável e particularmente importante, quando você está trabalhando para restaurar os espaços quebrados do seu casamento.

Por temporadas, sua aldeia pode até ser um conselheiro cristão profissional. O poder de se encontrar com um profissional com a intenção definida de fazer melhor, em amar um ao outro é inacreditável.

Quando o casamento atinge uma parte da vida que nos tira o fôlego; é não desistir de pedir reforços. Na verdade, Deus honra quando estendemos a mão para encontrar sabedoria. Não tenha medo de crescer a sua aldeia!

Pode exigir um sacrifício de tempo ou vulnerabilidade, mas pode fazer toda a diferença na hora de lutar para restaurar seu relacionamento. 

Versículos da Bíblia para o casamento fracassado

5. O Salmos 56:3 

Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti”.

Quando estamos enfrentando a mágoa do fracasso em nosso relacionamento, o medo pode se tornar nosso companheiro. Medo do futuro, medo de continuar errando, medo de que Deus ou outros possam se decepcionar com você, e a lista continua.

A simples verdade de que quando estamos com medo, devemos confiar em que Deus pode ajudar, a nos dar uma perspectiva adequada, nesses momentos difíceis. 

Deus está com você nesta provação e não o deixará nem o abandonará, não importa o que o futuro, reserve.

6. Provérbios 10:28 

A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.”.

A vida é séria o suficiente, como casais, precisamos ser lembrados de rir juntos, para ajudar a aliviar a tensão, que um casamento fracassado mantém. O riso é um grande lembrete da alegria de estarmos juntos.

Na Bíblia, vemos portanto, Neemias encorajando o povo, dizendo-lhes que a alegria do Senhor é a sua força. No entanto, a força não é encontrada em estar tão ocupado ou tão organizado, que você não tenha tempo para abrir um sorriso. A força vem quando desaceleramos o suficiente, para experimentar a alegria de Deus em nossas vidas.

Se você estiver no limite, pare e lembre-se da última vez que você riu. Pense nas atividades e memórias que uniram você e seu cônjuge para começar. 

Afinal, comprometa-se a fazer coisas que tragam sorrisos para seus rostos novamente.

Versículos da bíblia para um casamento problemático

7. 1 Coríntios 8:1 

ORA, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.”

O conhecimento se concentra em vencer, estar certo e, finalmente, em você. Contudo, o amor edifica as pessoas em sua vida. Quando nosso casamento está enfrentando problemas, precisamos parar de vencer em nossas conversas e concentrar em mostrar amor em nossas interações.

Pois, não temos nada se não tivermos amor. Quantas horas de discussões seriam poupadas, se pudéssemos captar o que o Apóstolo Paulo está tentando nos mostrar! 

Quando vivemos com amor, nossos relacionamentos vêm em primeiro lugar e nossas opiniões vêm por último.

8. 2 Coríntios 10:5

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”.

A batalha por um casamento cheio de alegria começa na mente. O estado de nosso casamento frequentemente reflete quão bem conhecemos nosso Deus. Quando estamos vivendo uma vida cheia do Espírito Santo, é então que podemos ver mais facilmente, quando nossas atitudes ou pensamentos não se alinham com as instruções de Cristo.

A fim de encontrar alegria em nosso relacionamento, temos que estar ligados com o Espírito Santo. Devemos permitir que o Espírito nos convença, quando nossos pensamentos não se alinham com a verdade da palavra de Deus, para o nosso casamento.

Paulo nos diz, que temos que realmente “ensinar” nossos pensamentos a obedecer a Cristo. 

Não podemos ser passivos sobre o que está acontecendo em nossas mentes. A maneira como conquistamos alegria para nossos casamentos é treinando nossas mentes para esperá-la. 

Versículos da Bíblia para curar um casamento desfeito

9. Romanos 13:8 

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.

A Bíblia ensina que temos uma obrigação uns para com os outros: que é o amor. Quando queremos curar o sentimento de não ser amado por nosso cônjuge, ajuda lembrar que seu marido ou esposa é seu vizinho mais próximo. Se você está oferecendo a eles os restos de seu humor, tempo e compromisso, então você não está seguindo as instruções de Deus para sua vida.

Se queremos, portanto, entrar no mesmo time como casais, temos que cultivar uma cultura de comunicação honesta e aberta em nossa casa. Concentre-se em comunicar os detalhes de todos os dias, sua gratidão um pelo outro e compartilhe abertamente como está se sentindo.

A comunicação aumenta a conexão, que leva a ser capaz de amar um ao outro, novamente.

10. Gálatas 6:2 

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”.

Para reconstruir a intimidade em nossos relacionamentos, é necessário oferecer respostas empáticas um ao outro. Os blocos de construção de um relacionamento sólido, acontecem nas pequenas propostas que fazemos ao longo do dia. 

É tão simples, quanto pausar gentilmente o que você está fazendo para ouvir plenamente as preocupações de seu cônjuge.

Opte sorrir, em vez de fazer cara feia quando as coisas não saem como planejado. É escolher responder calorosamente quando nossa outra metade chama nossa atenção. 

Afinal, um tom de amor cria confiança. Diz que, você está seguro para compartilhar, que está na mesma equipe e que está disposto a tentar entender o ponto de vista do outro.

Autora: Amanda Idleman 

Botão Voltar ao topo