12 Estudos e Sermões para pregar no Dia dos Pais

O que falar na igreja no Dia dos Pais? Qual mensagem bíblica para a igreja nesta data tão especial? São perguntas que passam pela mente dos pastores que querem sempre trazer para suas igrejas um tema relevante.

A fim de te ajudar, selecionei aqui 12 estudos e sermões para o Dia dos Pais.

Paternidade na Bíblia

Do melhor ao pior, a Bíblia nos dá exemplos de todos os tipos de pais. A partir de relatos bem conhecidos da vida de pessoas como Abraão, Jacó, Davi e outros, vemos esses pais, conhecidos por sua grande fé, tendo atitudes maravilhosas e em outros momentos tendo atitudes erradas em sua paternidade.

No entanto, a Bíblia ensina que quando seguimos Jesus e procuramos viver para Ele, apesar de nossas limitações, Ele é poderoso o suficiente para cuidar de nossos filhos. Nossos erros e atitudes erradas não prejudicarão nossos filhos quando buscamos constantemente a Jesus em tudo o que fizermos.  

Bom, feito esta introdução, quero apresentar a você 12 estudos e sermões muito apropriados para pregar no domingo ou na semana do Dia dos Pais.

Os estudos também podem ser usados como sermões, basta você adaptá-los.

1. O que todo pai precisa saber sobre o filho pródigo

O que todo pai precisa saber sobre o filho pródigo

Este estudo pode se dar uma bela pregação. Baseado no pai do filho pródigo, o estudo fala sobre os quatro estágios de um pai: Cuidador, Policial, Treinador e Conselheiro. Além disso, o estudo mostra que só existe um pai perfeito, nosso Pai celestial. E por fim, termina chamando a atenção para a nossa responsabilidade como pais.

Se você quer levar muito bom conhecimento e impactar sua igreja, então ministre este estudo. Estudo completo aqui.

2. O que a Bíblia diz sobre paternidade?

O que a Bíblia diz sobre paternidade

Todos nós nascemos em uma família, mas nem todos tivemos o privilégio de uma família cristã. Alguns foram criados em lares saudáveis, cheios de amor e princípios bíblicos, e outros foram criados em lares problemáticos onde experimentaram mais dor e tristeza do que alegria. 

Este poderoso estudo nos chama atenção para a realidade de que, independentemente do nosso passado, somos livres e capacitados para criar nossos filhos em um ambiente piedoso.

Além disso, a Bíblia ensina que quando seguimos Jesus, Ele é poderoso para alcançar nossos filhos apesar de nossas limitações. Nossas falhas não arruinarão nossos filhos quando estivermos buscando constantemente a Jesus em tudo.  

Se você quer ensinar sobre paternidade à luz da Bíblia, então este estudo é ideal. Veja o estudo completo aqui.

3. Um Grande Pai: Mensagem para pregar no Dia dos Pais

Mensagem para pregar no Dia dos Pais

Agora um sermão. Uma mensagem para pregar no Dia dos Pais com o tema: Um Grande Pai. É um esboço pronto de pregação textual apropriada para o domingo ou véspera do Dia dos Pais.

Este sermão explora as qualidades de um grande pai que foi até Jesus por sua filha, ele é Jairo. Apesar da Bíblia não dar detalhes de sua paternidade, o ato de ir até Jesus, mostra seu cuidado como pai.

Além disso, sua fé em Jesus Cristo o tornou um exemplo para sua própria família. Por isso, ele foi um grande pai.

Se gostou deste tema para pregar, então acesse aqui o sermão completo.

4. As 3 maneiras de fazer os pais se sentirem especiais neste Dia dos Pais

maneiras de fazer os pais se sentirem especiais neste Dia dos Pais

Mais um estudo que dá uma poderosa pregação. Muito apropriado para fazer a igreja refletir que muitas vezes não é presente em si, o valor ou a quantidade, mas um ato de amor que satisfaz.

Ou seja, este estudo vai falar da importância de saber a linguagem de amor de cada pai, para que dessa forma, possamos fazer nosso pai se sentir bem nesse dia.

Além disso, o estudo mostra como tornar o Dia dos Pais uma data especial para seu pai.

Vale a pena levar essa mensagem para sua igreja. Explore mais o assunto e então pregue um sermão impactante. Veja o estudo completo aqui.

5. Pregação para o Dia dos Pais: Dia de reflexão!

Pregação para o Dia dos Pais

Mais um tema de pregação baseado na paternidade do pai do filho pródigo. Dessa vez, o sermão aponta para 3 lições que podemos aprender com esse pai da história contada por Jesus.

É um esboço de pregação com o tema: Dia dos Pais, dia de reflexão, apropriado para pregar no domingo ou véspera do Dia dos Pais.

Este sermão não só fará sua igreja refletir sobre as lições, mas também os levará para mais próximo dos braços do Pai. Pois, o pai da história representa o próprio Deus como nosso pai.

Se gostou, então confira o sermão completo aqui.

6. A grandeza de um Pai piedoso: Tema para pregar no Dia dos Pais

Tema para pregar no Dia dos Pais

Uma pregação com base na vida de Abraão como pai piedoso. Embora não foi perfeito, Abraão é o nosso pai da fé. Portanto, ele tem qualidades a serem exploradas como pai.

É muito interessante este sermão, porque logo na introdução já fisga a nossa atenção. Veja um pouquinho…

O que torna uma pessoa grande? É um intelecto superior de um Albert Einstien, o gênio artístico de um Michelangelo, o conhecimento de negócios de um John D. Rockefeller? O mundo pode medir o sucesso em termos de fama, riqueza e poder, mas Deus mede a grandeza por outro padrão. A pessoa mais humilde é grande aos olhos do Senhor se tiver a qualidade da piedade. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no papel de um pai. Nesta ocasião do Dia dos Pais, veremos uma experiência da vida de Abraão, “O amigo de Deus”

Se está curioso para saber o conteúdo deste riquíssimo sermão, então acesse aqui o esboço completo.

7. Por que não há muitos bons pais na Bíblia?

Por que não há muitos bons pais na Bíblia

Por que existem tantos pais ruins mencionados na Bíblia? Como posso ser um bom pai? Por que há tão poucos bons pais na Bíblia?

Este é o tema deste estudo que mudará sua maneira ver os pais.

Além disso, o estudo aborda alguns dos pais da Bíblia, bons e maus. E depois ensina algumas lições sobre como ser um bom pai.

Recomendo muito que você pastor leve este tema para sua igreja, não só nos Dia dos Pais, mas em outras datas também. Confira aqui o estudo todo.

8. Feliz dia dos Pais: Um Sermão para pregar para os pais

Um Sermão para pregar para os pais

Vamos de mais um Sermão. Tema: Feliz dia dos Pais. Ideal para pregar para os pais, baseado no texto de Lucas 1:17. 

Com três divisões principais e cada uma delas com lições importantes, esta pregação é uma boa opção para pregar. Além disso, o sermão aborda como exemplo o pai de João Batista, pouco explorado pelos pregadores.

Se gostou da sugestão, então confira o sermão completo aqui.

9. As 5 maneiras de ser um pai melhor

maneiras de ser um pai melhor

Este é sem dúvidas, uma ótima opção para pregar no Dia dos Pais.

Primeiramente pelo tema sugestivo que já desperta a atenção de todos. E em segundo lugar, porque é possível aprender muito com este estudo.

Está em forma de estudo, mas pode ser facilmente adaptado para um bom sermão temático.

Se você gostou da ideia, então basta acessar aqui no próprio site, o estudo por completo. Além disso, é possível imprimir.

10. As 9 verdades simples na Bíblia para os pais

verdades para os pais na bíblia

Quer envolver os pais de sua igreja em uma pregação cheia de aprendizados? Sim, este é um estudo, mas que pode se transformar em um sermão inesquecível para sua igreja. Bata buscar a inspiração do Espírito Santo.

A Bíblia fala sobre paternidade em termos muito simples. Aplicá-los à nossa vida familiar estabelecerá uma base sólida para todas as decisões difíceis que eventualmente teremos que tomar.

Estas nove verdades simples na Bíblia para os pais farão os pais saírem da igreja se sentindo mais capazes de exercerem a paternidade.

Animado? Então confira o estudo completo aqui.

11. Nos Passos do pai – Poderoso Sermão para o Dia dos Pais

Poderoso Sermão para o Dia dos Pais

Mais uma boa opção de mensagem para pregar no Dia dos Pais ou véspera.

Tomando como texto base Efésios 5:1-17, este sermão fala sobre como podemos ser imitadores de Deus na paternidade.

O Dia dos Pais é um daqueles dias especiais para lembrar, refletir e reforçar os princípios bíblicos para todos os pais. Este tema de pregação é ideal para trazer um poderoso ensinamento bíblico que fará os pais refletirem se realmente estão imitando a Deus na paternidade.

Se você gostou da boa sugestão, então basta acessar o sermão completo aqui disponível no site.

12. Estudo com 6 orações para o Dia dos Pais

orações para o dia dos pais

O papel de um pai na vida de alguém é uma posição abençoada. No Dia dos Pais, celebramos a bênção da paternidade

Seja por nascimento ou por assumir a responsabilidade, os pais merecem admiração e nossas orações. Aqui estão as orações para o Dia dos Pais para ajudá-lo a encorajar e inspirar os homens em sua vida. 

Este tema em forma de estudo pode virar uma impactante pregação temática. Basta você escolher um texto base e organizar seu sermão.

Feliz com a dica? Então acesse o artigo aqui.

Ilustração do Filho que deu seu Diploma para o Pai

Ilustração biblica do Filho que deu seu Diploma para o Pai

Pensou que acabou? Temos mais um bônus. Para que você possa se preparar e enriquecer seu sermão para o Dia dos Pais.

Ilustração do Filho que deu seu Diploma para o Pai nos leva a refletir o quanto devemos ser agradecidos!

Muito boa ilustração para inserir em seu sermão. Se achou uma boa opção, então acesse aqui a ilustração.

5 versículos bíblicos encorajadores para os pais

Embora a Bíblia não seja um “guia para os pais”, existem inúmeros incentivos para os pais ao longo das Escrituras. Você pode usar em sua pregação. Vejamos então:

Deuteronômio 6:6-7 – “Estes mandamentos que hoje vos dou devem estar em seus corações. Impressione-os em seus filhos. Fale sobre eles quando estiver sentado em casa e quando caminhar pela estrada, quando se deitar e quando se levantar.”

Salmos 127:3 – “Os filhos são herança do Senhor, e a descendência é sua recompensa.”

Provérbios 22:6 – “Coloque as crianças no caminho em que devem andar, e mesmo quando forem velhos não se desviarão dele.”

Lamentações 3:22-23 – “Por causa do grande amor do Senhor, não somos consumidos, pois suas misericórdias nunca falham. Eles são novos todas as manhãs; grande é a tua fidelidade.”

Efésios 6:4 – “Pais, não irritem seus filhos; em vez disso, crie-os no treinamento e instrução do Senhor”.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!