Estudo sobre Gideão: Lições sobre obedecer a voz de Deus
A história de Gideão está em Juízes 6-8. Quando a história de Gideão começa, os israelitas estão sendo aterrorizados pelos midianitas por sete anos. Os israelitas clamam ao Senhor por ajuda, e Deus os lembra de tudo o que fez por eles no passado.
A história de Gideão pode nos ensinar muito sobre obedecer a Deus mesmo quando duvidamos.
Quem foi Gideão e qual é a sua história?
Quando vemos Gideão, ele está debulhando trigo no fundo de um lagar. Este não é o lugar normal para debulhar trigo. Você normalmente debulha o trigo no campo. Mas Gideão estava com medo por causa do constante tumulto causado pelos midianitas.
Um anjo do Senhor aparece para Gideão e diz:
“O Senhor é contigo varão valoroso”
Gideão provavelmente estava sentindo exatamente o oposto de um guerreiro. Ele tinha medo de seu inimigo antes e agora ele ouve um anjo do Senhor. Provavelmente Gideão estava tremendo em suas sandálias e pensando: “Quem, eu?”
No entanto, ele reuniu coragem para perguntar ao Senhor por que Ele estava permitindo que os midianitas alcançassem seu povo.
O Senhor simplesmente disse:
“Vai nesta tua força”
“Vá com a força que você tem e salve Israel. Estou enviando para você!”
Gideão provavelmente se arrependeu de perguntar depois de ouvir a resposta do Senhor. O Senhor estava pedindo que ele salvasse seu povo? Como ele poderia fazer uma tarefa tão imensa? Ele era fraco e vinha de uma família de pessoas humildes.
O Senhor reiterou:
“Eu estarei contigo e você destruirá os midianitas facilmente”.
Gideão presumiu que não ia sair daquela prova. Então ele pediu ao Senhor para provar que Ele era realmente o Senhor. Ele queria provas, então pediu-lhe que esperasse ali enquanto preparava uma refeição sacrificial para trazer de volta ao Senhor.
O Senhor concordou e esperou que Gideão voltasse.
Ele trouxe a refeição de volta e a ofereceu ao Senhor. O anjo de Deus disse para colocar a refeição em uma pedra. Então o anjo tocou a carne e o pão com seu cajado e o fogo instantaneamente consumiu tudo. Um sinal incrível que fez Gideão se perguntar se ele iria morrer desde que viu o Senhor de perto.
O Senhor garantiu a Gideão que ele não morreria.
Gideão construiu um altar e chamou aquele local exato de Yahweh – Shalom ou “O Senhor é paz”.
O Senhor pediu-lhe para sacrificar um novilho como holocausto usando a madeira de um poste de Asherah como graveto.
Gideão obedeceu, mas preparou o sacrifício à noite porque tinha medo do que a casa de seu pai e os outros habitantes da cidade pensariam.
No dia seguinte, as pessoas da cidade vieram atrás daquele que destruiu o santuário a Baal. Eles perceberam que era Gideão, mas o pai de Gideão o defendeu.
Gideão pede um sinal
Mesmo depois de tudo isso, Gideão ainda duvidava que o Senhor pudesse usá-lo de maneira tão grandiosa. Como ele poderia resgatar Israel?
Gideão pediu outro sinal. Ele deixou um velo de lã na eira e pediu a Deus que o molhasse de orvalho pela manhã, mas deixasse o chão ao redor seco.
Deus fez isso em outro sinal.
Gideão não devia ter certeza ainda, então pediu outro sinal. Ele estendeu outro velo e pediu a Deus que o deixasse secar enquanto o solo se molhava de orvalho.
Deus fez isso em mais um sinal.
Gideão finalmente acreditou que o Senhor estava com ele, então reuniu seu exército e saiu em busca dos exércitos de Midiã.
Gideão e os 300
Mas o Senhor disse a Gideão uma coisa estranha, que ele tinha muitos guerreiros com ele. Se eles derrotassem o exército de Midiã, eles pensariam que era por causa de sua própria força, e eles se salvaram.
Deus disse a Gideão para dizer: “Quem é tímido e com medo pode deixar esta montanha e ir para casa”.
Com isso, 22.000 homens foram para casa e restaram 10.000 homens. Mais da metade do exército de Gideão estava com medo.
O Senhor ainda pensava que havia muitos guerreiros no exército de Gideão.
Então, Ele disse a Gideão para que os homens fossem ao riacho para tomar água. Alguns dos homens colocaram água nas mãos e beberam com a língua. Os outros homens se ajoelharam e beberam com a boca no riacho.
Apenas, 300 homens estavam no primeiro grupo. O Senhor disse que aqueles 300 homens seriam os que teriam vitória sobre os midianitas. O Senhor estava procurando os homens menos guerreiros para o trabalho. Esses homens seriam humildes, não orgulhosos, depois de uma vitória. Eles dariam o crédito a Deus por uma vitória.
A vitória de Gideão e a fidelidade de Deus
O Senhor disse que agora era hora de Gideão e seu pequeno exército lutarem contra os midianitas. Ele sabia que esses homens ainda teriam medo de ir, então Ele disse a alguns deles que fossem até o acampamento midianita e ouvissem silenciosamente o que o inimigo estava dizendo.
Eles os ouviram falar de um sonho que significava que Deus deu vitória a Gideão e aos israelitas. Os israelitas ainda não haviam começado a lutar e já estavam tendo o início de uma vitória. Seu inimigo estava começando a ter medo deles. Este foi outro sinal de Deus. Gideão ouviu esta profecia e se prostrou em adoração diante do Senhor.
Gideão foi encorajado a liderar seu exército agora. Ele liderou seus homens em uma investida ao redor do acampamento de Midiã, soprando chifres de carneiro e gritando:
“Pelo Senhor e por Gideão!”
Eles seguravam os chifres em suas mãos esquerdas e tochas acesas em suas mãos direitas. Eles gritaram novamente: “Uma espada para o Senhor e para Gideão!”
Então eles assistiram enquanto os midianitas se agitavam em pânico, procurando uma fuga.
Seu pânico até os levou a lutar uns contra os outros. Todos os midianitas fugiram para longe. O exército de Gideão venceu pela força do Senhor Deus. Midiã nunca se recuperou depois dessa embaraçosa derrota.
Gideão colecionou joias de ouro de sua cidade natal para fazer um éfode sagrado como um memorial ao que o Senhor havia feito por eles.
Durante o resto da vida de Gideão (cerca de 40 anos) houve paz na terra de Israel. Mas depois que Gideão morreu, o povo se esqueceu do Senhor seu Deus, que os livrou do inimigo.
Eles adoraram o memorial que Gideão fez e o atribuíram a Baal em vez de seu verdadeiro Deus. Eles esqueceram seu verdadeiro Deus, bem como o legado de Gideão.
Mas Deus não esqueceu. Ele se lembrou das realizações de Gideão em seu memorial da fé em Hebreus 11, onde Gideão é mencionado pelo nome no versículo 32.
“Quanto mais preciso dizer? Levaria muito tempo para contar as histórias da fé de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e todos os profetas”. (Hebreus 11:32)
O que podemos aprender com a história de Gideão?
Gideão recuou e se escondeu quando viu o mal. Também costumo duvidar e me esconder quando vejo coisas ruins acontecendo. Em um mundo caído, coisas ruins são inevitáveis.
A vida pode ser assustadora, e eu tendo a querer me esconder. É fácil sentir dúvidas mesmo quando estou tentando fazer a vontade de Deus. O desconhecido é assustador. Estou relutante, mas Deus está comigo. Ele me ajudará a superar minhas dúvidas.
As pessoas fazem coisas ruins. Deus não é cúmplice disso. Ele odeia o mal.
Uma coisa que podemos fazer é orar por eles. A oração é o primeiro passo para nós e o mais importante. Deus pode usar a oração para mudar as circunstâncias.
Não me sinto à altura de uma tarefa, mas o Senhor diz que está comigo. Eu obedeço, então Ele me conduz e faz as coisas funcionarem.
Gideão precisava lembrar que Deus estava com ele. Eu preciso lembrar que Deus está comigo, e estará convosco todos os dias.
Também não há problema em pedir um sinal às vezes. Preciso de confirmação de que é realmente a voz de Deus que estou ouvindo.
Outras vozes podem ficar presas na minha cabeça, como as mentiras do mundo, o inimigo e meus próprios anseios e desejos enganosos. Assim, posso orar por um sinal e perguntar ao Senhor se é realmente Ele que estou ouvindo.
Como saber quando estou ouvindo de Deus?
1. Pergunte a si mesmo se isso se alinha com a palavra escrita na Bíblia Sagrada. Deus nunca vai me dizer para fazer algo que contradiga a sua Palavra.
2. Obtenha conselhos de outros cristãos que também lêem a Palavra de Deus. Outras pessoas podem dar uma nova perspectiva.
3. Ore pela paz de Deus para confirmar se está realmente ouvindo a sua voz. Deus não é deus de confusão. Ele quer que eu descanse enquanto Ele me guia.
O Senhor geralmente não quer que os guerreiros do mundo façam Sua vontade. Eles normalmente levam o crédito para si mesmos.
Deus quer pessoas humildes, pessoas que sabem que cometem erros, ou seja, pessoas que sabem que precisam de Deus.
Deus não nos fez para ter uma mente independente. Ele nos criou para dependermos Dele como uma ovelha precisa desesperadamente de um pastor.
Finalmente, quando o Senhor me dá uma vitória, preciso lembrar e recontar essa vitória anos depois.
As pessoas tendem a esquecer o Senhor seu Deus mesmo depois que Ele as resgata de seu inimigo.
As pessoas tendem a adorar o que parece mais relativo a suas vidas terrenas diárias, e tendem a esquecer o que é relevante para seu bem-estar eterno.
Gideão superou suas dúvidas e obedeceu a Deus.
Mesmo quando estou no meio de minhas dúvidas e medos, Deus está indo na minha frente preparando o caminho para a vitória.
Portanto, lembre-se:
- De tudo o que Deus já fez por você.
- Confie que Deus está contigo, enquanto você caminha.
- Não esqueça que Deus foi o motivo das suas vitórias.