Jesus e Yeshua Hamashiach são o mesmo Salvador?

Muitos cristãos podem não ter ouvido o nome “Yeshua Hamashiach”. Certas escolas de pensamento acreditam que este é o único nome de Jesus, e que o próprio nome de Jesus foi derivado da grafia grega de Zeus.

Outros dizem que Yeshua Hamashiach e Jesus são sinônimos, simplesmente assumindo grafias diferentes com base na influência de várias línguas no mundo antigo.

Não importa qual seja o caso, vamos mergulhar no significado de Yeshua Hamashiach. Falaremos sobre onde esse nome aparece na Bíblia e por que a Bíblia o usa. 

Então discutiremos neste estudo bíblico, o verdadeiro nome de Jesus, ou se Jesus pode ser chamado por muitos nomes.

O que significam as palavras “Yeshua Hamashiach”

Não deixe que as grandes palavras multissilábicas intimidem os olhos acostumados a língua portuguesa. Yeshua Hamashiach significa “Jesus, o Messias”.

Sabemos que, Yeshua é uma forma abreviada de Yehoshua (Joshua). Sabemos também, que o nome de Jesus foi derivado de uma raiz semelhante. 

A língua hebraica da época durante o Novo Testamento não pronunciava J’s, ao contrário, eles tinham uma pronúncia Y. Sendo assim o Inglês, derivado do grego, latim e várias outras línguas, incorporou o J.

Hamashiach significa “o Messias”.

Em uma visão panorâmica, parece que Yeshua Hamashiach e “Jesus, o Messias” são sinônimos.

Por que existe controvérsia sobre o nome de Jesus?

A controvérsia envolve principalmente a ideia de que o nome de Jesus deriva de uma palavra grega IZEUS ou “filho de Zeus”. 

Em outras palavras, muitos cristãos estão preocupados que o nome de Jesus não só tenha sido helenizado, mas que o próprio nome tenha ligações com divindades pagãs, como o deus grego, Zeus.

No entanto, muitos cristãos também afirmaram que o nome de Jesus que conhecemos hoje é uma transliteração .

Isso significa que porque o Novo Testamento foi escrito em grego, os escritores, usando as melhores ferramentas do alfabeto grego para replicar os sons de Yeshua Hamashiach, transliteraram Yeshua para Iesous. Que, à medida que percorremos as linguagens populares da história, foram de Iesous a Iesus, para Jesus.

Em suma, para responder à nossa pergunta inicial, se acreditamos que o nome de Jesus é uma transliteração de Yeshua, então podemos acreditar que Yeshua Hamashiach e Jesus são, de fato, a mesma pessoa. 

Contudo, o nome Yeshua Hamashiach pode ter um significado especial para muitos cristãos, e eles podem se lembrar de certos aspectos do nosso Messias em orações, quando usam esse nome.

Não importa se pronunciamos o nome de nosso Messias como Jesus ou Yeshua, vamos mergulhar nas razões pelas quais alguma forma do nome “Jesus, o Messias” está na Bíblia.

Vamos definir a palavra Messias. Esta palavra significa essencialmente “o ungido ” ou alguém separado para um propósito específico.

O propósito deste Messias era salvar o mundo do pecado (João 14:6).

Portanto, o nome não apenas se encaixa na Bíblia, mas é um tema enorme em todos os 66 livros nela contidos. 

O Antigo Testamento prepara o cenário para o Messias, e o Novo Testamento o revela.

No entanto, muitas denominações cristãs optam por usar apenas o nome Yeshua Hamashiach.

3 razões pelas quais as pessoas usam o nome Yeshua Hamashiach

Muitas denominações e judeus messiânicos (cristãos que têm herança ou origem judaica) usarão o nome Yeshua Hamashiach em conversas e orações. E afinal, por que eles escolhem usar esse nome poderoso para Deus?

Primeiro, o nome destaca o fato de que Jesus veio à Terra como judeu. Ele preserva sua formação cultural e nos lembra que o ministério de Jesus foi para os judeus (Mateus 15:24). A mensagem do Evangelho alcançou os gentios após a ascensão de Jesus

Há uma historicidade no nome de Yeshua Hamashiach; que o nome teria sido o que os contemporâneos de Jesus usavam ao se dirigir a ele.

Em segundo lugar, e mencionado anteriormente, o nome ‘Jesus’ tem algumas conotações com o deus grego Zeus, se não acreditarmos que Jesus é uma transliteração.

Mesmo que não seja esse o caso, sabemos que a história judaica teve uma relação tensa com a helenização, especialmente com a de Antíoco Epifânio IV e sua colocação de uma estátua de Zeus no templo judaico (Daniel 8). O nome Yeshua Hamashiach não tem as mesmas possíveis conotações helenizadas.

Finalmente, o nome nos lembra da salvação. Uma forma abreviada de Josué, cujo nome significa “o Senhor salva”, Yeshua Hamashiach lembra aqueles que usam o nome do propósito original do nosso Messias, salvar os perdidos.

Ainda podemos usar o nome de Jesus?

Aqueles que estão lendo este post podem se preocupar com o fato de estarem usando o nome errado nas orações. 

Será que Deus não ouve nossas orações se usarmos “Jesus” em vez de “Yeshua Hamashiach?” Cada idioma deve mudar sua pronúncia do nome do Senhor para o original hebraico? Em suma, não.

Conforme já mencionamos, ele ouve nossos corações. A transliteração de um nome não impede Deus de ouvir nossas orações. Pois, Ele transcende nossas linguagens, nossas limitações, e seu nome é poderoso em qualquer idioma.

Também temos que ter em mente que todos os nomes que encontramos em nossas Bíblias, não são escritos como foram originalmente pronunciados. 

Isso não torna suas histórias menos verdadeiras, mesmo que tenhamos uma transliteração diferente para seus nomes.

Muitos nomes poderosos para um só Deus

Se quisermos nos concentrar na historicidade do nome de nosso Messias e nos lembrar de sua natureza judaica, podemos usar o nome de Yeshua Hamashiach. E se quisermos usar o nome de Jesus Cristo ou Jesus o Messias, Deus ouvirá essas mesmas orações.

Temos a bênção de um Deus que tem muitos nomes poderosos. Podemos usar qualquer um de seus títulos, “El Roi”, “El Shaddai”, “Yahweh”, “Elohim”, e ele ouvirá cada uma dessas orações.

Na verdade, Deus usa muitos nomes para nos lembrar das singularidades de seu caráter.

Portanto, quando você orar, não tenha medo de usar o nome “Yeshua Hamashiach” ou “Jesus, o Messias”. Eles são o mesmo nome de um Deus que veio para nos salvar.

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (1 Timóteo 1:15)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo