4 lições do propósito da ascensão de Jesus
A ascensão de Jesus Cristo ao céu é um detalhe importante e significativo em sua história. É claro que o nascimento, ministério, morte e ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo são todos significativos, mas a ascensão é o que todos esses detalhes levam.
Onde a Bíblia descreve a ascensão de Jesus?
Depois de ressuscitar, em João 20:17. Jesus disse a Maria que não o tocasse porque Ele ainda não havia subido ao Pai.
Quando Ele ascendeu, Ele foi recebido no céu, e agora está sentado à direita de Deus.
Os Evangelhos mencionam pela primeira vez a ascensão em Marcos 16:19-20:
“Então, depois que o Senhor lhes falou, foi recebido no céu e sentou-se à direita de Deus. E eles saíram e pregaram por toda parte, o Senhor cooperando com eles, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram”.
Mais tarde, Lucas 24:51 descreve assim:
“E aconteceu que, enquanto os abençoava, foi separado deles e levado para o céu.”
Lucas voltou à ascensão em seu livro sobre os atos dos apóstolos:
“E, havendo ele falado estas coisas, enquanto eles o contemplavam, foi arrebatado; e uma nuvem o recebeu fora da vista deles”. (Atos 1:8-10)
1 Pedro 3:21-22 refere-se ao que aconteceu com Jesus depois que ele ascendeu:
“A ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao céu e está à direita de Deus; anjos e autoridades e poderes sendo-lhe sujeitos”.
O que aconteceu antes da ascensão de Jesus?
Após sua ressurreição e antes de sua ascensão, Jesus apareceu várias vezes. No primeiro dia da semana, quando Ele ressuscitou, Jesus apareceu a Maria Madalena, uma mulher de quem ele havia expulsado sete demônios (Marcos 16:9). Ele apareceu a duas outras pessoas que haviam falado com Maria Madalena e não acreditavam que ela tivesse visto Jesus.
Jesus também apareceu aos onze discípulos enquanto eles se reuniam para uma refeição. Jesus exortou os discípulos por sua incredulidade porque eles não acreditaram naqueles que o viram e falaram sobre isso (Marcos 16:14).
Antes de subir, Jesus dá instruções aos discípulos:
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem; Em meu nome expulsarão demônios: falarão novas línguas; Eles pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; porão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados”. (Marcos 16:15-17).
Existem várias interpretações do que a escritura acima significa. Paulo segurou uma cobra sem feri-lo (atos) e alguns cristãos tentaram imitar esse comportamento.
Eu não acho que devemos sair do nosso caminho para lidar com cobras. Acredito que Jesus quis dizer que lidaríamos com pessoas com comportamento de cobra e sairíamos bem.
Embora possamos fazer isso, e possamos escapar do envenenamento e curar os enfermos impondo nossas mãos sobre eles, esses detalhes não significam que devemos ser descuidados.
O que os anjos queriam dizer com Jesus voltará?
De acordo com as escrituras, Jesus estava aparecendo e desaparecendo por quarenta dias após sua ressurreição:
“Ao qual também se manifestou vivo, segundo a sua paixão, por muitas provas infalíveis, sendo visto deles por quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.” (Atos 1:3)
Ao fim daqueles quarenta dias, Jesus disse a seus discípulos que esperassem em Jerusalém pelo Espírito Santo:
“e, tendo ele falado estas coisas, enquanto eles olhavam, foi arrebatado; e uma nuvem o recebeu longe deles” (Atos 1:9).
Depois que Jesus deixou a terra pela última vez, aqueles que estavam com ele ainda olhavam para os céus. Enquanto observavam o céu, dois anjos apareceram vestidos de branco. Eles questionaram por que os homens da Galiléia estavam olhando para o céu. Eles lhes disseram:
“Este mesmo Jesus que dentre vós foi elevado ao céu, assim virá do modo como para o céu o vistes subir” (Atos 1:11).
Então, os anjos tentaram confortar os homens e deixá-los saber que Jesus está voltando novamente. Os homens deixaram o Monte chamado Oliveira e voltaram para Jerusalém para estar com outros crentes, incluindo Maria, a mãe de Jesus e os irmãos de Jesus.
4 lições do propósito da ascensão de Jesus ao céu
1. Jesus veio, e ele vai voltar
A ascensão nos ensina que Jesus precisava retornar ao céu e ocupar seu lugar de direito, pois ele foi enviado apenas por um breve período. Devemos ter evidências suficientes nas escrituras, testemunhos daqueles que o viram e fé em nossos corações de que Jesus existiu.
2. Não somos deixados sozinhos
A ascensão de Jesus Cristo é significativa porque a história nos mostra que Jesus não nos deixou sozinhos quando deixou a terra. Ele disse a seus discípulos que o Espírito Santo viria consolá-los depois que ele partisse. Hoje, somos dotados do poder de fazer muitas coisas porque Deus enviou o Consolador
3. Temos trabalho a fazer
A ascensão nos ensina que precisamos estar ocupados com o negócio de ganhar almas e cumprir qualquer ministério que Deus nos tenha chamado. Precisamos estar cientes de que Jesus voltará, mas não devemos ficar olhando, esperando a Sua volta. Devemos estar colhendo almas através de qualquer dom que Deus nos deu.
Como santos, também devemos estar preparados para o Seu retorno, pois não sabemos quando isso acontecerá. Não sabemos se somos a geração que verá seu retorno no céu, mas ainda devemos ter um espírito de expectativa e preparação.
4. Deus tem um plano para nossos dons
A ascensão também nos ensina sobre ordem. Jesus voltaria ao céu, e então o Consolador ou o Espírito Santo viria à terra. O Espírito Santo nos concede o poder de realizar milagres, assim como Jesus fez.
Muitas vezes, a dúvida obscurece nossos corações e mentes ao pensar que não podemos realizar façanhas. Claro, pessoas diferentes têm dons diferentes. “A manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito próprio”. (1 Coríntios 12:8-10)
Algumas pessoas têm o dom da fé. Eles podem acreditar em Deus para qualquer coisa. Algumas pessoas têm os dons de cura, profecia, discernimento de espíritos, etc. Sugiro a vocês hoje que devemos nos ocupar de descobrir nossos dons para que possamos usá-los para promover o reino de Deus.
Ouvi dizer que milagres acontecem em certas partes do mundo que alguns de nós não veem porque nossa fé não está nesse nível. Temos que sair de uma mente carnal e entrar em uma mente espiritual.
Às vezes as pessoas têm medo de acreditar em Deus para as coisas difíceis. Deus é o Deus das coisas fáceis e o Deus das coisas difíceis. Você só tem que acreditar. Quando acredito em Deus para o milagre, tento meditar sobre isso, ver isso em minha mente. É tão fácil não acreditar e se sentir derrotado, mas Deus quer que saibamos o quão grande Ele é e o que Ele pode fazer.
Não deixe que as pessoas diluam sua fé por causa de sua incredulidade. Se, embora possa crer, todas as coisas são possíveis aos que creem (Mc 9:23).