OBELISCO NEGRO – Significado

OBELISCO NEGRO – Uma coluna de pedra calcária de cor negra, que registra os sucessos militares do rei Salmaneser III da Assíria (858-824 aC) durante os primeiros 31 anos de seu reinado. Este obelisco, com aproximadamente 2 metros de altura, é plano em todos os quatro lados e apresenta cinco fileiras de baixos-relevos que se estendem ao redor dele, com inscrições entre elas, todas escritas em cuneiforme. As imagens retratam o tributo pago por várias regiões do império de Salmaneser.

De particular interesse para os estudiosos da Bíblia é a segunda fileira de relevos, que representa o rei Jeú do Reino do Norte de Israel (2 Reis 9-10) se curvando diante de Salmaneser. Nessa cena, Jeú é acompanhado por 13 israelenses que estão carregando o tributo. A inscrição identifica claramente Jeú e lista os itens do tributo, que incluem tigelas e vasos de prata e ouro, dinheiro e um bastão real. Este relevo é a única representação contemporânea de um rei israelense. Jeú é representado usa um casaco longo adornado com franjas, um gorro pontiagudo e uma barba aparada. Este evento de pagamento de tributos é datado em 841 aC, embora não haja referência a ele na Bíblia.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!