5 Propósitos que Deus tem para sua vida de solteiro

Deus tem propósitos para sua vida de solteiro.

Por que Deus aparentemente permitiria que a maioria das pessoas se casasse ou encontrasse um amor romântico e me deixasse solteira? Eu fiz esta pergunta junto com vários outros como ela. 

Qual é a razão de Deus para não responder a esta oração? Eu não sei por que Deus respondeu com um “não” ou “ainda não”, mas Ele respondeu, e eu acredito, se você está solteiro há um ano ou cinquenta, são por causa dos propósitos de Deus para a sua vida de solteiro.

À seguir, veremos os 5 propósitos que Deus tem para sua vida de solteiro:

1. Para torná-lo mais semelhante a Cristo

Jesus era solteiro. Isso significa que aqueles que não são casados ​​são mais parecidos com Jesus? As pessoas casadas também não estão sendo santificadas e transformadas à imagem de Cristo? Casado ou solteiro, o objetivo final da vida de um crente é a semelhança de Cristo.

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” (1 João 3:2).

Cristo estava unicamente focado na vontade de Deus. O apóstolo Paulo escreveu que é mais fácil estar focado na vontade de Deus se você é solteiro como ele (1 Coríntios 7:32-33), e como Cristo era. 

A solteirice não é apenas uma dádiva enquanto durar, é uma oportunidade dada por Deus para se concentrar exclusivamente nEle! Paulo também escreveu estas palavras: “Para mim, o viver é Cristo!” Fale sobre o foco individual!

“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.”(João 4:34). 

Em outras palavras, as necessidades físicas de nossa existência humana são secundárias; A vontade de Deus é primordial. Se queremos ser como Cristo, essa deve ser a nossa perspectiva.

Como seguidores de Cristo, precisamos ver nosso estado de solteiro não como um problema a ser resolvido, mas como uma oportunidade a ser aproveitada! “Portanto, fazei tudo para a glória de Deus”. 

Muitos de nós não vivem com esse tipo de foco, mas precisamos! A vida nesta terra é curta e é sobre Deus, não nós. 

2. Para ajudá-lo a apontar as pessoas para Cristo

Este deve ser o objetivo de todo crente. Há uma singularidade em como as pessoas solteiras podem apontar outros para Cristo. Pode-se dizer que todos nós possuímos qualidades, atributos, habilidades ou desafios únicos que nos proporcionam plataformas únicas para compartilhar o evangelho. 

Uma pessoa solteira, nunca casada, viúva ou divorciada, pode compartilhar Cristo desse ponto de vista particular. Podemos nos ver como solteiros e deixar que isso nos defina, mas, assim como todas as estrelas no céu noturno, não estamos realmente sozinhos. 

Cada estrela faz parte de uma galáxia. Todos nós funcionamos individual e coletivamente. Quanto mais brilhante uma estrela brilha, mais ela atrai nossos olhos para os céus e para o Criador!

“Os céus proclamam a glória de Deus; os céus anunciam a obra das suas mãos. Dia após dia eles proferem discursos; noite após noite eles revelam conhecimento. Eles não têm fala, não usam palavras; nenhum som é ouvido deles. No entanto, a sua voz vai por toda a terra, as suas palavras até aos confins do mundo” (Salmo 19:1-4).

A música de adoração de Hillson “So Will I” diz lindamente “Se as estrelas foram feitas para adorar, eu também o farei”.

“E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma”. (1 Coríntios 7:32-35).

Uma pessoa solteira tem potencial para devoção indivisa, energia e foco em Deus. Esse potencial, se vivido, brilhará de forma a atrair a atenção de muitos, levando-os a refletir e talvez buscar um Deus que possa satisfazer tão plenamente o coração humano!

“…que a vossa luz brilhe diante dos outros, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5:16)

Se essa pessoa, no entanto, estiver focada em desapontamento, autopiedade e tristeza, sua luz ou esplendor para Cristo é significativamente esmaecida. 

3. Para ensiná-lo a viver o chamado de hoje, não o de amanhã

Seu propósito hoje é agradecer e glorificar a Deus, não desperdiçar o hoje desejando um amanhã diferente. Amanhã pode realmente ser diferente, mas pode não ser. Devemos nos alegrar no hoje. É fugaz, é uma dádiva e pode ser vivida ao máximo ou perdida.  

“Não deixe que nossos anseios matem o apetite de nossa vida.” (Elisabeth Elliot)

Não perca algo que é porque você está focado em algo que não é. Hoje tem um propósito. Em um único período de 24 horas, temos a chance de: escolher contentamento e alegria, aprender, crescer, trazer glória a Deus, encorajar alguém, apontar alguém para Cristo, fazer a diferença.

Não teremos este dia de volta. Viva para Deus! Que Deus seja primário e todo o resto secundário.

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça…” (Mateus 6:33)

4. Para capacitá-lo a confiar na suficiência de Deus

Deus satisfaz e Ele é suficiente.

“Satisfaça-nos de manhã com o seu amor infalível, para que cantemos de alegria e nos alegremos todos os nossos dias”. (Salmo 90:14)

Se o amor de Deus é infalível, eterno, certo, firme, inesgotável, não é por Seu amor que o salmista orou, mas sim para que encontremos nossa satisfação nele. Aí está o problema: nossa teologia. Apesar do que a Bíblia diz, não cremos que Ele seja suficiente. Acreditamos, sim, que Ele é insuficiente e que também precisamos de outro humano para nos completar.

“O Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só. Farei uma auxiliadora idônea para ele’”. (Gênesis 2:18)

Adão precisava de Eva, você pode pensar, e é por isso que Deus criou a mulher. Nós absolutamente precisamos de um ajudante, um companheiro; e aqueles que vivem sem amor romântico, sem realização sexual, são incompletos. Adão obviamente não poderia estar bem apenas com Deus. No entanto, Isso não é verdade. 

A graça de Deus é suficiente

Eva foi a graça de Deus na vida de Adão, o bom presente de Deus para ele. A graça de Deus é suficiente porque Deus em Sua sabedoria sempre dá o que é bom, o que é melhor (não na nossa opinião, mas na Dele). Sem Eva, Adão teria andado com Deus no paraíso, completo e totalmente satisfeito em Deus. Deus já havia dado vida e fôlego a Adão e o colocou no paraíso absoluto. A vida de Adão já era melhor do que qualquer homem para viver depois dele.   

E, no entanto, Deus abriu mão e deu outro presente, satisfazendo um desejo que Adão nem sabia que ele tinha. A graça de Deus é tão suficiente que Ele nos provê e nos satisfaz de maneiras que nos surpreendem. Ele não nos dá tudo o que pedimos e acreditamos que nos satisfará; Ele nos dá o que ele SABE que irá satisfazer.

Adão não saberia pedir por Eva. Contudo, Deus sabia que Eva seria adequada, uma ajuda bem-vinda ao longo da vida. Ele não nos promete a todos o mesmo tipo de ajuda, a mesma variedade de graça. 

Não temos garantia de uma ajudante humana. Mas tenha certeza de que Deus proverá para você assim como fez para Adão. Sua graça será suficiente para você.    

“Você abre sua mão e satisfaz os desejos de todos os seres vivos. O Senhor é justo em todos os seus caminhos e fiel em tudo o que faz”. (Salmo 145:16-17)

Imagine a diferença que nossa vida faria, nosso testemunho de Cristo faria, se realmente vivêssemos assim: estarmos satisfeitos com o amor infalível de Deus, acreditando que os caminhos do Senhor são sempre certos e fiéis!

O apóstolo Paulo aprendeu sobre a suficiência de Deus através de dificuldades. Depois de suplicar a Deus três vezes para mudar suas circunstâncias, ele recebeu esta resposta:

“A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9 a).

Dificuldades e dificuldades não refutam a bondade de Deus; eles são uma vitrine de Seu poder, suficiência e graça!

Ironicamente, tanto o casamento quanto o estado de solteiro provam-nos a insuficiência dos humanos e a suficiência de Deus! 

Por mais que Eva tenha sido um presente bom, aquele par icônico fez uma bagunça, o paraíso foi perdido e a humanidade teve que voltar a perceber o quão certo e suficiente somente Deus é, até que finalmente isso foi revelado por meio de Jesus Cristo. 

5. Para fazer você confiar nele

Deus deseja nos dar o que realmente nos satisfará, mas Ele não dará se não for bom. Devemos confiar em Sua definição de bem.

Eu quero tudo e qualquer coisa que Deus tem para mim, incluindo minha vida de solteiro, porque Ele é bom e Seus planos e tempo são para o meu bem, minha santificação e Sua glória. Nem sempre é assim que eu “sinto”, mas é o desejo do meu coração.

“Pois o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; nenhum bem ele retém àqueles cujo andar é irrepreensível”. (Salmo 84:11)

Mais uma vez, nossa teologia é distorcida. Confiamos em nossa própria sabedoria e tempo e duvidamos da de Deus. Isso é uma teologia confusa e perigosa. Significa que desejamos ser Deus, sentado em Seu trono.

Deus já nos deu a única coisa que pode realmente satisfazer as necessidades e desejos de nossas almas: Jesus.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

“Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós – como não nos dará também, juntamente com ele, graciosamente todas as coisas?” ( Romanos 8:32 ).

O dom de Deus, é a prova de que Ele é o Doador de todas as coisas boas. Podemos confiar Nele.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!