As 10 principais respostas de Deus para suas perguntas de “Por que”

Admite. Você tem muitas perguntas “POR QUE” para Deus.

Por que estou passando por essa situação?

Por que o Senhor deixou isso acontecer?

Ou Por que o Senhor não me permitiu experimentar essa bênção?

Embora seja da natureza humana questionar e tentar encontrar o raciocínio por trás dos caminhos de Deus, eu realmente acredito que a maioria de nossas perguntas sobre “por que” resultam da ignorância sobre Quem é Deus, ou da falta de fé no que Ele está fazendo.

Depois de mais de 30 anos discipulando mulheres, cheguei ao que chamo de “As 10 principais respostas de Deus para nossas perguntas de ‘por que’”. 

Eles não estão em nenhuma ordem específica. Mas todos eles são baseados na Bíblia Sagrada e no que elas nos dizem, sobre o caráter de Deus. Se Ele falasse de forma audível, talvez Suas respostas às suas perguntas fossem:

1. Confie em mim. Tenho meus motivos

Não gostamos muito dessa resposta, porque queremos que Deus se explique. Queremos ver as razões e exercer nossa opção de concordar ou discordar de Deus. No entanto, Deus aponta o seguinte no Livro de Isaías:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9) 

Não posso deixar de sentir que essa é a maneira de Deus dizer “porque eu disse”. Mas como um pai amoroso, que pode ter dito isso para você quando você era criança, Ele sabe o que está fazendo e a sua Palavra nos diz que Seus caminhos são perfeitos (Salmo 18:30) e, portanto, Ele nunca comete erros.  

2. Então você vai crescer

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)

Deus quer que você seja perfeito e completo. Então, às vezes, Ele permitirá que você passe por dificuldades para desenvolver seu caráter. 

3. Você nunca perguntou

Porque Deus sabe tudo o que precisamos, esperamos que Ele dê bênçãos que nem pedimos. No entanto, Deus quer o relacionamento. 

Ele quer que você pergunte, e continue voltando para perguntar novamente.  

“…Você não tem porque não pede.” (Tiago 4:2)

Conheço muitas mulheres que perguntam: “Por que Deus não me dá um marido?” mas elas nunca realmente lhe pediram um. 

Elas também perguntam “Por que não posso ter um bebê?” mas elas não têm feito a mesma pergunta a Deus. Às vezes Ele quer trabalhar dentro de nós e para começar esse trabalho, precisamos iniciar a conversa.

4. Você está perguntando pelos motivos errados

“Deus, por que não posso ganhar na loteria?” “Deus, por que o Senhor não me dá essa posição, bem remunerada?” “Deus, por que o Senhor não me deixou ganhar isso?” 

Sim, Tiago 4:2 diz:  “Não tens porque não pedis”,  mas o versículo seguinte esclarece ainda mais essa afirmação:  “Quando pedes, não recebes, porque pedes por motivos errados, para gastares você fica em seus prazeres” (Tiago 4:3). 

Deus não fará parte do nosso egoísmo. Então, se você está pedindo algo para você, a resposta de Deus pode ser “Você está sendo egoísta”. Tente pedir algo para Ele. Ou tente pedir algo que Jesus pediria, (que é o significado literal de orar por algo “em nome de Jesus”).

Isso dá uma nova reviravolta na equação. E pode eliminar completamente a sua pergunta “por quê”.  

5. Então você vai confiar em Mim

Sem trabalho? Sem cônjuge?  Com a esperança esgotada? Encare, quando não temos o que queremos ou precisamos, isso nos deixa desesperados. 

Deus quer ser Aquele, por quem estamos desesperados e acredito que Ele permitirá o que for preciso para nos tornar totalmente dependentes Dele.  

Deuteronômio 13:4 nos ordena a “seguir o Senhor vosso Deus e temê-lo; e guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, servireis a ele e a ele vos apegareis”.  

Nada nos faz apegar mais a Deus do que quando estamos desesperados por algo. Esteja desesperado por Ele. E Ele se tornará sua resposta. 

6. Apenas espere

Muitas vezes, nossas perguntas sobre “por que” são prematuras. Ficamos impacientes porque não podemos ver o resultado final, mas Deus trabalha em uma linha de tempo, totalmente diferente da nossa. 

“Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmo 84:11)

Então, se você está andando corretamente e parece que Deus está retendo algo bom, ou não é realmente bom para você ou não é hora. 

7. Tenho algo melhor em mente

Às vezes, nosso “porquê” é porque acreditamos que Deus está nos dando o segundo melhor, ou Ele se esqueceu completamente de nós. 

Mas Jesus disse:  

“Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:11)

Deus poderia estar esperando para lhe dar algo melhor do que você pensou em pedir? Eu sei que é difícil suportar algo quando você espera algo melhor. 

Mas mantenha sua esperança em Deus (não no  que você espera Dele). Ele é muito melhor do que o mais amoroso dos pais terrenos. 

Deus vê o que é melhor para nós eternamente, não apenas temporalmente. E Ele é um Deus que ama abençoar Seus filhos. 

8. Estou protegendo você

“A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas.”(Salmo 71:15)

Você acredita que Deus está salvando você o dia todo, através do que Ele traz para dentro e para fora de sua vida? Deus pode dizer “não” para salvá-lo de algo prejudicial ou Ele pode permitir algo que você não gosta, porque está impedindo você de algo pior. 

Deus conhece nossas fraquezas, quando se trata de tentação. Ele conhece nossa tendência ao fracasso quando se trata de nossos relacionamentos, e Ele vê o que está à frente e nós não. 

Lembro-me do dia em que tive que começar a orar “Deus, não me deixe chegar perto disso se eu priorizar isso acima de ti” ou “Deus, por favor, permita isso, mas somente se eu permanecer humilde e der glória ao Senhor”. 

Ele nos protege fisicamente, assim como moral e espiritualmente e como qualquer bom Pai, Ele sabe o que é melhor para Seus filhos. 

9. Estou tornando você mais parecido com Jesus

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Adoramos citar este versículo, e então procuramos o bem para que possamos mantê-lo. Mas eu realmente acredito que esse versículo, tomado em contexto com o próximo versículo, nos diz o “bem” que Deus está constantemente trabalhando em termos de por que Ele permite, e não permite. O que Ele faz: “Para aqueles que ele conheceu de antemão, ele também predestinado para ser conforme a imagem de seu Filho…” (Romanos 8:29). 

Às vezes, o “porquê” é simplesmente porque Deus quer fazer você, através de suas circunstâncias, mais como Seu Filho. 

10. Porque eu te amo

Deus nos ama demais para nos dar exatamente o que queremos. Eu pensei, que queria um certo esposo, quando estava na faculdade, mas Deus sabia melhor. 

Eu pensei que queria pelo menos três filhos, mas Deus sabia melhor. E hoje, em vez de perguntar “Por que não posso ter essas coisas?” Encontro-me, em vez disso, dizendo: “Obrigado, Senhor, por saber o que era melhor para mim”. 

Deus é amoroso. Ele é bom. E se Ele “não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará também com Ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). 

Se Deus não atendeu a algo que você queria ou permitiu algo que você não entende, Sua resposta pode ser melhor: “Porque eu te amo. E um dia você vai entender.” 

Você pode confiar neste Deus sobre quem você empilhou suas perguntas?

Então faça esta oração, do fundo do seu coração, como uma forma de deixá-lo saber que você é dele e você confia nele com o que ele tem em mente: 

Senhor, obrigado porque, apesar do seu “não” ou “espere” ou mesmo do seu silêncio, o Senhor sabe o que é melhor para mim e promete trabalhar para o meu bem eterno, não apenas para minha satisfação temporária. Obrigado que em todas as situações, em toda dor e pressão e circunstâncias além do meu controle, o Senhor está me tornando mais semelhante a Cristo, enquanto eu desisto da minha vontade e me rendo à Sua. As Escrituras dizem que sem fé é impossível agradar ao senhor, então eu escolho acreditar que Tu tens tudo sob controle. Obrigado por ser um Deus bom, amoroso, onisciente e sempre presente, que não deixará nada me tocar que não tenha passado primeiro por Suas mãos amorosas. Em nome de Jesus, amém.” 

Autora: Cindi McMenamin adaptado por Biblioteca do Pregador

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo