ABANADOR – Significado

ABANADOR – A forma substantiva é usada duas vezes tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento (Isaías 30:24; Jeremias 15:7; Mateus 3:12; Lucas 3:17). O significado em todos os usos é simplesmente “pá”. O termo hebraico “mizreh” é definido como uma pá ou forquilha para ventilar o trigo, provavelmente com seis dentes, e o termo grego “ptuún” é aplicado para a pá de joeirar, usado para lançar os grãos ao vento. Veja também “Forquilha” e “Agricultura“.

As formas do verbo “zara” são encontradas quatro vezes, traduzidas como “padejar” em várias versões (Isaías 41:16; Jeremias 4:11; 15:7; 51:2), significando “joeirar”. O verbo é usado figurativamente para “dispersar” um inimigo.

Versículos:

  • Isaías 30:24: “Os bois e os jumentinhos que lavram a terra comerão forragem, que foi joeirada com a e com a joeira.”
  • Jeremias 15:7: “E peneirarei a esse povo com peneira de vento nas portas da terra; privar-te-ei de filhos, destruirei o meu povo, pois não se converteu dos seus caminhos.”
  • Mateus 3:12: “A sua está na mão, e ele limpará a sua eira, e colocará o seu trigo no celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apagará.”
  • Lucas 3:17: “Cuja está na sua mão, e ele limpará completamente a sua eira, e colocará o trigo no seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apagará.”
  • Isaías 41:16: “Tu os joeirarás, e o vento os transportar, e o redemoinho os espalhará; mas tu te alegrarás no Senhor, e te glorificarás no Santo de Israel.”
  • Jeremias 4:11: “Naquele tempo se dirá a este povo e a Jerusalém: Um vento árido dos lugares altos do deserto veio ao caminho da filha do meu povo, não para joeirar, nem para limpar.”
  • Jeremias 51:2: “E enviarei à Babilônia que estranhos a joeirem; e esvaziarão a sua terra, porque virão contra ela ao redor no dia da calamidade.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!