DÃ, DANITAS – Significado

DÃ, DANITAS – Um dos filhos de Jacó com Bila (Gênesis 30:5,6). Ele teve um único filho, Husim (Gênesis 46:23) ou Suão (Números 26:42). A última vitória profética de seu pai Jacó foi figurativa para ele e seus descendentes: “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás” (Gênesis 49:16,17). Geralmente, sua interpretação lhe dá o significado de que Dã iria lidar com os inimigos de Israel, juntamente com outras tribos. Moisés se referiu a Dã como um leãozinho que saltará de Basã (Deuteronômio 33:22).

A tribo de Dã chegou a uma área na parte central de Canaã, em frente ao Mar Mediterrâneo. Ao norte tinha uma fronteira comum com Efraim, a oeste, com Benjamin e, ao sul, com Judá. Seu território compreende as cidades de Zorá, Aijalom, Ecrom, Elteque e as fronteiras de Jafo (ou Jope; Josué 19:40-46; 21:5,23,24; cf. Juízes 5:17).

Parece que os amorreus limitaram os esforços de Dã de tomar posse da área que lhe foi designada. Pressionados pela necessidade de ter um espaço maior para viver, os danitas enviaram espiões ao extremo norte da fronteira da Palestina, próximo aos contrafortes ao sul do Monte Hermom, a fim de procurar um novo território. Encontraram o local desejado na ordem de Laís e, com uma expedição de soldados, levaram conta desse território. Em seguida, assassinaram os habitantes e reconstruíram a cidade dando-lhe o nome de Dã (Josué 19:47; Juízes 18).

A expressão “de Dã até Berseba” às vezes é usada para denotar os limites norte e sul da área habitada da terra prometida (Juízes 20:1; 2 Samuel 3:10, etc.).

Versículos:

Gênesis 30:5,6: “E deu-lhe a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a conheceu. E deu Bila um filho a Jacó.”

Gênesis 46:23: “E os filhos de Dã: Husim.”

Números 26:42: “Estes, pois, foram os filhos de Dã, segundo as suas famílias: de Súmi, a família dos sumitas; estas, pois, as famílias de Dã, segundo as suas famílias.”

Gênesis 49:16,17: “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás.”

Deuteronômio 33:22: “E de Dã disse: Dã é leãozinho, saltará de Basã.”

Josué 19:40-46: “E o sétimo lote saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias. E foi o termo da sua herança, Zorá, Estaol, Ir-Semes, Saalabim, Aijalom, Itla, Elom, Timna , Ecrom, Elteque, Gibetom, Baalate, Jeú, Bne-Braque, Gate-Rimom, Me-Jarcon, e Racom, com o termo que está defronte de Jope.”

Josué 21:5,23,24: “E as cidades que saíram da tribo dos filhos de Dã, foram, Zorá, Estaol, Ir-Semes, Ecrom, Elteque, Gibetom, Bne-Braque, Gate-Rimom, Me-Jarcon, e Racom, com o seu termo, que está defronte de Jope.”

Juízes 5:17: “Gileade morou além do Jordão, e por que ficou Dã nos navios? Aser habita à beira-mar, e pelas suas baías privadas e mora.”

Josué 19:47: “E foi o termo da herança dos filhos de Dã conforme as suas famílias, a qual herdaram, fora do que escapou deles.”

Juízes 18: (Todo o capítulo descreve a busca de terra por Dã e a tomada da cidade de Laís.)

Juízes 20:1: “Então, saímos todos os filhos de Israel, e se congregou a congregação como um só homem, desde Dã até Berseba, e terra de Gileade, ao SENHOR, em Mizpá.”

2 Samuel 3:10: “Transferindo o reino da casa de Saul e estabelecendo o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo