Jaaziel na Bíblia: significado e as lições de 2 Crônicas 20

Em meio a grandes tribulações precisamos que o Espírito Santo caia sobre nós e nos direcione como aconteceu com Jaaziel na Bíblia. 

Este levita, que não era profeta, foi um instrumento que, no meio da aflição do povo, estava aberto para receber e transmitir a mensagem divina.

Quando lemos as escrituras sempre percebemos a manifestação de Deus na vida de grandes nomes como reis, profetas e sacerdotes. Porém, não prestamos atenção nas obras que ele fez na vida de homens como Jaaziel, que aparece apenas uma vez, e era um servo comum.

Por isso, conhecer o agir de Deus em figuras como essa, pode nos ensinar muito sobre o amor do Pai na vida de quem o busca com sinceridade.

Neste artigo, conheceremos qual foi a história e a importância de Jaaziel na Bíblia quando Josafá teve vitória sobre Moabe e Amom. (2 crônicas 20)

Então, vamos, agora, conhecer quem foi esse personagem e descobrir as lições valiosas que podemos extrair dessa narrativa!

Quem era Jaaziel na Bíblia?

Em 2 Crônicas 20: 14, o nome de Jaaziel aparece no momento em que o espírito do Senhor veio sobre ele.

Quem-era-Jaaziel-na-Biblia

O início deste mesmo capítulo nos apresenta que o rei Josafá teria que enfrentar uma grande batalha e que eles não teriam condições de vencer. Foi nesse contexto que o rei orou ao Senhor pedindo ajuda e livramento. 

Neste mesmo versículo, há uma descrição sobre a origem desse servo de Deus, ele era levita designado como músico do templo.

Foi nesse contexto que a resposta de Deus veio por meio de Jaaziel:

Então, veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, … Neste encontro, não tereis que pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará,

Até aquele momento ele não era considerado um profeta de Deus. Por isso, essa passagem bíblica pode nos ajudar. Assim, Jaaziel se destaca como uma figura fundamental neste contexto tenso.

Qual o significado nome Jaaziel?

Esse nome tem origens hebraicas, naquela cultura, era comum dar nomes que tivesse algum significado para os filhos. Neste caso, o nome Jaaziel é uma combinação de “Ja“, que significa “Jeová é gracioso“, e “aziel“, que representa “Deus é minha força“. 

Assim, podemos presumir que a personalidade de Jaaziel representava alguém que confia na graça de Deus e encontra sua força Nele.

A pregação que veio sobre Jaaziel

Para entender a força que este momento representou, se imagine diante de uma congregação ansiosa por orientação divina. Onde, de repente, o Senhor toma sua boca e você se torna um mensageiro de Deus.

Foi isso que aconteceu com esse levita, o povo estava em jejum e oração diante de uma iminente guerra. E no meio dessa adversidade, o Espírito de Deus envia uma mensagem de esperança e confiança para incentivá-los a confiar na providência divina.

Assim, o nome de Jaaziel na Bíblia se destaca neste importante contexto e a palavra de Deus, instruiu e animou o povo. 

Comportamento dos reis e do povo

A época que se passa esse episódio, percebemos que tanto o rei quanto o povo estavam dispostos a buscar orientação divina nos tempos de dificuldade.

buscar-orientacao-divina-nos-tempos-de-dificuldade

Podemos perceber isso no versículo 5 quando Josafá se dispõe a buscar a Deus juntamente com o povo. Assim, ao convocar o povo para clamar a Deus, ele demonstra humildade, reconhecendo a dependência absoluta do Criador.

Ao que tudo indica, neste tempo a relação entre o povo e Deus é marcada por uma busca sincera, como podemos perceber neste capítulo do Livro de Crônicas.

O Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel

Quando o Espirito do Senhor vem sobre Jaaziel, entendemos que existia uma conexão espiritual. Essa sincera comunhão com Deus, portanto, possibilitou a manifestação do poder de Deus, trazendo uma resposta positiva para o povo.

Nesse ponto, aprendemos que aqueles que estão abertos à orientação divina, sempre poderá contar com a resposta de Deus, seja ela positiva, seja negativa.

5 Lições sobre servir a Deus

Agora vamos conhecer cinco lições que podemos extrair desse relato, confira!

1. Total dependência de Deus

Assim como Jeosafá e o povo, devemos reconhecer nossa dependência absoluta em todas as circunstâncias.

2. O poder da oração e jejum

A convocação de Jeosafá destaca a eficácia da oração e do jejum como meios de buscar a vontade de Deus.

3. Confiar na Graça

O nome Jaaziel nos lembra da importância de confiar na graça de Deus em meio às dificuldades.

4. Humildade Diante de Deus

Jeosafá exemplifica que a humildade é essencial para uma relação saudável com o Criador.

5. Ser instrumento de Deus

Como Jaaziel, somos chamados a ser instrumentos nas mãos de Deus, transmitindo Sua mensagem de esperança e confiança.

Gostou deste conteúdo, leia também a parábola do grão de mostarda para te ajudar a acrescentar um pouco mais a sua fé.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo