A Oferta de Abel: Dando a Deus a Primeira Porção

Estudo e esboço de pregação sobre a oferta de Abel no texto de Hebreus 11:4 com o tema: Dando a Deus a Primeira Porção. Sermão apropriado para pregar sobre oferta, dízimo e dar o melhor para Deus.

Tema da pregação sobre Abel: Dando a Deus a Primeira Porção

Texto: Hebreus 11:4

“Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.”

Introdução deste estudo sobre a oferta de Abel:

Hebreus 11:4 diz: “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim.” E assim, Hebreus 11:4 fala sobre fazer uma oferta ou dar ao Senhor. E queremos responder a uma pergunta muito importante sobre doar hoje. Deus se importa com a forma como você dá a ele? Existe uma maneira certa de dar a Deus e uma maneira errada?

E de acordo com o relato de Caim e Abel em nossa passagem de hoje, a resposta para ambas as perguntas é sim. Sim, Deus se importa com a forma como você dá a ele. E sim, há uma maneira certa de dar a Deus e uma maneira errada.

Então, qual é a maneira certa de dar a Deus? Hebreus 11:4 nos diz que o caminho certo é pela fé. E assim, hoje vamos falar sobre o que significa dar a Deus pela fé. E para isso precisamos responder a uma série de perguntas.

I. Por que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim?

A primeira pergunta que precisamos analisar é esta: Por que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim? Caim e Abel apresentaram ofertas a Deus, mas a Bíblia nos diz que a oferta de Abel foi melhor ou superior à oferta de Caim. Por que é que?

Bem, a resposta curta é porque Abel apresentou sua oferta pela fé, mas o que isso significa neste contexto? Por que a oferta de Abel foi diferente? O que havia na oferta de Abel que demonstrava a fé que faltava na oferta de Caim? Para responder a essas perguntas, precisamos voltar a Gênesis 4 e examinar mais de perto Caim e Abel e suas duas ofertas.

“Adão deitou-se com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Ela disse: Com a ajuda do Senhor, dei à luz um homem. Mais tarde ela deu à luz seu irmão Abel. Agora Abel mantinha rebanhos, e Caim trabalhava o solo. Com o passar do tempo, Caim trouxe alguns dos frutos do solo como oferta ao Senhor. Mas Abel trouxe porções gordurosas de alguns dos primogênitos do seu rebanho. O Senhor olhou com favor para Abel e sua oferta, 5 mas para Caim e sua oferta não olhou com favor. Então Caim ficou muito zangado e seu rosto estava abatido”. (Gênesis 4:1-5)

Agora, esta passagem apresenta uma série de diferenças entre Abel e sua oferta ao Senhor e Caim e sua oferta ao Senhor. Mas o que queremos procurar são quaisquer diferenças que indiquem fé da parte de Abel ou falta de fé da parte de Caim.

   A. Foi a diferença no tipo de oferta? (não)

Então, por exemplo, foi a diferença no tipo de oferta? Talvez a diferença mais óbvia entre as duas ofertas seja que Abel trouxe um animal de seu rebanho, provavelmente um cordeiro ou uma cabra, enquanto Caim trouxe produtos da terra, provavelmente algumas frutas ou grãos.

Agora, muitos comentaristas sentem que esta é a diferença que Hebreus faz alusão quando fala da fé de Abel, que Abel ofereceu um sacrifício de sangue enquanto a oferta de Caim foi sem sangue. Eles dizem que Deus aceitou a oferta de Abel porque a oferta de Abel esperava pela fé o sacrifício de Cristo na cruz, enquanto a oferta de Caim não.

É uma possibilidade, mas há vários problemas com essa visão. Por um lado, Deus ainda não havia instituído o sistema sacrificial que mais tarde daria a Israel para prefigurar Cristo. 

Alguns comentaristas apontam para as peles de animais que Deus usou para cobrir Adão e Eva após a queda e sugerem que Deus ensinou a Adão e Eva a necessidade de um sacrifício de sangue naquele momento. Isso é certamente possível, mas o texto não diz, então não temos certeza.

Outro problema com essa visão é que Gênesis 4 não usa a palavra hebraica para “sacrifício”, mas sim a palavra hebraica para “presente ou oferta”. 

De acordo com Gênesis 4, Caim e Abel não estavam trazendo um sacrifício diante de Deus, mas simplesmente uma oferta. 

Mesmo depois que Deus deu a lei a Moisés e revelou todo o sistema de sacrifício, as pessoas ainda traziam presentes e ofertas ao Senhor que não eram sacrifícios de sangue. Trouxeram ouro e prata, lã e tecidos, pães e grãos e todo tipo de coisas como presentes e ofertas ao Senhor. 

Caim era agricultor, então naturalmente trazia produtos do solo. Abel era pastor, então naturalmente trazia animais de seu rebanho.

Algumas pessoas se perguntam sobre a palavra “sacrifício” em Hebreus 11:4. Isso não significa que Abel trouxe um sacrifício em vez de uma oferta? 

Embora a palavra traduzida como “sacrifício” em Hebreus 11:4 geralmente se refira a sacrifícios de sangue, ela também é usada no Novo Testamento simbolicamente para ofertas financeiras, por exemplo, em Filipenses 4:18. 

Além disso, a palavra “sacrifício” em Hebreus 11:4 se refere tanto à oferta de Abel quanto à oferta de Caim, embora a oferta de Caim claramente não fosse um sacrifício de sangue.

Então, a menos que Deus tenha dito especificamente a Caim e Abel para trazer um sacrifício de sangue, o que mais uma vez o texto não diz, eu não acho que podemos olhar para os dois tipos diferentes de ofertas como a resposta à nossa pergunta por que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim fez.

   B. Houve uma diferença na atitude dos doadores? (não)

Bem, se não foi a diferença no tipo de oferta, foi a diferença na atitude dos doadores? Alguns comentaristas dizem que Abel trouxe sua oferta voluntariamente enquanto Caim trouxe sua oferta com uma atitude ruim. Assim, dizem eles, Abel apresentou sua oferta pela fé enquanto Caim não.

Agora, a atitude é certamente importante ao dar a Deus. Deus não quer que dêmos a ele com relutância ou má vontade, mas devemos dar a ele livre e alegremente como um ato de adoração diante dele. Então, Hebreus 4 está falando sobre uma diferença de atitude?

Mais uma vez, é possível. Quando você lê Gênesis 4 , você vê que Caim definitivamente tem um problema de atitude. Mas o texto nunca diz que Caim veio a Deus com essa má atitude. 

A má atitude de Caim no texto não vem à tona até que Deus olhe com favor para Abel e sua oferta e rejeite Caim e sua oferta. É só então que somos informados de que Caim ficou zangado e seu rosto estava abatido.

   C. Foi porque Abel ofereceu a Deus a primeira porção? (sim)

Então, se não fosse a diferença nos tipos de ofertas, e se não fosse a diferença em suas atitudes, então qual era a diferença que distinguia a oferta de Abel como uma oferta “pela fé”?

Acredito que a resposta seja encontrada em Gênesis 4:4, onde aprendemos que Abel deu a Deus a primeira porção. Lemos em Gênesis 4:4:

“Abel trouxe porções gordurosas de alguns dos primogênitos do seu rebanho.” 

Em outras palavras, Abel deu a Deus a primeira porção de seu rebanho.

E quanto a Caim? Ele deu as “primícias” de sua colheita? O versículo 3 simplesmente diz: “Caim trouxe alguns dos frutos do solo”. 

A palavra “primícias” é notável por sua ausência, especialmente quando você a compara com Abel, que trouxe a Deus o “primogênito” de seus rebanhos.

Então, eu acredito que essa é a resposta para nossa primeira pergunta. Por que Abel ofereceu um sacrifício melhor do que Caim? Porque Abel deu a Deus a primeira porção, enquanto Caim não.

II. O que significa dar a Deus a primeira porção?

O que nos leva à nossa segunda pergunta hoje: O que significa dar a Deus a primeira porção?

Todo este conceito de primogênito ou primícias é um conceito importante em toda a Bíblia. Deus ordenou que seu povo apresentasse os primogênitos de todos os seus rebanhos e manadas e as primícias de seu solo como oferta a ele. 

Por exemplo, em Deuteronômio 12:6 , lemos:

“Traga seus holocaustos e sacrifícios, seus dízimos e presentes especiais, o que você prometeu dar e suas ofertas voluntárias, e os primogênitos de seus rebanhos e rebanhos.” 

Deuteronômio 18:4 diz:

“Você deve dar… as primícias do seu cereal, vinho novo e azeite, e a primeira lã da tosquia das suas ovelhas.”

Portanto, este é um princípio bíblico claro. A primeira parte pertence a Deus. Na verdade, toda a porção pertence a Deus, mas apresentar a primeira porção era uma forma de reconhecer a propriedade de Deus sobre todo o resto.

Esta é uma das razões pelas quais Deus tirou a vida dos primogênitos no Egito. Deus estava demonstrando que ele, em vez dos falsos deuses egípcios, tinha a verdadeira propriedade de tudo no Egito. 

De fato, embora Deus tenha poupado os filhos primogênitos de Israel, Deus ainda exigia que os israelitas resgatassem cada um de seus filhos primogênitos com uma porção de prata. Por quê? Porque o primogênito pertencia a Deus em reconhecimento à propriedade suprema de Deus.

   A. Significa dar a Deus o seu primeiro e o seu melhor, não as sobras

Então, o que significa dar a Deus a primeira porção? Em primeiro lugar, significa dar a Deus o seu primeiro e o seu melhor, não as sobras. Lemos em Êxodo 23:19:

“Traze as melhores das primícias do teu solo à casa do Senhor teu Deus”.

Por que o melhor? Porque o que você traz para Deus reflete o que você pensa de Deus, e Deus merece o melhor.

Lembre-se, Gênesis 4 nos diz que “Abel trouxe porções gordurosas de alguns dos primogênitos do seu rebanho”. (Gênesis 4:4)

As porções de gordura eram a melhor parte. Abel trouxe a Deus a primeira porção. Dar a Deus a primeira porção significa, antes de tudo, dar a Deus o seu primeiro e o seu melhor.

   B. Significa dar a Deus o primeiro décimo de sua renda

E então, em segundo lugar, dar a Deus a primeira porção significa dar a Deus o primeiro décimo de sua renda. Esta entrega da primeira porção a Deus eventualmente evoluiu para a entrega do dízimo. O dízimo era o primeiro décimo de tudo o que Deus lhe deu, e ficou entendido que o primeiro décimo pertence a Deus.

Lemos em 2 Crônicas 31 como quando os israelitas deram de suas primícias, eles trouxeram o dízimo de tudo, e sobrou tanto que eles empilharam o excedente em montes. (2 Crônicas 31:5-10)

Este é um princípio de dar que continua até hoje. Quando o povo de Deus dá como Deus dirige, sempre haverá muito dinheiro para fazer a obra de Deus.

A Bíblia diz que a primeira porção começa com o dízimo. Algumas pessoas têm a ideia de que o dízimo é o ponto final da doação. 

Que de alguma forma você tenta chegar ao dízimo, e então está dando como Deus exige. Mas o dízimo é realmente apenas o começo de sua doação. É onde você começa. O primeiro décimo já pertence a Deus. É o seu primeiro e o seu melhor. 

Mas à medida que você cresce em Cristo e em toda essa área de dar, você vai querer trazer a Deus uma oferta acima e além do dízimo. Você desejará ver seus recursos usados ​​para a promoção do reino de Deus.

É por isso que falamos de dízimos e ofertas. Você traz a Deus seu dízimo, e então você também traz uma oferta de acordo com sua renda e sua fé. O princípio do dízimo foi dado por Deus no Antigo Testamento e nunca revogado no Novo.

O que significa dar a Deus a primeira porção? Significa dar a Deus o seu primeiro e o seu melhor. E também significa dar a Deus o primeiro décimo de sua renda. Deus é digno do seu melhor. Não dê a Deus as sobras ou sobras.

III. Como dar a Deus a primeira porção demonstra sua fé?

Então, nós analisamos duas questões até agora. 1) Por que Abel ofereceu um sacrifício melhor do que Caim? Porque Abel deu a Deus a primeira porção. E 2) O que significa dar a Deus a primeira porção? E agora a terceira questão que precisamos considerar é esta. 3) Como dar a Deus a primeira porção demonstra sua fé?

A Bíblia nos ensina que dar a Deus faz parte de sua adoração. É parte de como você honra a Deus em sua vida. Provérbios 3 diz:

“Honra ao Senhor com os teus bens, com as primícias de todas as tuas colheitas; então os seus celeiros ficarão cheios até transbordar, e os seus lagares transbordarão de vinho novo”. (Provérbios 3:9-10)

Dar a Deus é uma questão de honra e adoração.

Esta é uma questão tão importante que Jesus identificou o dinheiro como o principal concorrente de Deus em nossas vidas. Jesus disse: “Você não pode servir a Deus e ao dinheiro”. (Mateus 6:24)

Jesus disse que como você dá a Deus revela seu coração. Você acumula tesouros na terra ou no céu? Jesus disse: “Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração”. (Mateus 6:21)

Então, onde está seu coração hoje? Você deseja mais do que tudo ver o evangelho se espalhar para que as pessoas sejam salvas, para que as igrejas cresçam, para que o nome de Deus seja honrado e o reino de Deus avance? 

Se assim for, então você vai dar para ver essas coisas acontecerem. Mas se essas coisas não são importantes para você, se seu coração está em outro lugar, então você provavelmente não dará como Deus o orienta a dar.

Como e o que você dá a Deus diz muito sobre sua fé e confiança nele. Não é preciso nenhuma fé para dar a Deus as sobras. Deus pede que você dê a ele o seu primeiro e o seu melhor. E isso requer fé. Lembre-se, fé é ter certeza de realidades invisíveis à medida que você responde ativamente à palavra de Deus. 

Ao dar a Deus a primeira porção, você está realmente fazendo três coisas que envolvem confiar na palavra de Deus a respeito de coisas que você não vê.

   A. Você reconhece Deus como a fonte de todas as suas bênçãos

Em primeiro lugar, você reconhece Deus como a fonte de todas as suas bênçãos. Tiago 1:17 diz:

“Todo dom bom e perfeito vem do alto.” 

A Bíblia diz que tudo o que você tem e tudo o que você é vem de Deus. Você acredita nisso? Quando você dá a Deus a primeira porção, você demonstra fé porque reconhece que Deus é a fonte de suas bênçãos.

   B. Você reconhece Deus como o dono de tudo o que você tem

Em segundo lugar, quando você dá a Deus a primeira porção, você reconhece Deus como o dono de tudo o que você tem. Deus diz em Êxodo 19:5 “Toda a terra é minha”.

O Salmo 24:1 diz:

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela há”. (Salmo 24:1)

Deus é o dono de tudo. O Senhor dá, e o Senhor tira. E se você não acredita que Deus pode tirar tudo que você tem em um instante, apenas fale com alguém que já passou por isso. Fale com Jó na Bíblia!

Você pode dizer: “Bem, as coisas são diferentes hoje. Temos seguro. Tenho um milhão de dólares em seguro e, se queimar hoje, posso recuperar tudo amanhã. Ei, Deus não tem que tirar suas coisas de você. Ele sempre pode tirar você de suas coisas!

Você não trouxe nada para este mundo e não levará nada dele. Tudo o que você tem é simplesmente um empréstimo de Deus. 

Você é apenas um administrador ou um mordomo das posses de Deus. Deus é o dono de tudo, e uma das maneiras de você reconhecer isso é dando a ele a primeira porção com fé.

   C. Você confia na promessa de Deus de suprir todas as suas necessidades

E então, em terceiro lugar, quando você dá a Deus a primeira porção, você mostra que confia na promessa de Deus de suprir todas as suas necessidades. Filipenses 4:19 diz:

“E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” 

Dar a primeira porção a Deus requer fé, porque lembre-se, na hora em que você dá a primeira porção a Deus, você nem sempre tem a segunda porção ainda. A segunda parte é invisível. 

Quando os israelitas deram a Deus os cordeiros primogênitos de seus rebanhos ou a primeira porção de suas colheitas, eles não tinham garantia de que haveria mais cordeiros ou colheitas. 

A mãe cordeiro pode morrer, ou as colheitas restantes podem ser destruídas. Eles deram a primeira porção com fé, confiando em Deus que prometeu suprir todas as suas necessidades.

Então, como dar a Deus a primeira porção demonstra sua fé? 1) Você reconhece Deus como a fonte de todas as suas bênçãos. 2) Você reconhece Deus como o dono de tudo o que você tem. 3) Você confia na promessa de Deus de suprir todas as suas necessidades.

É a sua fé que agrada a Deus, não a oferta em si (Hebreus 11:4b)

Observe que é a sua fé que agrada a Deus, não a oferta em si. Não é apenas o que você dá a Deus. Seu coração deve estar certo também. 

Quando olhamos para o restante de Hebreus 11:4, vemos que Abel foi elogiado como um homem justo, não por sua oferta, mas por sua fé que produziu a oferta. Veja a próxima parte do versículo 4:

“Pela fé ele foi louvado como homem justo, quando Deus falou bem das suas ofertas.”

Nunca pense que dar a Deus é uma maneira de ganhar o favor de Deus. Você não pode comprar seu caminho para o céu. Deus olha para a sua fé, não para a oferta em si. Você deve realmente dar com fé por amor e adoração a Deus para que sua oferta seja aceita. 

Abel foi elogiado como um homem justo por causa de sua fé, não apenas por causa de sua oferta.

Ao mesmo tempo, perceba que você não pode demonstrar verdadeira fé em dar sem dar a Deus a primeira porção. 

Lembre-se do princípio que aprendemos no início da mensagem de hoje. A verdadeira fé sempre se expressa em ação. 

Uma das maneiras de demonstrar sua fé em Deus é dando a Ele a primeira porção, dando a Deus o seu primeiro e o seu melhor.

De volta a Hebreus 11:4 , vamos terminar o versículo agora. Hebreus 11:4 tem mais uma coisa a dizer sobre Abel:

“E pela fé ele ainda fala, mesmo estando morto”. (Hebreus 11:4c)

Isso significa que o exemplo de fé de Abel continua a falar e ter influência hoje mesmo nos ensinando sobre fé e doação a Deus. 

Quando você dá fielmente a Deus, sua doação continua a falar e a ter influência por anos e anos vindouros e, de fato, por toda a eternidade.

Aplicação: Como você pratica dar a Deus a primeira porção hoje?

Então, falamos sobre o que significa dar a Deus a primeira porção, e falamos sobre como dar a Deus a primeira porção demonstra sua fé. 

Finalmente, vamos juntar tudo isso e ver como colocamos isso em prática hoje. Afinal, a maioria de nós não cria cordeiros ou planta hoje. Não há mais templo para sacrifícios ao Senhor. 

Então, como você pratica dar a Deus a primeira porção hoje? Deixe-me dar-lhe três aplicações rápidas, simples e práticas deste princípio para hoje.

   1) Dê a Deus o primeiro e o melhor de toda a sua vida, não apenas suas finanças

Em primeiro lugar, dê a Deus o primeiro e o melhor de toda a sua vida, não apenas suas finanças. Deus merece a primeira e melhor parte de tudo, não apenas o seu dinheiro. 

Você deve dar a Deus a primeira e melhor parte de seu dia, a primeira e melhor parte de seus pensamentos, a primeira e melhor parte de todo o seu tempo, talentos e recursos. 

Dê a Deus o primeiro e o melhor de toda a sua vida, não apenas suas finanças. Isso é parte do que significa viver pela fé.

   2) Faça um orçamento de sua vida em torno de sua doação, não de sua doação em torno de sua vida

Em segundo lugar, oriente sua vida em torno de sua doação, não sua doação em torno de sua vida. 

Sempre que faço um orçamento, sempre listo dar a Deus primeiro. Por quê? Porque é um lembrete de que o que damos a Deus sempre vem em primeiro lugar. 

Uma vez que você tenha determinado o que Deus quer que você dê, isso se torna inegociável. Sua doação vem em primeiro lugar, e então você trabalha para fazer todo o resto do seu orçamento caber em torno disso.

Como você sabe quanto dar? Ore sobre isso. Comece com o dízimo e depois pergunte a Deus o que mais ele gostaria que você desse a ele. 2 Coríntios 9:7 diz:

“Cada um dê o que decidiu em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”.

Dê na proporção de sua renda e sua fé. Deus não espera que você dê a mesma quantia que alguém que tem muito mais. Não é a quantidade que importa para Deus de qualquer maneira. É a prioridade que você coloca em dar com fé. 

A fim de dar a Deus a primeira porção, você precisa orçar sua vida em torno de sua doação, não sua doação em torno de sua vida.

   3) Separe a porção de Deus primeiro antes de gastar qualquer outra coisa

E então, em terceiro lugar, separe a porção de Deus antes de gastar qualquer outra coisa. Assim que receber seu pagamento, separe o que você dará a Deus. 

Mesmo que você não vá entregar o cheque até domingo, cuide dele imediatamente e tire-o de seus livros. Dessa forma, você garante que a primeira parte vá para Deus.

Como você pratica dar a Deus a primeira porção hoje? 1) Dê a Deus o primeiro e o melhor de toda a sua vida, não apenas suas finanças. 2) Faça um orçamento de sua vida em torno de sua doação, não de sua doação em torno de sua vida. 3) Separe a porção de Deus antes de gastar qualquer outra coisa.

CONCLUSÃO deste estudo sobre a oferta de Abel:

Pode parecer que esta foi uma mensagem sobre doar. E, de certa forma, tem sido. Mas é realmente uma mensagem sobre a soberania de Deus e o senhorio de Jesus Cristo. E é uma mensagem sobre fé. Abel nos mostra que dar a Deus a primeira porção, a sua primeira e o seu melhor, faz parte de viver pela fé.

Deus deu o seu primeiro e o seu melhor por nós. João 3:16 diz:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Agora Deus pede que você dê o seu primeiro e melhor a ele.

Hebreus 11:4 diz:

“Pela fé Abel ofereceu um sacrifício melhor do que Caim.”

Gênesis 4 diz:

“Caim trouxe alguns dos frutos do solo como oferta ao SENHOR. Mas Abel trouxe porções gordurosas de alguns dos primogênitos do seu rebanho. O Senhor olhou com favor para Abel e sua oferta, mas para Caim e sua oferta não olhou com favor”. (Gênesis 4:3-5)

Você se comprometerá a dar a Deus com fé? Vai dar a ele o seu primeiro e o seu melhor? Você dará a Deus a primeira porção da sua vida?

Por Ray Fowler. Site: rayfowler.org. Para mais temas, acesse a página de esboços de sermões aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo