Quem foi Tiago filho de Alfeu e qual sua história na Bíblia?
Tiago filho de Alfeu foi um dos doze principais discípulos de Jesus. O Novo Testamento o menciona apenas nas quatro listas de discípulos, e sempre no final, indicando que ele era menos importante que os outros.
Tiago filho de Alfeu, é geralmente conhecido como Tiago, o Menor, e também como o irmão de Jesus.
Se todas essas são referências ao mesmo Tiago, isso faria dele, o autor do Livro de Tiago e um dos três homens que Paulo chamou de “pilares” da igreja. Alguns também argumentaram que ele é irmão do apóstolo Mateus.
Muitos estudiosos contemporâneos relutam em fazer essas associações, mas está absolutamente claro que Tiago filho de Alfeu, não é a mesma pessoa que Tiago filho de Zebedeu, um dos discípulos mais próximos de Jesus, martirizado conforme relatado em Atos 12:2.
Então, quem era Tiago, filho de Alfeu, e o que sabemos sobre ele? Neste guia, abordaremos os fatos e as ambiguidades, observando o que a Bíblia diz e o que a igreja concluiu.
Aqui está uma rápida olhada no que sabemos.
Quem era Tiago filho de Alfeu?
“Tiago filho de Alfeu” só aparece explicitamente nas quatro listas de discípulos. Mas há três pessoas chamadas Tiago no Novo Testamento, e muitas pessoas na Bíblia eram conhecidas por vários nomes ou tinham vários apelidos.
Portanto, é possível que este Tiago seja também outro Tiago, o que nos daria mais passagens para continuar e mais escritos cristãos primitivos para referência.
Aqui está o que descobrimos sobre ele:
Um dos Doze
Alguns dos chamados dos discípulos recebem atenção especial nos evangelhos. Jesus chama André, Pedro, Tiago e João enquanto eles estão cuidando de seus barcos de pesca. E ele chama Mateus o cobrador de impostos.
Tiago filho de Alfeu não recebe esse tipo de atenção. Mas ele é um dos Doze.
O Novo Testamento lista todos os doze apóstolos quatro vezes – Mateus 10:2–4, Marcos 3:14–19, Lucas 6:13–16 e Atos 1:13–16.
Embora existam algumas variações na ordem em que os apóstolos aparecem, Tiago, filho de Alfeu, está listado em todos eles. Ele nunca aparece no Evangelho de João, mas João nunca lista explicitamente todos os apóstolos.
Isso significa que Tiago, filho de Alfeu, era uma das pessoas mais próximas de Jesus. E que passou cerca de três anos morando com ele, testemunhando seus milagres e ouvindo seus ensinamentos. Ele viu inúmeras demonstrações da divindade de Jesus.
Embora o Livro de Atos e as epístolas nunca descrevam o ministério de Tiago filho de Alfeu, ele teria sido um dos líderes mais importantes da igreja primitiva.
No entanto, a importância disso varia dependendo se ele pode ser identificado com algum outro Tiago mencionado.
Possivelmente Tiago, o Menor
Tiago o Menor, também conhecido como o Menor, o Jovem e o Pequeno, aparece quatro vezes nos evangelhos, sempre em relação a sua mãe, Maria, a quem João se refere como Maria de Clopas em João 19: 25.
Tecnicamente, o apelido “o Menor” aparece apenas uma vez em Marcos 15:40, mas os primeiros cristãos o usavam amplamente para distinguir a qual Tiago estavam se referindo.
O apelido é ambíguo, mas claramente pretende distinguir esse Tiago de Tiago, filho de Zebedeu, que foi um dos discípulos mais proeminentes. Isso poderia significar que ele era mais jovem, mais baixo ou menos significativo.
Alguns estudiosos acreditam que o uso de “o Menor” pelos escritores dos evangelhos implica que havia apenas dois Tiagos que eles precisavam distinguir. Jerônimo e outros escritores cristãos primitivos identificaram rapidamente Tiago, o Menor, como Tiago filho de Alfeu e Tiago, o irmão de Jesus (embora Jerônimo e outros argumentassem que “irmãos” deveriam significar “primos”, para manter a virgindade perpétua de Maria).
Um dos principais argumentos para a identificação de Tiago o Menor, com Tiago filho de Alfeu, depende se você o considera ou não um apóstolo, e como você define apóstolo.
Muitos cristãos primitivos reservavam o título para os membros dos Doze ou dos Setenta, mas tecnicamente significa apenas “aquele que é enviado” e foi aplicado a outros cristãos primitivos.
Aqui está o que Jerônimo sugere em A Virgindade Perpétua da Bem-Aventurada Maria:
“Você pretende que o relativamente desconhecido Tiago, o Menor, que é chamado nas Escrituras filho de Maria, mas não de Maria, mãe de nosso Senhor, seja um apóstolo, ou não? Se ele é um apóstolo, ele deve ser filho de Alfaeus e um crente em Jesus, ‘Pois nem seus irmãos creram nele.’
“A única conclusão é que a Maria que é descrita como a mãe de Tiago, o Menor, era esposa de Alfeu e irmã de Maria, a mãe do Senhor, aquela que é chamada por João Evangelista de ‘Maria de Clopas’”.
Apesar da certeza de Jerônimo, essa não é a única conclusão. E enquanto a igreja e muitos estudiosos modernos aceitam a afirmação de Jerônimo, alguns são mais críticos. As Escrituras não tornam essas conexões explícitas e, embora seja certamente possível, a igreja primitiva não oferece muito mais clareza.
Tiago, o Menor, é tão obscuro e desconhecido quanto Tiago, filho de Alfeu, tão pouco ou nada se ganha com sua associação. Mas se Tiago filho de Alfeu, pode ser identificado como Tiago o irmão de Jesus, de repente aprendemos muito mais sobre o papel que ele desempenhou na igreja primitiva.
E há uma ligação decente entre Tiago Menor e Tiago, o irmão de Jesus. Jesus tinha irmãos chamados Tiago e José (veja Marcos 6:3 e Mateus 13:55), e Tiago Menor tem um irmão chamado José (Marcos 15:40). É provavelmente por isso que Jerônimo estava tão confiante de que todos os três Tiagos eram iguais.
Possivelmente Tiago, irmão de Jesus
Tiago, irmão de Jesus, também conhecido como Tiago, o Justo, era o líder da igreja em Jerusalém e é o autor tradicional de Tiago. Paulo o menciona em Gálatas 1:19, ao descrever uma visita a Jerusalém:
“Eu não vi nenhum dos outros apóstolos – apenas Tiago, o irmão do Senhor.”
Alguns argumentam que ao incluir este Tiago como um dos apóstolos, Paulo o está identificando como Tiago, filho de Alfeu, porque “apóstolos” geralmente se referiam aos Doze.
Tiago, filho de Zebedeu, não teria sido descrito como “irmão do Senhor”, e a essa altura ele já havia sido martirizado, então, por padrão, Paulo estaria se referindo a Tiago, filho de Alfeu. (A menos que Paulo tenha usado o título de apóstolo para mais do que apenas membros dos Doze, como ele parece fazer em 1 Coríntios 15:5-8).
Paulo continuou em Gálatas 2, relatando uma segunda visita a Jerusalém, onde ocorreu o Concílio de Jerusalém para discutir se os crentes gentios teriam que seguir a Lei de Moisés. Em Atos, Tiago presidiu este conselho. Aqui, Paulo o descreve como um pilar da igreja, junto com Pedro e João:
“Tiago, Cefas e João, aqueles estimados como colunas, deram a mim e a Barnabé a mão direita da comunhão quando reconheceram a graça que me foi dada. Concordaram que fôssemos aos gentios, e eles aos circuncidados”. – Gálatas 2:9
Paulo não se refere a este Tiago como “irmão do Senhor” novamente, e ele não introduz qualquer outra distinção de outros Tiagos. Isso provavelmente significa que ele está discutindo o mesmo Tiago (embora também seja possível que o Tiago em 2:9 fosse tão conhecido que seria óbvio a quem Paulo se referia).
A igreja primitiva unanimemente conectou Tiago, irmão de Jesus, a Tiago, o líder da igreja primitiva. Mas, além da inferência de Jerônimo de que Paulo só o chamaria de apóstolo se ele fosse um dos Doze, não há evidências sólidas de que esse Tiago também seja Tiago, filho de Alfeu. (A menos que Tiago, filho de Alfeu, também seja Tiago, o Menor.)
Se ele fosse, então também temos que entender como Tiago filho de Alfeu e Maria (que era um nome muito comum) é “o irmão” de Jesus, que era filho de Maria e José (e Deus).
Maria e José tiveram mais filhos? Os católicos dão a isso um “não”. O mesmo com Maria tendo filhos com outro homem. Mas José, que abandonou a narrativa do evangelho após a infância de Jesus, poderia ter se divorciado de Maria, casado novamente e tido outros filhos. Ou, como argumenta Jerônimo, “irmão” poderia significar primo – talvez.
Acredita-se que a Maria descrita como mãe de Tiago em Marcos 15:40, Marcos 16:1, Mateus 27:56 e Lucas 24:10 seja Maria de Clopas em João 19:25. Essas passagens paralelas listam mulheres que estavam ao pé da cruz quando Jesus morreu.
Assim, todos os evangelhos sinóticos descrevem essa Maria como a mãe de Tiago (e José, de acordo com Mateus e Marcos), e o Evangelho de João a chama de Maria de Clopas e a descreve como irmã de Maria, mãe de Jesus.
Não está claro se “de Clopas” significa que ela era casada com Clopas ou filha de Clopas. Tradicionalmente, supunha-se que Alfeu era casado com Maria, filha de Clopas, mas alguns estudiosos argumentam que Alfeu e Clopas são a mesma pessoa.
Em ambos os casos, essas suposições levaram à conclusão de Jerônimo de que todos os três Tiagos: Tiago Menor, Tiago, filho de Alfeu, e Tiago, irmão de Jesus, são a mesma pessoa.
Infelizmente, o texto não nos diz explicitamente e, portanto, não podemos dizer com certeza como Tiago, o Justo, é irmão de Jesus ou se esse Tiago é a mesma pessoa que Tiago, filho de Alfeu. Portanto, é mais seguro não assumir que eles são os mesmos.
O irmão de Mateus?
Tiago não é o único discípulo descrito como “filho de Alfeu”. Marcos 2:14 identifica Levi, o cobrador de impostos, como filho de um homem chamado Alfeu. Levi, o cobrador de impostos, é a mesma pessoa que Mateus, o apóstolo. (Muito provavelmente, Levi indicou que Mateus era da tribo de Levi, ou Mateus era simplesmente seu nome grego.)
Mas há um problema.
Há pelo menos dois conjuntos de irmãos entre os Doze: Pedro e André, e Tiago e João, os filhos de Zebedeu. E a Bíblia trata esses pares de irmãos de maneira diferente de Mateus e Tiago.
Em todas as listas dos discípulos, Tiago filho de Alfeu e Mateus, filho de Alfeu, nunca estão agrupados como os outros irmãos. Tiago está sempre listado como “filho de Alfeu”, mas Mateus nunca é.
E se isso não bastasse: as listas de discípulos chamam explicitamente Simão Pedro e André de irmãos, e Tiago e João de irmãos, mas não mencionam qualquer associação entre Mateus e Tiago filho de Alfeu.
E, infelizmente, ninguém chamado Alfeu aparece novamente, então não há como saber se esses são dois Alfeus diferentes.
Se Mateus e Tiago fossem irmãos, e Tiago, filho de Alfeu, também fosse Tiago, irmão de Jesus, então isso faria de Mateus também irmão de Jesus?
A maioria dos estudiosos não leva essa possibilidade muito a sério.
Um missionário?
Todos os apóstolos foram enviados para serem missionários em algum lugar. Mas como a igreja muitas vezes assumiu que Tiago, filho de Alfeu, Tiago, o Menor, e Tiago, irmão de Jesus, eram todos as mesmas pessoas, onde Tiago, filho de Alfeu, foi fica um pouco confuso.
Se ele é irmão de Jesus, então foi “enviado” a Jerusalém, onde liderou a igreja.
Mas o cronista ortodoxo Nicéforo sugere que Tiago, filho de Alfeu, acabou no Egito, na antiga cidade de Ostrakine (Historia Ecclesiastica II:40).
Não há como ter certeza para onde ele foi. Mas podemos ter certeza de que ele foi enviado para espalhar o evangelho em algum lugar.
Como morreu Tiago, filho de Alfeu?
Se conectarmos Tiago, filho de Alfeu, com Tiago, o Justo (o irmão de Jesus), então a tradição nos diz que ele foi empurrado do pináculo de um templo, onde estava pregando, e depois espancado com um porrete e apedrejado até a morte.
Na arte, Tiago, filho de Alfeu, está tipicamente retratado com um taco de pedreiro, refletindo a suposição da igreja de que ele era a mesma pessoa que Tiago, o Justo.
No entanto, a tradição que afirma que Tiago filho de Alfeu pregou no Egito diz que ele foi crucificado na cidade de Ostrakine.
Hipólito, um teólogo que viveu nos séculos II e III, supostamente registrou a morte de Tiago em Sobre os Doze Apóstolos de Cristo:
“E Tiago, filho de Alfeu, pregando em Jerusalém, foi apedrejado pelos judeus e foi sepultado ali junto ao templo.
Esta é a mesma tradição da morte atribui a Tiago, irmão de Jesus, mas os estudiosos têm poucas razões para confiar nos Doze Apóstolos de Cristo.
O texto não foi descoberto até o século XIX, e a maioria acredita que é pseudepigrapha (escrita que afirma falsamente ter sido escrita por alguém).
Então, infelizmente, as ambiguidades e incógnitas em torno de Tiago, filho de Alfeu, nos impedem de ter certeza de como ou onde ele morreu. No entanto, a maioria dos membros dos Doze foram martirizados, por isso seria surpreendente se um dos discípulos menos conhecidos simplesmente morresse de velhice, como João.
Tiago Filho de Alfeu, um dos apóstolos mais obscuros
Não há muito que possamos dizer sobre Tiago, filho de Alfeu, sem assumir que ele também era irmão de Jesus. Mas a Bíblia não nos diz que ele era. Não nos diz nada sobre ele como indivíduo.
O que sabemos é o seguinte: como um dos Doze, Tiago, filho de Alfeu, certamente teve um papel importante na igreja primitiva e provavelmente desempenhou um papel fundamental na divulgação do evangelho em algum lugar da antiga Eurásia. Ou África.
Além do nome de seu pai, o único fato concreto de sua vida que permanece é sua íntima associação com Jesus Cristo. E no final, talvez isso seja tudo o que importa.