A Glória da Graça de Deus

Texto do sermão: Ezequiel 16:1-14

Introdução:

Neste texto, Deus está lidando com a cidade de Jerusalém, que, mais uma vez, mergulhou na idolatria. O Senhor busca trazê-los de volta para Si, recordando-lhes Seu imenso amor e as maravilhas realizadas por Ele em favor deles, neles e por meio deles.

É uma declaração marcante da graça de Deus em nome do povo de Jerusalém. Deus lembra a eles que eram insignificantes quando os encontrou.

Utilizando a imagem de um bebê abandonado pelos pais, Ele mostra que Jerusalém não era amada, era indesejada e estava beira da morte. Contudo, Deus os acolheu, abençoou e os elevou à grandeza entre as cidades do mundo. Sua atuação na vida de Jerusalém pode se resumir em uma palavra: Graça!

Entretanto, há outra imagem aqui. Nestes versículos, vemos retratada a graça de Deus conforme revelada na vida de todos que depositam sua fé Nele para a salvação. Eles estão repletos de vitaminas espirituais que nos fortalecerão se as absorvermos e permitirmos.

Hoje, quero dedicar alguns minutos para examinar essa passagem incrível e pregar sobre “A Glória da Graça de Deus“.

Mas, antes quero começar lembrando:

  • Você que é o que é pela graça (1 Coríntios 15:10);
  • A graça é o meio de nossa salvação (Efésios 2:8-9);
  • Ela nos mantém seguros (1 Pedro 1:5);
  • E nos auxilia a cada dia (2 Coríntios 12:9).
  • Até mesmo aqueles que estão perdidos nesta congregação devem tudo à graça de Deus!

Com isso em mente, examinemos juntos esta passagem que destaca a tremenda graça de Deus “A Glória da Graça de Deus”.

I. HÁ UMA CONDIÇÃO MÁ (V 1-5)

Na descrição dessa criança indefesa, temos uma imagem perfeita de como todos nós éramos antes da salvação. Se você está perdido, saiba que esta é uma representação de como você está agora. É realmente a descrição de uma condição miserável.

A. Como pecadores perdidos, éramos impuros

Esta criança nunca havia sido lavada. (Romanos 3:10, 23; Isaías 64:6).

Nossos pecados criaram um grande abismo entre nós e Deus, (Isaías 59:2).

Estávamos separados Dele aqui e condenados a separação eterna no fogo do Inferno, 2 Tes. 1:8-9.

Precisávamos, portanto, de uma lavagem espiritual!

B. Como pecadores perdidos, não nos importamos

Esta criança nunca teve seu umbigo cortado, nem lavado ou enfaixado. Ninguém se importava se ela vivia ou morria! Parece que todos ao redor deste pequeno bebê odiavam isso a ponto de cometer infanticídio, (v. 5c).

Satanás, o mundo e muitos em nossas próprias famílias não se importavam conosco! É por isso que a Bíblia diz que “o caminho do transgressor é difícil“, (Provérbios 13:15).

Muitos eram como Davi quando Ele disse: “Ninguém se importava com a minha alma.“, (Salmo 142:4).

C. Como pecadores perdidos, estávamos despidos

Esta criança se encontrava jogada nua em um campo aberto e exposta.

Estávamos vestidos com os trapos de nossos pecados, mas aos olhos de Deus nossas vidas estavam nuas e abertas para ele.

Ficamos em toda a vergonha dos nossos pecados, (Salmo 139:7-12, Heb. 4:13).

D. Como pecadores perdidos, ninguém nos queria

Ninguém queria esta criança. Nem a mãe nem o pai a reivindicariam como sua.

Como esta criança, fomos lançados no mar do tempo por Satanás e pelos nossos próprios pecados. Ficamos órfãos e sozinhos neste mundo sem Deus, (Efésios 2:12).

Ah, havia familiares e amigos ao nosso redor, mas eles nunca poderiam satisfazer os anseios profundos da alma. Precisávamos daquilo que não tínhamos, um relacionamento com Deus.

E. Como pecadores perdidos, nossa situação era incontrolável

Este bebê recém-nascido estava totalmente impotente para mudar sua condição. Se ninguém interferisse, então esta criança certamente morreria.

Meus amigos, quando estávamos perdidos, estávamos em uma forma que não poderíamos mudar! Não conseguimos nos salvar.

Não poderíamos trazer vida aos nossos corações mortos. E não poderíamos chegar a Deus sozinhos! Estávamos desamparados!

Esta é a condição de todos que estão fora de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo neste momento. Você, como este bebezinho, e assim como eu costumava ser, está totalmente impotente para se salvar de uma eternidade no Inferno.

Algumas dessas coisas são verdadeiras sobre você. Você está em uma situação miserável esta manhã e precisa ser salvo pela graça de Deus.

Se a história terminasse aqui, seria muito triste. Felizmente, há mais para contar.

II. HÁ UMA COMPAIXÃO MARAVILHOSA (v. 6-9)

Deus se retrata como Alguém que passa. Que vê a criança e se abaixa para resgatá-la de uma morte certa. Nesta imagem, podemos ver o que o Senhor fez por todos que depositam sua fé Nele.

A. Ele veio até nós

Sabendo da incapacidade desta criança de vir até Ele, Deus deu o primeiro passo.

Estou grato esta manhã por Deus saber sobre nossa condição. Sou grato por Ele sempre dar os primeiros passos na salvação, João 6:44.

Encoraja meu coração esta manhã saber que o Senhor é Aquele que hoje busca e salva os pecadores, Lucas 19:10; 1Tm. 1:15.

Lembro-me da minha condição quando fui salvo. Eu não estava procurando por Ele, mas graças a Deus, Ele estava procurando por mim!

B. Ele teve compaixão de nós

O Senhor viu esta criancinha e a amou e soube instantaneamente o que tinha que ser feito para resgatá-la. Ele sabia o que fazer e o fez!

Graças a Deus, em apesar de nossos pecados e de nossa condição miserável, Deus ainda nos ama! Ele olhou para o homem pecador e viu o que precisava ser feito e o fez.

Ele pagou um grande preço para tornar a salvação disponível para você e para mim – Romanos 5:8 (João 3:16. A resposta de Deus para as nossas necessidades foi a cruz do Calvário.

C. Ele nos ordenou que vivêssemos

O Senhor diz a esta criança para viver. Sua ordem é a mesma para nós. Quando Ele vem a nós em graça e nós respondemos a Ele com fé, Sua ordem para nós é que vivamos.

Ele não nos salvou para nos ver morrer, Ele nos dá a vida eterna através de Seu Filho, o Senhor Jesus, João 6:47; João 3:16.

Deus pega aqueles que estão mortos em seus pecados e os faz viver através do sangue de Seu Filho.

D. Ele nos cobriu consigo mesmo

O Senhor se abaixou e estendeu Sua saia sobre esta criança, cobrindo assim sua nudez.

Quando fomos salvos, também fomos cobertos pelo Senhor. Entramos em um lugar de abrigo onde estaremos para sempre cobertos pelo Senhor.

Neste abrigo, estamos a salvo de Sua ira, Rom. 5:9. Estamos protegidos do Inferno, João 10:28. Estamos protegidos daqueles que nos prejudicariam – Salmo. 57:1

E. Ele nos reivindicou como seus

A abertura da saia sobre outra era usada para reivindicar aquela como sua.

Quando fomos salvos, também fomos reivindicados pelo Senhor. Ele nos adotou em Sua família, Ef. 1:5, e nós somos Seus para sempre, João 6:37.

Antigamente éramos indesejados, descuidados e não reclamados, agora fomos aceitos por Deus e somos Seus, Ilustração: Hebreus 11:16.)

F. Ele fez uma aliança conosco

Deus fez uma aliança com este que Ele havia reivindicado.

Quando o Senhor nos salvou, Ele também fez uma aliança conosco. Ele nos deu uma salvação que é eterna e que nunca passará. Uma vez que você é Dele, será sempre sua!

G. Ele nos limpou

Deus pegou esta que Ele amava e “lavou completamente” dela todas as impurezas. Quando Deus salvou sua alma, Ele lavou você de forma absoluta, perfeita e pura! Ele fez certo – III João 1:7; Sal. 103:12; Miquéias 7:19.

H. Ele nos curou

O óleo também é uma figura do Espírito Santo.

Quando o Senhor nos salvou, Ele nos curou da velha vida. Fomos curados da maldição da nossa natureza pecaminosa e fomos feitos novas criaturas pelo poder de Deus – 2 Cor. 5:17.

I. Ele nos consagrou

Quando o Senhor nos salvou, Ele colocou Seu Espírito em nós, 1 Cor. 12:13. ROM. 8:9.

No momento da salvação, nos tornamos Templos vivos de Deus, 1 Cor. 3:17; 6:19.

Como tal, somos separados para Seu uso e consagrados para Sua glória. Portanto, não temos o direito de fazer nada com a nossa vida, ou com este corpo, que não glorifique o Senhor Deus dos Céus.

Como você pode ver, todos que foram salvos pela graça foram abençoados com tremendos dons da graça. No entanto, não para por aí.

III. HÁ UMA MUDANÇA MARAVILHOSA (v. 10-14)

A. Nós fomos vestidos (V 10a)

Este versículo nos diz que o Senhor vestiu Sua escolhida com as melhores roupas. Ele a vestiu de glória e beleza. Ele fez a mesma coisa por você e por mim.

Tudo o que podemos ver hoje são essas aparências externas. Os corpos e estas roupas são tudo o que podemos ver com os nossos olhos humanos.

Se pudéssemos ver com os olhos de Deus esta manhã, veríamos que cada filho de Deus foi gloriosamente vestido pelo Senhor acima!

No momento da salvação, estávamos revestidos da justiça do próprio Jesus Cristo, Isa. 61:10; Fil. 3:9; ROM. 3:22; Garota. 3:27.

O manto que foi dado ao Pródigo – Lucas 15:22

B. Fomos feitos bonitos (v.11-14)

Este versículo descreve todas as coisas que Deus lhe deu e a abençoou para fazê-la ter a melhor aparência possível. Ele a pegou, mudou-a completamente e fez de sua vida uma coisa de grande beleza.

Ele fez o mesmo por todos os Seus santos. Ao nos salvar, nos abençoar, nos mudar, nos presentear e nos usar, Ele nos tornou muito melhores do que jamais poderíamos ter sido de outra forma.

Ele pode pegar as vidas mais miseráveis ​​e transformá-las em troféus de Sua graça e poder.

Quando Deus salva uma alma, é o maior milagre que Ele poderia realizar! Quando Ele entra, há uma mudança drástica naquela vida.

O Senhor tomou esta mulher e fez dela Sua rainha. Ele a abençoou e a levantou para sentar-se com Ele em Seu trono. Ele literalmente coroou a vida dela com Sua glória. Fez isso por Seus santos também.

Ele nos salvou pela Sua graça e prometeu estar conosco durante todo o caminho para casa. Então, quando chegarmos em casa, o Senhor nos levará e nos recompensará pelas coisas que fizemos por Ele ao longo do caminho.

Coisas que Ele nos capacitou a fazer, coisas que Ele nos deu para fazer e coisas que Ele nos permitiu fazer e ainda vai nos recompensar – Apocalipse 22:12.

Haverá coroas para lançar aos Seus pés quando chegarmos em casa – Apocalipse 4:1-11.

D. Nós Fomos Mudados (v.14)

O Senhor diz a esta que houve um dia em que ninguém se importava e ninguém queria nada com ela. Mas, Ele veio até ela e fez a diferença nele e agora ela é a inveja do mundo. Ele fez uma mudança nela e todo o mundo queria o que ela tinha.

Que imagem do que o Senhor fez por você e por mim! Quando Ele nos encontrou, não éramos amados, desejados ou cuidados, mas Ele nos amou, cuidou de nós, Ele nos quis!

Quando Ele veio até nós, Ele nos mudou pelo Seu grande poder e nos fez novas criaturas através da Sua graça, 2 Cor. 5:17. Agora somos diferentes do que éramos antes.

Agora, outros nos olham com inveja.

  • Eles podem nunca admitir isso, mas adorariam ter a nossa paz.
  • Eles adorariam ter uma nova vida como a nossa.
  • Eles adorariam ter um relacionamento com Deus.
  • Eles adorariam experimentar o mesmo tipo de mudança que nós experimentamos.
  • Eles podem, se vierem a Jesus para a salvação, como nós mesmos fizemos.

Conclusão deste sermão em Ezequiel 16

O Senhor pegou um monte de pessoas indesejadas, salvou-as pela Sua graça e diz que aqui está o que a graça pode fazer por você!

Amigo, não sei onde esta mensagem o encontra hoje. Você pode se identificar com aquele bebezinho jogado fora e deixado para morrer.

Pode se sentir mal amado, descuidado e indesejado hoje. Deixe-me encorajá-lo por um minuto. Jesus te ama. Tanto que Ele foi para a cruz e morreu pelos seus pecados.

Santos de Deus, se continuarmos lendo este capítulo, descobrimos que Jerusalém recebeu essas bênçãos do Senhor e as desprezou.

Diz no versículo 15 que eles se prostituíram contra Deus, correndo atrás e servindo outros deuses.

Será que não estamos fazendo a mesma coisa? Mas, após ouvir esta pregação, quem sabe seu coração deseja se voltar mais para o Senhor.

Então venha hoje! Pois, assim como Ele salva o pecador, Ele também restaura os santos. Ele irá perdoá-lo se você vier a Ele, 1 João 1:9.

Seja qual for a necessidade, há ajuda e esperança na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Se gostou, então confira mais esboços de pregação.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Muito Boa as Pregação estou cada vez fortalecida, um conteúdo maravilhoso vocês estam de parabéns que Deus abençoe cada um de vocês. Me ajuda muito nas pregação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress