12 Versículos da Bíblia sobre redenção

Estes versículos sobre redenção nos fazem pensar sobre quão grande sacrifício fez o Senhor por nós, para nos redimir do pecado.

Quando a vida fica difícil, tendemos a dizer que precisamos de uma pausa. No entanto, o que realmente precisamos, é da redenção. 

Em vez dar uma pausa momentânea da loucura que nos cerca, a redenção é a promessa de Deus de nos libertar do poder e da presença do pecado.

Para isso separamos alguns versículos da Bíblia sobre redenção, para você meditar.

Versículos da bíblia sobre redenção

1. Gênesis 3:15

“Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a descendência dela; ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

2. Êxodo 6:6-7 

“Diga, pois, aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e os tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e os livrarei da escravidão deles, e os resgatarei com braço estendido e com grandes atos de julgamento; eu os tomarei por meu povo, e eu serei seu Deus, e você saberá que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou de debaixo dos fardos de os egípcios”.

3. Números 24:17

“Eu o vejo, mas não agora; eu o contemplo, mas não de perto; uma estrela sairá de Jacó, e um cetro se levantará de Israel; ele esmagará a testa de Moabe e quebrará todos os filhos de Sete”.

4. Salmos 22: 24

“Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.”

5. Isaías 53 

“QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

6. Isaías 61:10-11

“Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.”

7. Lucas 1:30-32

“E o anjo lhe disse: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.”

8. Lucas 1:68 

“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”

9. Gálatas 3:13 

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós – porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” -“

10. Gálatas 4:4-7 

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos nossos corações, clamando: “Abba! Pai!” Então você não é mais um escravo, mas um filho, e se um filho, então um herdeiro por Deus.”

11. Tito 2:11-14 

“Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e às paixões mundanas, e a viver no presente século com moderação, retidão e piedade, esperando nossa bem-aventurada esperança, o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade e purificar para si um povo próprio, zeloso de boas obras”.

12. João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Plano da redenção na Bíblia

O conceito de redenção é central na Bíblia e está intimamente ligado à ideia de salvação e restauração da humanidade. Embora não haja um “plano” específico da redenção delineado em um único versículo ou capítulo, é possível traçar os principais elementos desse plano ao longo das Escrituras. Aqui estão alguns pontos chave:

Pecado e Queda: O plano da redenção começa com a queda da humanidade no pecado, conforme registrado no livro de Gênesis. Adão e Eva desobedeceram a Deus, introduzindo o pecado e a separação espiritual entre Deus e a humanidade.

Promessa Messiânica: Logo após a queda, Deus promete enviar um Salvador para redimir a humanidade. Esta promessa aparece pela primeira vez em Gênesis 3:15 e se desenvolve ao longo do Antigo Testamento, por meio de profecias e tipos de Cristo.

Jesus Cristo como Redentor: O cerne do plano da redenção é a obra de Jesus Cristo na cruz. Ele é o Redentor prometido, cujo sacrifício expiatório oferece a redenção para todos os que creem nele (João 3:16; Romanos 5:8; 1 João 4:9-10).

Arrependimento e Fé: A redenção é acessada através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo. As pessoas precisam se arrepender de seus pecados e a confiar na obra salvífica de Cristo na cruz para receber o perdão e a vida eterna.

Nova Vida em Cristo: Além da justificação pela fé, o plano da redenção inclui a santificação e a transformação contínua do caráter dos crentes pelo Espírito Santo (Romanos 12:2 e 2 Coríntios 5:17).

Restauração Final: O plano da redenção culmina na restauração final de todas as coisas, quando Cristo retornar e estabelecer seu reino de justiça e paz. Isso é descrito em passagens como Apocalipse 21-22, onde Deus cria um novo céu e uma nova terra, onde não haverá mais pecado, dor ou morte.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo