FACA – Significado

FACA – Um instrumento manual refinado utilizado para cortar. Nas línguas antigas, as designações para este instrumento são imprecisas, e há pouca consistência em meia dúzia de palavras hebraicas traduzidas como “faca”, “espada” ou “navalha”. A escolha da palavra moderna a ser usada na tradução parece depender do propósito para o qual o instrumento foi produzido e da maneira como foi operado.

No início, as facas eram feitas de pedra (Josué 5:2ss.), mas posteriormente passaram a ser confeccionadas em bronze e ferro. Uma faca típica consiste em uma lâmina reta de 15 a 25 centímetros de comprimento, com cabo e lâmina formando uma única peça.

Essas facas tinham vários usos, incluindo:

  1. Doméstico : Era usado para cortar carne e preparar alimentos, embora não fosse usado durante o ato de comer (Gênesis 22:6).
  2. Profissional : Algumas facas eram específicas para certas profissões, como o “canivete de escrivão” mencionado em Jeremias 36:23.
  3. Ritual : Também tinha aplicação em contextos rituais, conforme mencionado em Josué 5:2 e 1 Reis 18:28.

Apenas em uma ocasião a faca é utilizada de forma metafórica, como em Provérbios 30:14, sendo que a figura habitualmente associada a armas afiadas é uma espada.

Versículos

Josué 5:2ss. :”Naquele tempo, disse o Senhor a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel.”

Gênesis 22:6 :”E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram os dois juntos.”

Jeremias 36:23 :”E acontece que, como Jeudi tinha lido três ou quatro folhas, o rei as cortou com um canivete de escrivão, e as lançou no fogo que estava no braseiro, até que toda a roda se consumiu no fogo que estava no braseiro.”

Josué 5:2 :”Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faz facas de pedra e torna a circuncidar pela segunda vez os filhos de Israel.”

1 Reis 18:28 :”E clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu traje, até derramarem sangue sobre si.”

Provérbios 30:14 :”Há uma cujas gerações dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para devorarem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!