Como ensinar valores cristãos a seus filhos
Ensinar valores cristãos aos filhos é nossa responsabilidade. Mas como fazer isso?
Valores de ensino – Deus torna simples
O termo “valores” é frequentemente usado hoje em muitas áreas da vida. As empresas têm seus valores. As escolas têm seus valores. Os indivíduos têm seus valores. Qual é o problema? O que exatamente são valores? E como podemos ensiná-los aos nossos filhos?
Os valores podem ser vistos como “padrões pelos quais as ações em relação aos outros são determinadas”. Os valores, ou padrões, são o que um indivíduo, uma empresa, uma escola, etc., escolheu seguir como guia de como agirá em relação aos outros. Se você pesquisar o termo “valores” online, encontrará uma lista extensa. Alguns valores incluem:
– Confiabilidade
-Integridade
-Confiar
-Cooperação/Trabalho em Equipe
-Honestidade
Se você perceber, a maioria dos valores que empresas, escolas e indivíduos promovem lidam com pessoas interagindo com outras pessoas. Os valores são importantes porque moldam a maneira como as pessoas respondem a outras em circunstâncias variadas. Se os valores não forem aprendidos e aplicados no início da vida, as crianças crescerão até a idade adulta com pouco ou nenhum respeito pelos sentimentos dos outros.
Como pais cristãos, temos a grande responsabilidade de ensinar valores aos nossos filhos para que eles saibam como responder e tratar os outros. Por outro lado, isso não precisa ser um processo excessivamente complicado.
Felizmente, Deus tornou isso simples para nós. Ele define possuir valores como um processo de duas etapas na Bíblia.
Estágio Um – Amar a Deus
Quando Jesus foi questionado sobre o maior mandamento, ele teve uma resposta interessante. A primeira parte de Lucas 10:27 diz: “E ele, respondendo, disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento…”
Observe que Deus quer que o amemos (ou valorizemos) com todo o nosso ser. Quando fizermos isso, veremos eventos, situações e outras pessoas do ponto de vista de Deus, e responderemos aos outros da maneira correta.
À medida que entendemos e experimentamos os valores que Deus mostra a nós, nosso amor por Ele crescerá e entenderemos os valores que precisamos demonstrar aos outros em nossas vidas.
Estágio Dois – Amar os Outros
A última parte de Lucas 10:27 diz: “…e o teu próximo como a ti mesmo.”
O próximo estágio para possuir valores é amar (ou valorizar) os outros como fazemos a nós mesmos. Nós nos importamos se alguém nos rouba, e nos importamos se alguém mente para nós. Portanto, devemos agir com honestidade e integridade em relação aos outros, porque não gostamos quando os outros nos tratam de maneira errada.
Veja Mateus 7:12: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.”
Se amamos a Deus e amamos os outros, trataremos os outros da maneira que devemos. Quando enfatizamos a importância de amar e conhecer a Deus, então a valorização dos outros e como eles se sentem seguirá naturalmente.
Curiosamente, o termo “valores” se define quando entendemos que toda a ênfase é para que possamos “valorizar” os outros tanto quanto, e até mais, a nós mesmos.
Valores de ensino
Mas, por onde devemos começar ao tentar ensinar valores? Comece com Deus. Reserve um tempo para explicar alguns dos valores que Deus demonstra para conosco: Perdão, amor, misericórdia, paciência, confiabilidade e fidelidade.
Enfatize para seus filhos a importância de conhecer a Deus, saber quem Ele é, Seu caráter e como Ele quer que cada um de nós o conheça e caminhe com Ele.
Em seguida, reserve um tempo para dar exemplos de pessoas nas Escrituras que demonstraram valores para os outros. Por exemplo:
-José mostrou perdão a seus irmãos (veja Gênesis 50 :15-21).
– Davi mostrou bondade ao honrar Mefibosete (ver 2 Samuel 9).
-Aarão e Hur mostraram cooperação/trabalho em equipe quando ergueram os braços de Moisés durante uma batalha (ver Êxodo 17: 8–16).
-Rute mostrou lealdade/fidelidade ao ficar com Noemi (ver Rute 1: 1-22).
-Urias mostrou confiabilidade quando Davi o convocou para entregar uma mensagem (ver 2 Samuel 11:1–27).
Uma pessoa manterá seus valores e tratará os outros da maneira que Deus ordena quando possui valores que vêm de conhecer e amar a Deus. Vale a pena manter esses valores, não importa o custo, como visto nos exemplos anteriores.
Quando se trata de valores, os cristãos devem se destacar acima de seus pares mundanos, seja na escola, trabalho ou lazer, porque seus valores pessoais não devem derivar de um credo empresarial ou escolar. Eles devem derivar do próprio Deus.