Espírito da Verdade: Por que Jesus chama o Espírito Santo assim?

O versículo João 16:13 diz: “Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo; falará apenas o que ouve e vos anunciará o que ainda está por vir.” 

Blaise Pascal disse: “A verdade é tão obscura nestes tempos, e a falsidade tão estabelecida, que, a menos que amemos a verdade, não podemos conhecê-la”. 

Pode parecer que a verdade é impossível de acessar, já que temos apenas nossas experiências limitadas e há tantas ideias conflitantes no mundo. No entanto, não estamos sozinhos em nossa busca pela verdade. 

O Espírito Santo, chamado de Espírito da Verdade, tem como um de seus papéis guiar os crentes em toda a verdade.

O que é o Espírito da Verdade e que Significa esse relacionamento com o Espírito Santo

Jesus fala sobre o Espírito da Verdade logo após a última ceia celebrada com seus discípulos (João 13), onde ensinou sobre servir com humildade e amor. Ele disse aos discípulos algumas coisas sérias, incluindo o fato de que um deles o trairia e Pedro o negaria três vezes. Mas mesmo assim, Jesus os encoraja:

“Não se turbe o vosso coração. Acredite em Deus; crede também em mim… Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:1-6).

Filipe não compreende as palavras de Jesus e diz:

“Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (João 14:8).

Jesus aproveita a oportunidade para reforçar a comunhão e a unidade da Trindade, ao dizer:

“Quem me vê, vê o Pai. Crede-me que estou no Pai e o Pai está em mim” (João 14:9-11). 

Ao continuar a conversa, Jesus agora inclui o Espírito Santo na mensagem:

“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. dele. Vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16-17).

Os discípulos devem ter se sentido um tanto tristes e perdidos imaginando suas vidas sem Jesus de maneira física ao seu lado. O que poderia ser melhor do que aquilo que eles vivenciaram, caminhando e conversando com Jesus diariamente? 

No entanto, Jesus parece ter certeza de que a vinda do Espírito Santo será ainda melhor do que qualquer coisa que os discípulos pudessem imaginar. Então Jesus conforta os discípulos:

“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14:18). 

Este versículo, bem como a seguinte declaração de que “naquele dia sabereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós” mostra a relação dos membros da Trindade

Um relacionamento verdadeiro

Sim, Jesus se separaria dos discípulos fisicamente, mas não como eles pensavam. Nos versículos 16 e 17 mencionados acima, bem como no versículo 26, todos os três membros aparecem: “O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome… vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu disse a você.”

No próximo capítulo, Jesus ensina sobre permanecer Nele, o que significa continuamente mantido e guardados nele, não partindo, mas permanecendo presente com ele. Ou seja, o relacionamento continuaria. Mas como é possível essa permanência?

Os discípulos devem ter se perguntado porque Jesus novamente confortou-os com a certeza da chegada iminente da habitação do Espírito Santo: “quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15:26).

Jesus continua preparando os discípulos enquanto a transição entre seu ministério terreno e a vinda do Espírito se inicia. Ele compartilha com eles:

“Porque eu disse essas coisas para você, a tristeza encheu o seu coração. No entanto, digo-vos a verdade: convém-vos que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá ter convosco. Mas, se eu for, vo-lo enviarei” (João 16:6-8). 

Finalmente, alguns versículos depois, ele diz:

“Quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará a toda a verdade, pois não falará por si mesmo, mas tudo o que ouvir, falará e anunciar-vos-ei as coisas que hão de vir.” (João 16:13).

Por que Jesus chama o Espírito Santo de “Espírito da Verdade”?

O Espírito Santo é “O Espírito da Verdade” porque nossa conexão com ele é o que nos permite obedecer ao mandamento de 1 Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem necessidade de envergonhar-se, manejando bem a palavra da verdade”. 

Não se espera que os discípulos de Jesus naquela época e agora descubram tudo por conta própria. Em vez disso, eles serão guiados pelo Ajudante. Experimentaremos sua orientação a cada instante enquanto ele aplica a Palavra de Deus aos nossos corações e vidas.

A Bíblia usa muitos nomes para descrever o Espírito Santo. Além de referido como o Espírito da Verdade, ele também é chamado de:

1. O Espírito de santidade

“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 1:4).

2. O Espírito da vida

“Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8:2).

3. O Espírito de sabedoria e revelação

Não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o Espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele” (Efésios 1:16-17).

4. O Espírito da graça

“Quanto pior punição, você pensa, será merecida por aquele que pisoteou o Filho de Deus e profanou o sangue da aliança com a qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:29)

5. O Espírito da glória

“Se por causa do nome de Cristo sois insultados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” (1 Pedro 4:14).

O que isso nos ensina sobre a verdade?

Na busca pela verdade, os crentes não estão sozinhos. Em vez disso, eles serão “guiados em toda a verdade” pelo Espírito de Deus. E este é um conforto maravilhoso enquanto vivemos aqui, sabendo que Jesus diz: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32) e ora pelos seus seguidores: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). Por meio de seu poder, “falando a verdade em amor, devemos crescer em tudo naquele que é a cabeça, em Cristo” (Efésios 4:15).

O Espírito Santo recebe vários nomes na Bíblia, mas sua identidade como o Espírito da verdade se destaca no livro de João. 

Podemos agradecer a Deus por sermos guiados à verdade ao aprendermos a “seguir o Espírito” (Gálatas 5:16-26). E oramos: “Guia-me na tua verdade e ensina-me, porque tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo” (Salmos 25:5).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp