O poder do sangue de Jesus: 7 ações que revelam sua importância

O sangue de Jesus está em toda a bíblia sagrada, mas o que o sangue de Jesus Cristo significa para nós?

“Eis que, quando entrarmos na terra, atarás este cordão de fio escarlate na janela pela qual nos fizeste descer […] e quem estiver contigo na casa, seu sangue cairá sobre nossa cabeça, se houver alguma mão nele.” (Josué 2:18-19)

Raabe, a mulher mencionada nesta passagem, era uma prostituta na cidade de Jericó. Quando os israelitas passaram a possuir a terra, sua cidade estava destinada à destruição e ela também. Mas ela foi liberta e sua vida transformada simplesmente por amarrar um cordão escarlate em sua janela.

Este cordão representava o sangue do Senhor Jesus Cristo e apontava para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na verdade, toda a Bíblia é sobre Jesus Cristo e a redenção de Seu sangue, e você encontrará esse fio de escarlate em toda a Palavra de Deus.

A Profecia do Sangue de Jesus

Desde o início da história humana, ela está revelada. Quando Adão e Eva pecaram, Deus derramou sangue inocente para fazer roupas de peles de animais para eles (Gênesis 3:21). Esta é uma figura da cobertura de justiça que recebemos quando o Senhor Jesus Cristo morreu por nós.

Em Gênesis 4, lemos que Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Eles instintivamente queriam adorar a Deus. Caim sacrificou o fruto da terra. Abel já havia aprendido que Deus exigia sangue, então trouxe um cordeiro. Deus aceitou o sangue do cordeiro de Abel, mas não aceitou a oferta de Caim. Por quê? Porque “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” (Hebreus 9:22).

E Deus disse a Abraão para sacrificar seu tão esperado filho Isaque (Gênesis 22). Pouco antes de Abraão mergulhar o cutêlo no coração trêmulo de seu filho, um anjo o deteve. Abraão viu um carneiro preso em um matagal. Isaque foi libertado, mas o sangue de um animal inocente foi derramado em seu lugar.

Então, Deus quis libertar Seu povo da escravidão na terra do Egito. Na noite da Páscoa, Deus instruiu para que cada casa, matasse um cordeiro e colocar o sangue em sua porta. 

Deus disse em Êxodo 12:13:

“Quando eu vir o sangue, passarei por cima de você.”

No tabernáculo e mais tarde no templo, milhares e milhares de ovelhas, bois e rolas foram mortos e seu sangue derramado como sacrifício pelo pecado.

E finalmente, o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz. Sua morte foi o cumprimento de todas as profecias e promessas. 

Apocalipse 13:8 proclama que Ele foi morto antes da fundação do mundo. Ele veio para morrer; Ele planejou morrer; Ele viveu para morrer; e Ele nasceu para morrer.

Como vimos, o sangue de Jesus está em toda a bíblia sagrada. Então, o que o Sangue de Jesus significa para nós hoje?

sangue de Jesus na bíblia

1. O sangue de Jesus nos redime

Havia um preço contra nós que não podíamos pagar, mas o sangue de Jesus nos redimiu

“Visto que sabeis que não fostes resgatados com coisas corruptíveis… Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.”

1 Pedro 1:18-19

2. O sangue de Jesus nos leva à comunhão com Deus 

Sem o sangue de Cristo, o homem está muito longe de Deus.

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis ​​longe, pelo sangue de Cristo chegastes perto.” 

Efésios 2:13

3. O sangue de Jesus nos reconciliou com Deus

Por meio do sangue de Jesus derramado na cruz, Deus nos abriu a oportunidade de reconciliação.

“E, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliar consigo todas as coisas…”

Colossenses 1:20

4. O sangue de Jesus nos purifica

Observe o tempo verbal presente neste versículo: “purifica”, tratando então de uma ação imediata, que ocorre no momento da confissão. Entenda, o perdão trata daquilo que fizemos; a purificação cuida daquilo que estamos fazendo.

“O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado”

1 João 1:7

5. Seu sangue tem poder sobre o diabo

É o Sangue de Jesus que Satanás teme.

“E eles o venceram [Satanás] pelo sangue do Cordeiro…”

 Apocalipse 12:11
poder do sangue de Jesus

Veremos agora a importância do Poder do Sangue de Jesus descrito no livro de Hebreus:

1. O poder do sangue de Jesus destruiu a Satanás

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;

Hebreus 2:14

2. O poder do sangue de Jesus destrui o poder da morte

E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

Hebreus 2:15

3. O poder do sangue de Jesus purificou a nossa consciência

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Hebreus 9:14

4. O poder do sangue de Jesus purificou o céu

De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.

Hebreus 9:23

5. O poder do sangue de Jesus nos concedeu ousadia

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

Hebreus 10:19

6. O poder do sangue de Jesus promete-nos a perfeição

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas. Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

Hebreus 13:20-21

7. O poder do sangue de Jesus garante a Sua segunda vinda

Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Hebreus 9:28

O diabo não quer que você aprenda sobre o sangue. Ele odeia isso!

Antes que este planeta fosse lançado no espaço, Deus havia determinado em Seu coração que Ele enviaria Seu Filho para morrer na cruz.

Como é maravilhoso traçar o fio de escarlate do sangue de Jesus Cristo tecido em toda a Bíblia! Quão mais maravilhoso é experimentar sua redenção pessoalmente. Louvado seja Deus pelo sangue de Seu Cordeiro!

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp