7 Maneiras para reacender a sua chama espiritual

Como cristãos, precisamos estar com a chama espiritual acesa. Devemos estar constantemente em sintonia com o Espírito Santo em todos os momentos para não perdermos a graça e as bênçãos do Senhor (Efésios 5:18). O Espírito Santo é nosso guia mais confiável através da complexa jornada da vida. 

O fogo do Espírito Santo aceso em nossos corações, nos mantém a salvo dos muitos perigos que nos cercam, e também nos impede de cair em tentação. No entanto, o Espírito Santo não habita em vasos impuros. Contudo, devemos ter cuidado para não deixar o pecado apagar o fogo do Espírito Santo em nós.

Se você pecar e perceber que a chama do Espírito Santo em você está se apagando, lembre-se de que Deus sempre estará disposto a reanimá-lo, enquanto você estiver disposto a admitir seus erros e abandoná-los.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode reacender a chama espiritual em sua vida:

1. Medite na Palavra de Deus 

Para ficar em sintonia com o Espírito Santo, você deve alimentar sua alma com a Palavra de Deus. 

Jesus nos adverte no livro de Mateus 4:4 a “não viver só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. 

É, portanto, importante que você tenha seu momento de devocional, lendo sua Bíblia diariamente e abra seu coração para o ministério do Espírito Santo.  

2. Ore com fervor

Somos instruídos como cristãos a orar sem cessar. A oração é o combustível que mantém o fogo do Espírito Santo aceso em nossas vidas. 

No mundo real, precisamos de três coisas para ter um fogo ardente: combustível, oxigênio e calor. Mas no reino espiritual, as orações servem como o oxigênio que usamos para atiçar as chamas. 

O tempo que passamos orando nos coloca na presença de Deus, e nosso tempo com Deus em oração serve como ar para nossa alma, e evidência de que estamos vivos em Deus.

3. Adore o Senhor com todo o seu coração

O Deus vivo, Jeová, ama quando oferecemos a Ele nosso louvor e adoração; isso lhe agrada tanto que seu Espírito Santo virá sobre aqueles que o adoram. Isso é evidente na história do apóstolo Paulo e Silas, quando foram presos, conforme narrado em Atos 16:25:

“E à meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus”. 

Isso fez com que o Espírito Santo descesse, e os libertasse daquela prisão. 

Você deve estar disposto a oferecer sacrifícios de louvor com seus lábios ao Senhor Deus Todo-Poderoso. 

O Salmo 22:3 torna conhecido que Deus habita no meio dos louvores de seu povo. Quando você louva a Deus com todo o seu coração e alma, seu amor será sentido mais intensamente. 

Louvar a Deus perpetuamente abre caminho para nós em sua presença gloriosa, onde podemos desfrutar da bem-aventurança de seu Espírito Santo.

“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” (salmos 100:4)

Quando você oferece louvores a Deus, isso serve como uma arma que afasta o diabo e seu exército de espíritos malignos. 

Isso torna a atmosfera de nossos corações e almas propícia à presença do Espírito Santo de Deus, e assim reacender a chama espiritual . 

4. Faça Jejum, até mesmo uma refeição por semana ajuda

O jejum é uma parte do fogo, que reacende a chama espiritual, ou até mesmo, para mantê-la acesa. Jejuar não é o mesmo que ser punido ou fazer penitência, mas sim um tributo voluntário ao Senhor. 

O verdadeiro jejum envolve endireitar seu coração diante de Deus e privar seu corpo dos prazeres mundanos, é o ato de renunciar algo, para estar mais tempo perto Dele. 

Para reacender a chama do Espírito Santo em você, tente ficar sem comer uma refeição, por um tempo. 

Além disso, tente negar outras coisas da carne, como Facebook, televisão ou até mesmo atividades sociais agradáveis ​​com seus amigos, como um sacrifício ao Senhor. 

Em vez disso, passe algum tempo a sós com o Senhor Deus, e você ficará surpreso com o quanto o Espírito Santo encherá sua vida.

5. Permita que o Espírito Santo se mova

Fomos admoestados pelo Apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 5:19 para não sufocar o Espírito Santo. Como cristãos, precisamos verificar em nossas vidas qualquer coisa que atue como um obstáculo ou obstáculo à obra do Espírito Santo. 

Precisamos nos livrar de mentalidades que são contrárias ao Espírito Santo. Só então poderemos permitir que o Espírito Santo habite e opere efetivamente em nossas vidas. 

Também precisamos nos manter firmes na fé que temos. A Bíblia diz em Mateus 24:12 que nos últimos dias o amor de muitos esfriará. Estamos obviamente naqueles dias agora. 

No mundo de hoje, a maioria dos cristãos é movida pela amargura e falta de perdão, e isso impede nosso crescimento espiritual e nos envenena com ódio, em vez de amor. Devemos aprender a perdoar uns aos outros como Deus nos perdoou (Colossenses 3:13). 

A maioria dos cristãos hoje desenvolveu um gosto por tudo o que Cristo Jesus nos ensinou contra. E todos esses pecados agem como obstáculos à operação do Espírito Santo em nós. 

6. Torne seu fogo útil

Primeiro, o fogo do Espírito Santo em nós é um dom especial de Deus. Todos manifestam esses dons espirituais de maneiras diferentes. Deus concede esses dons espirituais por conta própria para servir a propósitos diferentes. 

Como cristão, é importante usar a chama espiritual para ajudar os outros da maneira que puder. Essa paixão espiritual é reacendida quando está sendo usada para servir aos outros.

Você não deve esconder quaisquer dons espirituais que recebeu. Você deve sempre colocá-lo em uso para que não morra. Não desanime, pois logo você descobrirá que não há maior alegria do que ser um valioso instrumento do Espírito Santo. 

Afinal, ser generoso com os outros e não enterrar seus dons e talentos, o torna digno de talentos ainda maiores. 

7. Conecte-se com pessoas cheias do Espírito

O tipo de companhia que você mantém como cristão, contribuirá para o quão bem você cresce espiritualmente ou com que rapidez sua chama espiritual se extingue. É, portanto, de extrema importância associar-se a outras pessoas que são mais firmes espiritualmente do que nós. 

Essas pessoas serão altamente inestimáveis ​​para aumentar nossa chama espiritual. Eles nos ensinarão como acender e, mais importante, manter nossas chamas espirituais acesas.

Se você tem pessoas assim ao seu redor, não hesite em abordá-las, fazer amizade com elas e orar com elas. Você também pode pedir orientação e aproveitar sua sabedoria e experiência. Fazer isso o ajudará a manter sua chama espiritual acesa.

Também podemos reacender nossa chama espiritual pelo evangelismo. Quando você ganha almas para o Reino de Deus, o Senhor se alegra porque agora estamos espalhando a chama do Espírito Santo em nós.

Reacender sua chama espiritual requer que você abandone seu passado e assuma sua nova identidade. Você deve priorizar ser centrado em Cristo em vez de ser centrado em si mesmo.

 Só então o Espírito Santo poderá encher seu coração e incendiá-lo para realizar o que ele o chamou para fazer. Coloque seu coração e atenção nas coisas do alto, com propósito. 

Lembre-se da emoção de estar na presença do Senhor,  da bondade que você provou e testemunhou. Lembre-se da presença gloriosa que você já sentiu. 

E assim, viva sua vida com as chamas espirituais acesas.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp