Quem foi Anrão e o que aconteceu com o pai de Moisés?
As histórias bíblicas são repletas de personagens importantes que nos ajudam a entender como tudo aconteceu. É o caso do pai de Moisés, por isso, vamos conhecer quem foi Anrão, o que lhe aconteceu e qual a sua importância para os sacerdotes levitas.
Quem foi Anrão na bíblia?
Ele foi o pai de Moisés e nasceu no período em que os hebreus eram escravos no Egito. Seu nome em hebraico: עַמְרָם, significa Amigo do mais alto/ou “amigo do Altíssimo”. Ele pertence à tribo de Levi e é descendente dos Coatitas.
Seu nome aparece pela primeira vez na bíblia em Êxodo 6: 20, na parte que mostra a genealogia de Moisés. Nesse trecho mostra que ele se casou com sua tia Joquebede.
Um ponto importante sobre esse casamento é que o termo filhos e filhas, pode se referir a descendentes, neste caso, talvez sua esposa fosse uma prima distante, não propriamente sua tia.
Desse casamento, segundo a bíblia, nasceram três filhos: Arão, Moisés e Miriam. Portanto, ele foi o pai daquele que libertaria o povo da escravidão no Egito.
O que acontecia na época em que ele nasceu e por que conhecer quem foi Anrão é importante?
Anrão nasceu em uma época tumultuada, em que os hebreus eram oprimidos pelos egípcios e viviam como escravos.
Ele nasceu em uma família que seria destaque para o povo de Israel no futuro, ou seja, na tribo de Levi, uma das doze tribos de Israel.
O pai dele era Coate, filho de Levi, o patriarca da tribo. Nesse tempo, ainda não se conhecia a designação que Deus daria aos descendentes direto de Levi. Mesmo assim, Anrão e sua família já estavam escolhidos para ter um lugar especial na comunidade hebraica.
A esposa dele, Joquebede, também era descendente de Levi, e pelos planos do Altíssimo, todos os seus filhos se tornaram importantes figuras na história do povo hebreu.
Podemos ver esses fatos quando:
- Arão se tornou o primeiro sumo sacerdote de Israel;
- Moisés liderou a libertação dos hebreus do Egito e se tornou o maior profeta da história judaica;
- Miriam se tornou uma profetisa e líder do povo hebreu.
Tudo o que os textos bíblicos, comenta sobre quem foi Anrão, é que ele foi pai de Moisés e que viveu 137 anos.
Além disso, tudo o que sabemos sobre esse patriarca importante e sua esposa Joquebede é que eles agiram por fé.
Qual a participação de Anrão na vida de Moisés?
A narrativa bíblica nos informa apenas que Joquebede, mãe de Moisés, ficou com ele até que desmamasse, na época, esse processo durava três ou quatro anos de vida da criança.
Após esse período, não sabemos se ela continuou sendo a babá do próprio filho, tudo indica que sim, pois Moisés conhecia a sua dupla nacionalidade.
Neste contexto, Anrão pode ter influenciado o filho que, certamente, via a opressão de seu povo de origem.
Não sabemos a idade que o pai de Moisés tinha quando ele nasceu, mas sabemos que ele morreu aos 137 anos. Infelizmente, Anrão não viveu para ver a libertação de seu povo.
O que podemos aprender com esse personagem?
Conhecer quem foi Anrão nos leva a considerar a importância da fé nos momentos de adversidade.
Isso porque segundo os relatos bíblicos, este homem e sua esposa acreditaram que havia uma maneira de salvar o seu filho da ordenança de faraó.
Para isso, eles prepararam um caminho para que seu filho fosse salvo. E essa atitude, permitiu que seu filho voltasse para casa com um salário para a família, como o introduzisse na realeza do Egito.
Um ato de desespero e, ao mesmo tempo, estratégico por parte de Deus, permitiu que uma criança hebreia recebe educação e título militar que, mais tarde, serviria para livrar o povo da escravidão.
Um exemplo de que foi um ato de fé e de coragem, foi eles terem orientado Miriam, uma criança, talvez com oito ou doze anos, a acompanhar o percurso da pequena arca.
O que nos leva a supor que ela também teve a esperança de que, se direcionasse a arca, talvez salvasse seu irmão.
Logo, podemos aprender o poder da fé e da esperança em momentos difíceis.