12 versículos para quando você não consegue dormir

Se você assim como eu já se pegou naquela noite em que tenta fechar os olhos para dormir, mas o sono não vem, estes versículos te ajudarão.

1. Filipenses 4:6-7

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

Com confiança, entregamos nossas preocupações a Deus em oração, recebendo em troca a paz que transcende todo entendimento.

2. Mateus 11:28-30

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Jesus oferece descanso para os sobrecarregados, convidando-nos a aprender com Ele e encontrar alívio em Sua paz.

3. Salmo 4:8

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.”

A segurança encontrada na presença de Deus nos permite dormir em paz, confiando em Sua proteção.

4. Tiago 4:8

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”

A proximidade com Deus requer sinceridade e purificação do coração, promovendo uma comunhão verdadeira.

Confira mais versículos bíblicos.

5. Isaías 30:15

“Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.”

A verdadeira força e salvação são encontradas em voltar-se para Deus em confiança e descanso.

6. Mateus 6:33-34

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Priorizando o Reino de Deus, podemos confiar que Ele cuidará das nossas necessidades diárias, e isso nos liberta da ansiedade pelo futuro.

7. Romanos 8:26

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Em nossas fraquezas, o Espírito Santo intercede por nós de maneira que vai além das nossas palavras.

8. Salmo 23:1-6

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

A confiança no cuidado do Senhor nos sustenta em todas as circunstâncias, trazendo conforto e segurança em meio às adversidades.

9. Salmo 91:1-2, 4

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei… Com as suas penas te cobrirá, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.”

Encontramos proteção e refúgio seguro na presença de Deus, onde Sua verdade nos guarda como um escudo.

10. Filipenses 4:8-9

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”

Enchendo nossas mentes com coisas nobres e virtuosas, experimentamos a paz que vem de Deus.

11. 1 Pedro 5:7

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Ao confiarmos nossas preocupações a Deus, experimentamos Sua constante preocupação e cuidado por nós.

12. Provérbios 3:5-6

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

A confiança total em Deus e a submissão à Sua vontade nos guiarão com sabedoria em todas as áreas da vida.

Espero que estas passagens bíblicas te ajude a encontrar paz e descanso em momentos de inquietação noturna.

Leia também: 31 Salmos para dormir bem a noite toda e relaxar a mente.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo