CABEÇA DA IGREJA – Significado

CABEÇA DA IGREJAPaulo apresenta Cristo como a Cabeça da igreja (Efésios 5:32), e cada membro da igreja, individualmente, como parte de seu Corpo (Efésios 4:4-16; 1 Coríntios 12:12-27) .

No livro de Colossenses, Cristo é visto como Cabeça (Colossenses 1:18; cf. Efésios 1:21,22), em contraste e acima de todos os reinos e poderes do mal (Colossenses 2:10; cf. Efésios 6:12 ) e dos anjos (Colossenses 2:18; cf. Hebreus 1:4ss).

Em Efésios, Ele é visto como a pedra angular (ou de esquina), a pedra principal que reúne duas paredes em um só, judeus e gentios, quebrando a parede que os separava (Efésios 2:14,15,19,20). Essa união, pela qual “os gentios são co-herdeiros” juntamente com os judeus convertidos (Efésios 3:6), que Cristo realiza como sua única cabeça, foi de difícil compreensão para os santos do Antigo Testamento (Isaías 9:2; 11 :10; 42:6; 49:6; 60:3; 66:2,12,19; Amós 9:12), e foi chamado de “mistério… oculto em Deus” (Efésios 3:9).

Três lições principais podem ser extraídas. Primeiro, que devemos aprender a mostrar uma submissão adequada e honra às autoridades que nos cercam, assim como fazemos com Cristo (Efésios 5:21-6:9). Segundo, assim como Cristo amou a igreja e a cada um de nós, cada um deve amar a sua esposa e o seu próximo (Efésios 5:25-33). Terceiro, convém nos lembrar de que somos como os membros do nosso próprio corpo, e que cada um é dotado pelo Espírito Santo de uma maneira particular (1 Coríntios 12:4-13; Efésios 4:7ss.) e que mesmo assim cada um precisa do outro (1 Coríntios 12:14ss.).

Versículos citados

  • Efésios 5:32 – “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”
  • Colossenses 1:18 – “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.”
  • Colossenses 2:10 – “E estão perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.”
  • Colossenses 2:18 – “Ninguém vos domina a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua compreensão carnal,”
  • Efésios 2:14,15,19,20 – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz, Assim que já não são estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas , de que Jesus Cristo é a pedra principal da esquina;”
  • Efésios 3:9 – “E demonstra a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por Jesus Cristo;”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo