7 Características de uma Igreja que Glorifica a Deus

Existem alguns ingredientes característicos que são necessários para que uma igreja seja uma que verdadeiramente glorifique a Deus.

Ao lermos o Livro de Atos 2:42-47, vemos 7 características (você pode encontrar mais) que eram visíveis na igreja do primeiro século. Essas características fizeram da igreja daquela época uma potência em sua comunidade.

Talvez precisemos replicar essas características hoje no Corpo de Cristo – com cada um fazendo sua parte – para que possamos continuar a trazer glória a Deus. Aqui estão as 7 características que vejo na passagem em Atos 2:42-47:

1. Uma igreja construída sobre a Santa Palavra de Deus

“Eles se dedicaram ao ensino dos apóstolos” (Atos 2:42)    

Os crentes se dedicavam ao ensino da santa Palavra de Deus. Isso significa que eles adoravam ouvir, receber e obedecer ao ensino da Palavra conforme orientado pelos Apóstolos. Eu posso imaginar uma imagem deles sentados e absorvendo o ensino da Palavra de Deus e isso os ajudou a crescer em sua fé. A Palavra de Deus foi um dos fatores dominantes de orientação no que aquela igreja representava.

Felizmente, o poder da Palavra de Deus ainda é bom para nós hoje.

Eu tenho lido o Guia da Bíblia de Wilmington no passado recente, e na seção intitulada “A Doutrina da Bíblia”, o autor se refere a pessoas de todas as esferas da vida e profissões, cujas vidas foram profundamente impactadas pela escrituras. 

Ele destaca citações de presidentes, primeiros-ministros, cientistas, historiadores, médicos, advogados, educadores, filósofos, escritores, astrônomos e muitos outros para mostrar como a palavra transforma vidas. Tal é o poder da Palavra de Deus!

Nas escrituras, a Palavra também está simbolizada como sendo um espelho que reflete a verdade, uma semente que germina e dá fruto, pão que dá vida espiritual, uma lâmpada que dá luz e orientação, e como espada, martelo e fogo. 

É leite que nutre um novo crente e carne que fortalece um crente maduro! Mais da Palavra de Deus trará mais glória ao Seu nome.

Continuemos enfatizando o ensino da Palavra de Deus para nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossas famílias. Que possamos ensinar fielmente a Palavra da verdade através de nossos púlpitos e nossas salas de aula, conforme Paulo disse a Timóteo. (2 Timóteo 2:15).

Que possamos encorajar nosso povo a passar mais tempo em Sua Palavra do que no Facebook, mídia social, política, esportes e outras atividades. Pois tudo o mais, exceto a Palavra de Deus, passará um dia (Mateus 24:35).  

2. Uma igreja amigável

“Eles se dedicaram… à comunhão” (Atos 2:42)

Ao ler esta passagem, não posso deixar de sentir que esta igreja era um lugar acontecendo. Era um lugar atraente, com um ambiente acolhedor e familiar, onde as pessoas sentiam que pertenciam. É provavelmente por isso que em Atos 2:46 diz que “todos os dias eles continuavam a se reunir nos pátios do templo. Partiam o pão em suas casas e comiam juntos com o coração alegre e sincero”.

As palavras “feliz” e “corações sinceros” mostram que eles claramente gostavam de fazer parte da comunidade todos os dias, e que havia muito amor divino sendo espalhado por aí. A comunhão à mesa denotava intimidade, e discussões ou mesmo palestras nas refeições eram comuns.

Muito se fala sobre como muitas igrejas são impessoais e hostis hoje. Poderíamos, portanto, nos esforçar para modelar o que lemos em Atos 2 e pedir a Deus que nos ajude a alcançar com amor e amizade os feridos ao nosso redor.

A igreja deve ser um lugar para as pessoas “machucadas” receberem cura e restauração.

Aprendamos também a apreciar todos os que adoram e servem no Corpo, especialmente aqueles não vistos publicamente. 

Continuemos a encorajar a reunião regular do povo de Deus em uma atmosfera de amor através de pequenos grupos, estudos bíblicos e companheirismo significativo.

3. Uma igreja energizada pela oração e adoração

“Eles se dedicaram… à oração” (Atos 2:42)

Os crentes estavam em constante oração e adoração, tanto individual quanto coletivamente, o que, por sua vez, energizava tudo o que faziam. 

De fato, quando os apóstolos foram ameaçados em Atos 4:18, sua resposta sob ameaça foi “levantar suas vozes em oração a Deus” (Atos 4:24). 

Atos 2:47 nos diz que eles estavam “louvando a Deus (diariamente) e desfrutando do favor de todo o povo”.

Quando criança, eu estava envolvido em um evento esportivo, meus pais me davam glicose ou uma bebida relevante para fornecer energia extra para o jogo. 

Os atletas hoje tomam bebidas energéticas e vitamínicas, além de outros suplementos permitidos, para ganhar força extra para suas provas. Também procuramos constantemente maneiras de energizar nosso pensamento, nossa saúde e nosso trabalho.

A igreja de Atos, no entanto, receberão força pela oração e adoração. Quando eles oravam e adoravam, os lugares eram literalmente sacudidos, como visto em Atos 4:31 e Atos 16:25-26.    

À medida que também nos concentramos em mais oração e adoração, individual e coletivamente, nossas igrejas receberiam mais poder para realizar obras maiores para Deus. 

Alfred Lord Tennyson disse: “Mais coisas são feitas pela oração do que este mundo sonha”, enquanto Charles Spurgeon disse uma vez: “Nunca veremos muita mudança para melhor em nossas igrejas em geral, até que a reunião de oração ocupe um lugar mais alto na estima dos cristãos”.

Uma igreja que ora e adora traz glória a Deus.

4. Uma igreja alimentada pelo Espírito Santo

“Todos ficaram cheios de temor, e muitos prodígios e sinais milagrosos foram feitos pelos apóstolos” (Atos 2:43)

A força da igreja em Atos vinha do Espírito Santo. Como resultado, sinais, maravilhas e milagres eram uma ocorrência comum e “todos estavam cheios de temor”.

De acordo com o Dicionário, o significado da palavra “assombro” se define como “Um sentimento de respeito reverente misturado com… maravilha”. Indica algo que não se explica naturalmente. Podemos, portanto, concluir que muitos atos sobrenaturais estavam sendo realizados pelos apóstolos.

Este poder em ação por meio do Espírito Santo está ainda mais enfatizado em Atos 4:33, onde diz: “Com grande poder os apóstolos continuaram a testemunhar a ressurreição do Senhor Jesus” e em Atos 5:12 , que diz: “Os apóstolos realizou muitos sinais e maravilhas entre o povo”.

Em um momento em que a igreja de Jesus Cristo e as famílias cristãs estão sob severo ataque das forças das trevas, oremos por uma nova infusão do poder do Espírito Santo entre Seu povo. Que possamos experimentar esse poder sempre que as congregações se reunirem para adorar o Salvador.

Verdadeiramente, o Senhor será glorificado!

5. Uma igreja marcada pela generosidade

“Todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendendo seus bens e bens, davam a cada um conforme a sua necessidade” (Atos 2:44-45).

Que incrível generosidade revelada nesses versículos! À medida que a igreja crescia aos trancos e barrancos e os números aumentavam rapidamente, muitas necessidades urgentes teriam surgido. 

Os crentes responderam magnificamente compartilhando tudo o que possuíam para atender a essas necessidades. Como resultado, o Senhor foi glorificado.

A igreja de nossos dias também precisa ter a marca de uma generosidade transbordante.

6. Uma igreja que evangelizava diariamente

“E o Senhor acrescentava diariamente ao seu número os que iam sendo salvos” (Atos 2:47)

Pessoas sendo salvas diariamente significavam que os crentes estavam compartilhando o Evangelho diariamente. O Livro de Atos nos mostra que o evangelismo regular era o padrão claro de seu ministério. Eles se recusaram parar, mesmo quando ameaçados, espancados ou presos.

Enquanto eles continuavam a evangelizar, Atos 5:14 mostra que:

“Cada vez mais homens e mulheres creram no Senhor e foram acrescentados ao seu número”. Mesmo quando a igreja se espalhou mais tarde sob a perversa perseguição de Saulo, a Bíblia diz que “os que foram dispersos pregavam a Palavra por onde passavam” (Atos 8:4).

O coração para ganhar almas precisa ser renovado dentro do Corpo de Cristo hoje porque cada alma salva traz glória a Deus. Como alguém disse: “Não fomos chamados para cultivar peixes, mas para pescar!” Vamos continuar compartilhando o Evangelho sempre que surgir uma oportunidade.

7. Uma igreja de extrema devoção

“Eles se dedicaram…” (Atos 2:42)

Pode-se dizer que os cristãos eram total e extremamente dedicados a tudo o que compartilhamos neste artigo. Eles estavam comprometidos com a Palavra de Deus, com comunhão, oração e adoração, com a obra do Espírito Santo, com generosidade e evangelismo. Essa devoção era muito diferente do que estava sendo exemplificado através do templo ou das sinagogas e desafiava a cultura religiosa da época.

Hoje, a palavra “extremista” tem muitas conotações negativas como ilegal, violento, fanático e militante. No entanto, esses crentes mostraram um extremismo que tinha apenas um propósito e objetivo; isso era para trazer glória a Deus! Tal era o seu estilo de vida diário.

Que nós também sejamos extremos em nossa devoção ao Deus vivo para que possamos trazer glória ao Seu nome!

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp