Significado de “a alegria do Senhor é a minha força”
“A alegria do Senhor é a minha força” (Neemias 8:10).
Embora escolhido, o povo de Deus sofreu severas consequências por sua contínua rejeição a Ele e Sua aliança. Esdras leu a Palavra de Deus e recitou Sua Lei ao povo (registrado em Neemias 8), e eles foram abalados pela vasta desobediência e rebelião.
O exílio deles foi severo, tanto em sua brutalidade quanto em como isso ardeu nas mentes e na identidade das pessoas. Quem eram eles sem a terra, sem o templo? Como eles se relacionariam com Deus?
Mesmo assim, Deus estava disposto a reconstruir e restaurar Seu povo. Deus reafirmou que eles ainda eram seu povo escolhido, e Ele ainda era seu Deus. Essa era, portanto, uma alegria que poderia dar força.
Seu amor os nivelou assim como nos humilha agora, a considerar o sacrifício do Novo Testamento do Filho único de Deus para nossa própria restauração através da salvação.
Qual é a alegria do Senhor?
“Neemias disse: Vá e saboreie comidas e bebidas doces, e envie alguns para aqueles que não têm nada preparado. Este dia é santo para o nosso Senhor. Não se entristeça, porque a alegria do Senhor é a sua força” (Neemias 8:10).
Antes de mais nada, a alegria do Senhor se encontra no caminho da restauração. Deus nos convence do pecado, e muitas vezes nossa primeira reação é culpa e vergonha. Mas esses sentimentos nunca vêm de Deus.
Primeiramente, Esdras, o escriba, reuniu todo o povo. Ele leu para eles o livro de Deus e ministros habilidosos explicaram as palavras e seu significado ao povo. Neemias 8:8 diz: “Eles leram no livro, na Lei de Deus, claramente, e deram o sentido, para que o povo entendesse a leitura”.
Uma vez que as pessoas entenderam, elas choraram. A Palavra estava abrindo seus olhos para a maneira como eles falharam com Deus. Mas Neemias foi rápido em lembrá-los de quem é o Senhor.
Eles poderiam se deliciar com a alegria do Senhor porque ele é um Deus que perdoa, é gracioso e compassivo.
O que a Bíblia diz sobre a alegria?
O hebraico original para “alegria” em Neemias 8:10 é “chedvah“, que significa alegria. A palavra raiz para alegria neste contexto significa regozijar-se ou alegrar-se.
“Força” no mesmo versículo é uma palavra hebraica que significa “um lugar ou meio de segurança, refúgio de proteção ou fortaleza”.
A raiz da palavra força significa “ser forte, prevalecer; firmar, fortalecer”. A alegria do Senhor é constante e motivo de regozijo. Ela se origina de um fortalecimento interior de nosso relacionamento com Ele.
Quando Jesus morreu por nós, Ele nos restaurou a uma paz com Deus que não pode ser desfeita. Sua alegria repousa na alegria de Deus.
“Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.” (João 17:13).
O versículo acima é parte da oração de Jesus ao Pai e possivelmente a sua oração mais longa. Jesus experimentou a alegria plena que se originou da força de Seu Pai, e queria que fôssemos cheios e transbordantes dela (João 15:11).
A Palavra viva de Deus não desperdiça palavras. Jesus não desperdiçou palavras na terra. Para que esta seja Sua oração mais longa registrada, carrega um peso significativo ligado à mensagem que Ele estava entregando.
A força do Senhor Jesus aperfeiçoa nossa alegria.
Qual é o contexto bíblico de Neemias 8:10?
“Então ele lhes disse: Ide, comem da gordura, bebam do doce, e mandem porções para aquele que não tem nada preparado; porque este dia é santo para nosso Senhor. Não se entristeça, pois a alegria do Senhor é a sua força” (Neemias 8:10).
O primeiro “Senhor” significa “meu senhor dos homens ou de Deus; um título falado no lugar de Yahweh em demonstração judaica de reverência”.
SENHOR, em maiúsculas mais adiante no versículo, refere-se à raiz da nossa alegria, que nos fortalece. É a palavra hebraica “Yehovah” (YHWH). Jeová, o existente. O nome próprio do único Deus verdadeiro. A raiz de Yehovah é Hayah. Espalhadas ao longo de sua definição estão estas frases: “ser, tornar-se, vir a acontecer, existir, acontecer, cair; acontecerá; surgir; ser estabelecido; estar terminado.”
Não fazemos coisas apenas para o Senhor, vivemos nossas vidas nEle, com Ele e por Sua força… honrá-Lo com a submissão de nossa vontade à Sua. Ele é a nossa força.
O nome de Neemias significa: “Deus tem compaixão”. Começando como copeiro do rei, a proximidade de Neemias com o rei acabou levando-o a liderar a restauração de Jerusalém.
Biblicamente, Neemias estava ilustrando a fé interior que agora conhecemos como um relacionamento com Cristo, versus uma expressão externa em reverência ao Senhor.
Ele sabia que uma verdadeira expressão de adoração vinha de uma motivação mais profunda do que a aparência exterior. Da mesma forma, Deus nos perdoa no mesmo nível profundo e íntimo. Não termina com nosso sacrifício e arrependimento sinceros. Ele inaugura a verdadeira mudança e um coração mudou para a sede da alegria.
A alegria de Sua força apaga a culpa e a vergonha… e a morte que merecemos por nossos pecados.
3.5
O que Neemias está tentando nos dizer sobre como devemos viver?
Neemias não estava apenas preocupado em reconstruir os muros de Jerusalém. Mas ele tinha uma paixão por ver os corações das pessoas restaurados.
Assim como percorremos as mídias sociais modernas com o conhecimento de que há mais na vida do que podemos ver, Neemias sabia que a verdadeira alegria e restauração só poderiam vir de uma força interior fornecida pelo Senhor.
“Eles se recusaram a obedecer e não se lembraram dos milagres que você fez por eles. Em vez disso, eles se tornaram teimosos e nomearam um líder para levá-los de volta à escravidão no Egito. Mas você é um Deus de perdão, gracioso e misericordioso, lento para se irar e rico em amor infalível. Você não os abandonou” (Neemias 9:17).
O costume antigo judaico era lembrar os menos beneficiados durante as festas. Alegria não é algo que criamos, ganhamos ou merecemos. Embora não tenhamos nada para dar e nenhuma capacidade de parar de pecar, Cristo estendeu a mão… Ele desceu e morreu por nós.
Como Neemias, precisamos de um plano para nos reconstruir de dentro para fora. O sacrifício de Cristo na cruz nos dá a oportunidade de submeter nossos esforços para “consertar” e “fazer” com Sua força para realizar o propósito de Deus.
A alegria não acontece simplesmente. É um produto de um plano para restaurar nossas almas. Uma escolha ativa de buscar a sabedoria de Deus em troca da nossa.
A alegria é resultado de uma vida disciplinada e priorizada, guiada pelo Espírito Santo.
Onde mais a Bíblia fala sobre a força do Senhor?
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)
“Ele dá força ao cansado e aumenta o poder do fraco” (Isaías 40:29)
“O caminho do Senhor é fortaleza para os íntegros, mas destrói os ímpios” (Provérbios 10:29)
“O Senhor dá força ao seu povo. Ele é uma fortaleza segura para o seu rei ungido” (Salmo 28:8)
“O Senhor é minha luz e minha salvação, então por que eu deveria ter medo? O Senhor é minha fortaleza, protegendo-me do perigo, então por que eu deveria tremer?” (Salmo 27:1).
“Deus é a minha fortaleza e aperfeiçoa o meu caminho” (2 Samuel 22:33)
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:30)
“Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, me deleito nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições, nas dificuldades. Pois quando estou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:9-10).
Como você pode encontrar alegria no Senhor
“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:30).
Em Marcos 12:30, Jesus recita uma passagem de pedra angular bem conhecida de Deuteronômio. Mas por que Ele reiteraria essa verdade, quando eles buscavam entender algo novo?
Jesus não veio para substituir os mandamentos originais do Pai, mas para nos libertar do fardo de nunca sermos capazes de viver de acordo com eles.
Podemos nos impulsionar neste versículo com tudo o que temos física, mental e espiritualmente e ainda ficar aquém. Não temos a capacidade de ser totalmente dedicados. Todos nós ficamos aquém. (Romanos 3:23)
“Pois quando estou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:9-10).
Paulo disse que, ele fez o que odiava e odiou o que ele fez. Todos nós lutamos com o pecado diariamente. Seja perdendo nossa paciência ou uma batalha com o vício, alguns ciclos de pensamento. Esses pecados habituais são grandes demais para vencermos por nossa própria força. No entanto, encontramos a própria liberdade em Cristo que leva à força e à alegria.
Alegria em Cristo não é um sentimento compulsivo de rir com uma piada ou uma bandeira triunfante de vitória quando alcançamos um objetivo. A alegria está presente nesses momentos, mas a verdadeira alegria vem da força inabalável do Senhor.
Resta nos lembrar até onde chegamos e nos encorajar ao longo do caminho de refinamento que ainda temos que percorrer. A esperança da salvação em Cristo está enraizada no que já foi feito. “Está consumado.”
Neemias sabia que para experimentar a alegria, uma restauração interior precisava acontecer antes da reconstrução exterior da cidade.
Nós também devemos reconstruir a partir de dentro, para que a alegria do Senhor, nossa força, possa nos impulsionar para o próximo passo no caminho do propósito de Deus.
Rachel Gilson explica:
“Fomos confirmados para sempre porque Jesus cumpriu perfeitamente nossa parte dos votos. E esse amor nos transforma em cumpridores de votos (embora imperfeitamente por enquanto). Sua série de falhas são esquecidas pela confissão. Seus dias de fraqueza são superados por meio do perdão afetuoso. Inspiro isso e sinto a força aumentar. A força não apenas de ser conhecido, mas estimado pelo Senhor.“
A alegria do Senhor é minha força…
A alegria muda nossos corações para uma posição de adoração, independentemente das circunstâncias atuais. Ele não muda, desaparece ou expõe com base em qualquer coisa que fazemos ou passamos. Ele é uma constante segurança e paz em nossas vidas. Um porto seguro, em um mundo tumultuado.
Através de Sua alegria e pelo poder de Sua força, somos capazes de testemunhar a beleza envolvente da vida de forma profunda e complexa… tudo em Seu tempo.