Como provamos os espíritos para saber se eles são de Deus?

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” João 4:1.

Prove os espíritos. Existem de fato muitos falsos profetas no mundo hoje, enganando a muitos. Não seja um enganado. Aprenda a reconhecer o espírito de um falso profeta ou mestre e não se deixe enganar por eles.

Em 1 João 4:1, aprendemos a provar os espíritos para ver se eles são ou não de Deus. Mas o que significa testar os espíritos? E como distinguimos entre o Espírito que é de Deus e um espírito que não é?

Provando os Espíritos – Análise de 1 João 4:1-6

1 João 4:1-6 identifica dois espíritos diferentes. O primeiro é o “espírito de Deus”, “o Espírito de Deus” e “o Espírito da Verdade”. O segundo é identificado como “o espírito de um falso profeta”, “o espírito do anticristo” e “o espírito de falsidade”.

O primeiro é o Espírito Santo, o Espírito de Deus, que nos conduz à verdade. O Espírito Santo nunca nos enganará ou de outra forma nos desviará. Em vez disso, ele sempre nos guiará à verdade e a uma caminhada mais próxima de Deus.

O segundo espírito que João menciona é enganador, um ser espiritual caído que opera por meio de um falso profeta ou mestre cujo propósito é nos desviar da verdade.

Esse espírito pode parecer e soar muito atraente (2 Coríntios 11:14), mas sob a pele de suas ovelhas, eles são lobos ferozes procurando devorar o rebanho (Atos 20:19).

O que segue são alguns testes que você pode usar para distinguir entre o Espírito da Verdade e o espírito de um falso profeta.

1. Os frutos que eles produzem

No Sermão da Montanha, Jesus nos adverte sobre os falsos profetas. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até você em pele de cordeiro, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os reconhecereis” (Mateus 7:15-16).

Jesus nos diz que uma maneira infalível de reconhecer um falso profeta é examinar os frutos que eles produzem.

Em Gálatas 5:19-21, Paulo lista alguns dos atos, ou frutos, da carne. O que é significativo nesta lista é que cada ato é algo que trabalha contra a unidade e a edificação do corpo. São sinais de uma pessoa que se coloca em primeiro lugar e usa os outros para atingir seus objetivos.

E isso é contrário ao padrão de grandeza que Jesus estabeleceu. Em Mateus 20:26-27, Jesus disse a seus discípulos que a chave para a grandeza não está em ser servido, mas em servir aos outros. Isso é realmente apenas algo que vem do Espírito Santo. O Espírito que produz o fruto que nos capacita a servir e colocar os outros em primeiro lugar (Gálatas 5:22-23).

O falso profeta pode ser capaz de disfarçar seus frutos por um tempo. Mas, em última análise, será mostrado pelo que é. Não se deixe enganar pela conversa fiada. Preste atenção ao fruto produzido. É útil para a igreja ou prejudicial?

2. Em conformidade com as Escrituras

Pedro nos adverte sobre falsos profetas que introduzirão secretamente heresias destrutivas (2 Pedro 2:1). 

Heresia é uma doutrina que é contrária ao que a Bíblia ensina. Às vezes a heresia é óbvia, mas outras vezes pode ser muito sutil e ter um tom de verdade.

Ouça com atenção o que um profeta ou professor está dizendo. Quão bem ela está de acordo com a Bíblia? 2 Timóteo 3:16 nos diz que toda a Escritura nos é dada por inspiração de Deus. E, visto que Deus não mente (Tito 1:2), podemos depender da Bíblia para ser sempre um guia confiável para a verdade.

Para que este teste seja eficaz, precisamos ter uma boa compreensão do que a Bíblia ensina. Isso significa saber mais do que apenas alguns versículos ou passagens favoritas. O falso profeta frequentemente espalha passagens em sua mensagem que parecem apoiar sua posição.

Mas esses versículos selecionados são frequentemente tirados do contexto ou interpretados de maneira contrária à maior parte das Escrituras.

Siga o exemplo dos crentes bereanos que examinaram as escrituras para verificar se o que Paulo disse era realmente verdade (Atos 17:11). Só porque a pessoa que está pregando ou ensinando é bem conhecida ou recomendada por um amigo não é garantia de que o que ela está proclamando seja a verdade.

Pesquise as escrituras por si mesmo para ver quão bem o que elas dizem está de acordo com o que a Palavra inspirada de Deus diz.

Mas precisamos ter cuidado aqui. Pode ser tentador supor que todos os que discordam do meu entendimento das Escrituras estão errados. Eles podem ser. Ou, com a mesma probabilidade, posso estar errado. Mas o que João está se referindo aqui são aqueles que encontram sua “verdade” fora das páginas das Escrituras.

Eles podem citar versículos selecionados em seu ensino, mas em sua essência, é contrário ao que é encontrado na Bíblia. Então, seja como os bereanos e teste o que você ouve contra as Escrituras (Atos 17:11). E rejeite o que não se conforma a ela.

3. Glorificando a Deus

Outra maneira de provar os espíritos é avaliar quem eles honram. O Espírito Santo, e aqueles por ele guiados, procurarão honrar e glorificar a Deus. E isso é verdade em tudo o que dizem e fazem (1 Pe 2:12).

O falso profeta, por outro lado, pode falar da boca para fora em honrar a Deus. Mas eles não têm interesse real em glorificar a Deus. Em vez disso, o foco de seus esforços estará em outro lugar.

Suas palavras e ações demonstrarão o que é importante para eles. Se eles estão constantemente promovendo “seu ministério” ao invés da obra do Senhor ou a si mesmos ao invés do Deus da Bíblia, isso deve servir como um sinal de alerta.

4. Edificando o Corpo

Um quarto teste é examinar o impacto que eles têm no corpo de Cristo. Em Efésios 2:11-16, Paulo nos diz que Jesus nos deu apóstolos, profetas, evangelistas e pastores/mestres para edificar o corpo de Cristo, ajudá-lo a atingir a maturidade e alcançar toda a medida da plenitude de Cristo. .

Um profeta ou mestre falando sob a orientação do Espírito Santo terá uma mensagem que busca aproximar o corpo de Cristo e obedecer à sua comissão para sua igreja.

Um falso profeta não estará interessado em desenvolver um corpo saudável e comprometido com o senhorio de Cristo.

Em contraste, o espírito de um falso profeta será aquele que está procurando destruir a igreja. Isso muitas vezes será feito sutilmente para enganar aqueles que os ouvem. E, se assim for, pode ser difícil determinar facilmente o espírito do profeta.

Uma igreja local pode ser materialmente próspera, promovendo muitos ministérios e tendo um número crescente de membros. Mas isso não significa que seja uma igreja saudável. A igreja em Laodicéia em Apocalipse 3:14-22 era tudo isso. 

E, no entanto, eles receberam as críticas mais duras de qualquer uma das sete igrejas. Jesus não tinha nada de bom a dizer sobre eles. Eles eram espiritualmente mornos, focados mais na vida externa do que na interna do Espírito.

5. Visão do Espírito Santo

Um teste final é aquele que pode ser difícil de discernir. E essa é a inspiração do Espírito Santo. Você precisa primeiro estar em sintonia com o Espírito, ouvindo-o em sua vida diária.

E, se você for, ele deixará claro para você se o que você está ouvindo está proclamando um evangelho diferente do das Escrituras. Ouça essa inspiração do Espírito e procure outros sinais que confirmem a advertência do Espírito.

Teste os espíritos. Existem de fato muitos falsos profetas no mundo hoje, enganando a muitos. Aprenda a reconhecer o espírito de um falso profeta ou mestre e não se deixe enganar por eles.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo