4 Benefícios da Oração Congregacional

A oração congregacional acontece quando todos que estão adorando juntos em um culto na igreja, e se unem em uma oração em grupo. 

Não importa quais sejam suas diferenças, todas as pessoas que estão participando do culto têm a oportunidade de se comunicar com Deus de forma unificada, por meio da oração congregacional. 

O que é oração congregacional?

A oração congregacional é uma prática de adoração que envolve todos os membros de uma congregação participando de um culto de adoração (presencial ou online) orando a Deus juntos. 

Os cristãos praticam a oração congregacional desde o início da igreja. 

“Eles se dedicaram ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e à oração”. ( Atos 2:42)

No entanto, a oração congregacional dá a todas as pessoas de uma congregação a oportunidade de expressar suas intenções e elevar suas vozes a Deus.

Aqui estão portanto, os 4 benefícios das orações congregacionais e como orar bem juntos.

Você e seus companheiros de adoração podem desfrutar de benefícios significativos orando juntos como congregação.

1. Sentimento de unidade

A oração congregacional destaca o fato de que todos fazemos parte da mesma família espiritual – irmãos e irmãs em Cristo, que estão ligados em amor ao nosso Pai celestial. 

Orar juntos pode fortalecer os  laços de união entre nós. 

Em João 17:22-23, Jesus ora assim: “Eu lhes dei a glória que me deste, para que sejam um como nós somos um – eu neles e vós em mim – para que possam ser levados à completa unidade. Então o mundo saberá que você me enviou e os amou assim como você me amou”. 

Praticar a oração compartilhada nos unifica durante o tempo em que estamos nos comunicando com Deus juntos, e pode nos inspirar com admiração que promove ainda mais união. 

Um estudo revela que experiências de adoração compartilhadas – incluindo oração congregacional – promovem mais paz, compaixão e consciência social na vida das pessoas. 

Outro estudo mostra também, que sentir admiração juntos em grupos diminui a polarização e aumenta o senso de comunidade, ajudando as pessoas a abraçar a humildade e a se sentirem conectadas umas às outras.

2. Encorajamento mútuo

Orar juntos encoraja simultaneamente todos os envolvidos. Quando nos comunicamos com nosso Criador mútuo em solidariedade uns com os outros, naturalmente experimentamos encorajamento à medida que o amor de Deus flui entre nós e nos fortalece a todos. 

“E vejamos como podemos nos estimular ao amor e às boas obras, não deixando de nos reunir, como alguns costumam fazer, mas encorajando um outro…“. (Hebreus 10:24-25)

Portanto, ao orarmos juntos, encorajamos uns aos outros, lembrando-nos da presença de Deus conosco, do amor de Deus por nós, do desejo de Deus de nos ouvir e da promessa de Deus de responder às nossas orações da maneira que for melhor para todos os envolvidos.

3. Um senso de propósito

Também podemos experimentar um senso de propósito mais forte como congregação ao orarmos corporativamente. 

Embora tenhamos a tendência de orar por nossos próprios propósitos quando oramos individualmente.

Em contrapartida focamos nos propósitos compartilhados durante as orações congregacionais. 

Esse foco além de nós mesmos alimenta uma motivação para deixar de lado nossas próprias agendas e buscar os propósitos de Deus. 

Afinal, a oração congregacional nos ajuda a descobrir a verdade que o versículo à seguir proclama:

E sabemos que em todas as coisas Deus opera para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8:28)

4. Orações respondidas

Após a oração congregacional, todos que se juntaram à oração podem ser abençoados pela forma como Deus a responde. 

“Depois de orarem, o lugar onde estavam reunidos tremeu. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”. (Atos 4:31)

Quer Deus responda ou não imediata e dramaticamente assim, sabemos portanto, que Deus sempre responde às orações . 

Sendo assim, todos que participam da oração congregacional experimentarão a bênção da resposta de Deus de alguma forma, no tempo certo.

Como os cristãos podem fazer orações congregacionais

Os cristãos podem orar juntos sempre que se reunirem. 

Não há limite para os tipos de orações congregacionais que são possíveis. 

No entanto, existem certos aspectos das orações em grupo que destacam seu valor. 

Por exemplo, quando o rei Salomão dedica o templo na Bíblia, juntando-se à oração congregacional. 

Estas palavras no final daquela longa oração expressam a essência de por que as orações congregacionais são valiosas:

Agora, meu Deus, que teus olhos estejam abertos e teus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. Agora levanta-te, Senhor Deus, e vem ao teu lugar de descanso, tu e a arca do teu poder. Que os teus sacerdotes, Senhor Deus, sejam vestidos de salvação, que os teus fiéis se regozijem na tua bondade”. (2 Crônicas 6: 40-41)

Qualquer que seja o tipo de oração congregacional, que você e seus companheiros de adoração comuniquem a Deus, provavelmente incluirá elementos semelhantes a esses.

Assim como, você é livre para fazer qualquer tipo de oração individual, bem como, para fazer qualquer tipo de oração congregacional juntos. 

Então, aproveite para fazer isso a qualquer hora, de qualquer maneira que Deus leve sua igreja a orar corporativamente. 

Usando os dons espirituais através da oração congregacional

Deus deu a cada pessoa em sua igreja dons espirituais distintos, que ele ou ela pode usar para contribuir com as orações da congregação. 

Afinal, o Apóstolo Paulo explica a importância de usar os dons espirituais para o bem comum. 

Há diferentes tipos de dons, mas o mesmo Espírito os distribui. Existem diferentes tipos de serviço, mas o mesmo Senhor. Existem diferentes tipos de trabalho, mas em todos eles e em todos é o mesmo Deus trabalhando. Ora, a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum”. (1 Coríntios 12: 4-7)

Qualquer tipo de oração em grupo pode ajudar sua congregação a seguir o conselho seguinte:

Portanto, encorajai uns aos outros e edificai uns aos outros…”. (1 Tessalonicenses 5:11)

Conclusão

Portanto, assim como é importante orar individualmente, também é vital participar da oração congregacional. 

Pois, fazendo isso o aproximará de seus irmãos e irmãs em Cristo e do Pai celestial que todos vocês têm em comum. 

A oração congregacional é uma maneira poderosa de unir sua congregação. Encorajar uns aos outros, fortalecer seu senso de propósito compartilhado e experimentar o poder das orações respondidas juntos. 

Em conclusão, quando você ora junto com outras pessoas em sua igreja, você pode experimentar o amor de Deus. Fluindo através de todos vocês, fortalecendo seus relacionamentos mútuos com ele!

Autora: Whitney Hople

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo