Quem foi Silas na Bíblia? Ele era Silvano?

Entenda quem foi Silas na Bíblia, qual era a sua função e o seu outro nome? Compreenda também como ele participou da propagação do evangelho. Além disso, conheça as suas missões com Paulo de Tarso.

Estudar as escrituras é a maneira de conhecermos tanto a origem da igreja, quanto buscar conselhos e inspirações para prosseguir com a nossa jornada.

Assim, ao encontrarmos personagens que desempenharam papéis importantes na disseminação da mensagem divina, conseguimos as devidas instruções de como devemos nos portar em nossas missões.

Então, continue a leitura para entender melhor quem foi Silas na Bíblia e sua interessante participação para a igreja do primeiro século.

Quem foi Silas na Bíblia? Ele era Silvano?

O nome de Silas aparece pela primeira vez nos Atos dos Apóstolos 15: 22, quando terminou a discussão e Paulo e Barnabé o escolheram entre os homens notáveis para explicar as decisões ocorridas no concílio. Como está escrito:

“Visto sabermos que saíram alguns de entre nós, sem nenhuma autorização… pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens… Enviamos Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas.” (At 15: 24-27)

A missão dele nesse contexto era levar o resultado do encontro entre os líderes da igreja sobre o que os novos cristãos deveriam observar. (At 15: 19,20) 

Sendo, portanto, um colaborador próximo de Paulo, o apóstolo.

Ele era Silvano?

Em segundo aos Coríntios 1:19, Paulo o chama de Silvano, confira: “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo…”

Encontramos esse nome também em 1 Tessalonicenses 1:1 e 2 Tessalonicenses 1:1) e na Primeira Epístola de Pedro (1 Pedro 5:12). Estas diferenças nos nomes podem ser porque o nome Silas é um apelido grego para Silvanus, ou talvez, este seja a forma romana de do nome. E respondendo à pergunta inicial, sim, Silas e Silvano, segundo as referências bíblicas trata-se da mesma pessoa.

Qual era a sua função?

A função de Silas na jornada missionária de Paulo era multifacetada, porque ele era um profeta e um líder cristão respeitado, que trazia encorajamento e fortalecimento às igrejas que visitavam. Ele também exercia o papel de escritor, pois colaborou na redação de algumas das epístolas paulinas.

Ele também se tornou companheiro de Paulo após o desentendimento deste com Barnabé.(At 15: 36-41)

Quem foi Silas na Bíblia e algumas missões que ele acompanhou Paulo

Uma das experiências mais marcantes na história de Paulo e Silas se deu quando eles foram presos, simplesmente pelo fato de expulsarem aquele espírito maligno de uma jovem adivinhadora. Nessa passagem, houve uma demonstração genuína de fé, após rasgarem suas vestes e os açoitarem publicamente, na prisão, eles oravam e cantavam louvores a Deus. 

Nesse relato eles estavam em Filipos, e conta como foram livres da prisão por um milagre divino. (At 16: 19-25)

Ele também esteve na missão em Tessalônica, onde muitos se juntaram a eles. Apesar da perseguição dos judeus, a palavra entrou no coração daqueles que Deus quis chamar para o evangelho. (At 17: 1-9)

Encontramos neste mesmo livro de Atos dos Apóstolos que Silas esteve anunciando Jesus com Paulo em Beréia. Aqui, as pessoas os receberam bem e nos encontros diz que eles recebiam a palavra com mais avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. (At 17: 11)

Ele continuou a acompanhar Paulo em suas viagens missionárias, a sua presença e influência nas igrejas ajudaram a fortalecer a fé e o crescimento espiritual dos crentes. A parceria entre Paulo e Silas, no entanto, foi marcada pela coragem, dedicação e compromisso com o propósito de divulgar a mensagem do evangelho.

Além de suas viagens missionárias, ele também teve um papel ativo na escrita de algumas epístolas. Em 1 Tessalonicenses 1:1, vemos Paulo, Silas e Timóteo sendo mencionados como os remetentes da carta, demonstrando assim a participação de Silas na redação e na transmissão das palavras inspiradas por Deus.

Assim, a contribuição dele para a propagação do evangelho não pode ser subestimada, pois ele serviu como um exemplo inspirador de devoção a Deus e serviço ao próximo, desempenhando um papel crucial ao lado de Paulo na construção das primeiras comunidades cristãs.

Leia também: como evangelizar jovens da maneira correta.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp