Você não encontrou um cônjuge porque é muito exigente?

Talvez você esteja à espera de um cônjuge perfeito. Não encontrou um cônjuge porque você é muito exigente. Todo cristão que quer buscar um relacionamento já ouviu isso. No mundo “perfeito” que vivemos, podemos elevar tanto as expectativas de nossos futuros cônjuges, que recusamos opções maravilhosas.

Mas também temos que ter cautela quando se trata do conselho de diminuir nossos padrões. Muitos cristãos já baixaram demais seus padrões e se contentaram com namorados ou namoradas abusivos ou incrédulos, em um esforço para apaziguar familiares e amigos, ou somente para aliviar o peso de ver todo mundo se casando, menos você!

Então, como podemos discernir se nos tornamos muito exigentes ou estamos apenas esperando por um homem ou uma mulher piedosa?

Vamos mergulhar em alguns fatores comuns de discernimento.

Atração ou exigência sobre a aparência

A Bíblia nos fala sobre o engano do charme e a natureza vã da beleza (Provérbios 31:30). Mas algo que eu gostaria que alguém tivesse me dito antes na minha vida amorosa, era sobre a importância da atração.

Guardando a cara para as identidades de alguns dos meus namorados anteriores, eu não tinha atração por muitos deles. Eu pensei que simplesmente me sentiria atraído por eles ao longo do tempo se me apaixonasse por seu caráter piedoso. E não aconteceu.

Portanto, algum nível de atração precisa existir em um relacionamento. Nossos corpos se transformarão e mudarão com o tempo, mas não devemos subestimar a importância da atração, especialmente quando cumprimos o dever bíblico de sair e nos apegar ao cônjuge.

Mas e o lado oposto? Os cristãos que parecem querer namorar e se casar com uma supermodelo ou atleta de Crossfit? 

Todo mundo tem um “tipo” diferente. Alguns de nós têm algum nível de exigência, quando se trata de aparência. 

A seguir estão algumas áreas a serem consideradas se você se importa muito com a aparência:

Você se recusa a namorar alguém de uma determinada etnia?

Exige que esteja abaixo ou acima de um certo peso?

Você se recusa a namorar alguém com uma diferença de altura em relação a sua?

Exige que seu par tenha uma certa cor de cabelo, barba, cor dos olhos ou cor da pele?

Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, talvez precise orar sobre uma possível escolha. 

Deus pode ter um cônjuge em mente para você, que não se encaixa no seu tipo exato.

Salvando o relacionamento com Jesus ou sendo basicamente um pastor

Obviamente, eu usei um exemplo extremo acima, mas às vezes os cristãos podem ser exigentes sobre quanto conhecimento bíblico alguém tem. Se eles têm as mesmas visões escatológicas que você. Se eles tiveram uma educação cristã, frequentaram o seminário, etc.

Não queremos estar em jugo desigual com incrédulos. Então eu quero deixar isso claro. Queremos buscar cônjuges piedosos. Muitas pessoas afirmam ter um relacionamento salvífico e seus frutos não têm a evidência de uma vida enriquecida pelo Evangelho. Portanto, devemos exercitar o discernimento.

Por outro lado, quanta pressão colocamos em nosso futuro cônjuge para saber tudo sobre a Bíblia?

Também já vi homens ficarem intimidados se uma mulher souber mais sobre a Bíblia do que eles. Às vezes, eles abandonam um relacionamento com uma mulher, ao se sentirem que ela tem superioridade intelectual.

O objetivo de um casamento deve ser encontrar alguém que possa estimulá-lo na fé. Alguns de nós têm dons diferentes onde podemos ajudar alguém, com dificuldades em sua caminhada espiritual. Alguém pode ter força no conhecimento das Escrituras, enquanto outro tem um dom mais forte na fé e na oração. Não devemos desconsiderar alguém porque eles não têm a amplitude de conhecimento intelectual que temos sobre a Bíblia.

Mas devemos esperar que eles estejam regularmente na Palavra e cresçam em sua fé.

Obrigatórios ou Negociáveis

Todos nós temos itens obrigatórios. Itens que não vamos nos curvar.

– Devemos ter filhos, sejam biológicos ou adotivos

– Ela deve estar na Palavra regularmente e crescendo

– Ele deve estar bem com o fato de eu fazer trabalho missionário

Mas às vezes os cristãos podem ser excessivamente exigentes com os itens obrigatórios. Além de ser exigente com a aparência, os cristãos podem esperar que alguém tenha um certo salário para sustentar seus sonhos ou que tenha exatamente as mesmas paixões que eles. 

Por exemplo, eu vi tantas biografias que dizem: “Deve amar o exercício”. “Deve amar comida saudável.” “Deve amar filmes.” etc.

E eu entendo totalmente. Queremos alguém para compartilhar nossa paixão. Se eu encontrasse alguém que odiasse livros com veemência, poderia ter dificuldade em conversar com ele, já que escrever livros é uma grande parte do que faço. 

Mas se eu encontrar alguém que não lê livros, mas fica animado quando falo sobre minhas paixões e me apoia, então posso ter encontrado um maravilhoso cônjuge, em potencial.

Mais ou menos exigências?

Não consigo diagnosticar corretamente em um artigo, individualmente, se alguém precisa exercer mais ou menas exigências. Deixo isso para o Espírito Santo impressionar os corações dos leitores. 

Contudo, deixarei os leitores com algumas perguntas para ponderar ao decidir se fomos muito exigentes ou se simplesmente precisamos esperar o tempo de Deus, para que o homem ou a mulher certa apareça.

Você se recusou a desistir de querer um cônjuge piedoso?

Se sim, maravilhoso. Você não está sendo exigente, não importa o que lhe diga. Deus nos encoraja a não nos apegarmos a um cônjuge em jugo desigual.

Suas preferências eliminaram muitos cônjuges maravilhosos e em potencial?

Você largou ela porque ela era ruiva? Você o largou porque ele não falava a mesma linguagem do amor que você? Temos que lembrar que quando nos casamos com alguém, seu físico muda. 

Cavalheiros, isso vale especialmente para sua futura esposa, se você quiser que ela tenha muitos filhos (ou seja, pare de pedir às mulheres que tenham menos de 54kg se você quiser que ela também engravide no futuro). 

A idade tem um jeito de nos fazer não parecer o mesmo que tínhamos no dia do nosso casamento. Então, muitas vezes precisamos pensar no futuro, em vez do que vemos diante de nós agora.

Você o deixou nas mãos do Senhor?

Você permitiu a possibilidade de Deus trazer alguém em sua vida que não se encaixa no molde que você criou em sua mente? Se sim, parabéns, você provavelmente não está sendo exigente. 

Se não, entregue-se a Deus. Ele pode trazer uma pessoa maravilhosa para sua vida, mesmo que você teria esquecido.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo