7 Segredos para um casamento duradouro e feliz

Após alguns anos de casada, eu e meu marido, provavelmente poderíamos resumir os segredos para um casamento duradouro e feliz, em apenas três palavras: A maravilhosa graça de Deus. 

Independentemente de quanto tempo você está casado, é preciso estar com o coração aberto, para aprender a cada dia, como manter um casamento. Por esse, motivo vou compartilhar alguns segredos para você aplicar em seu casamento. 

Afinal, esses segredos não são necessariamente nossos segredos, embora tenhamos tentado incorporá-los em nosso relacionamento conjugal. Mas, assim como você, ainda estamos aprendendo.

Contudo, como líderes de casais, ao longo dos anos, tivemos o privilégio de trabalhar com muitos casais. E em sua posição ministerial, meu marido também, teve a oportunidade de aconselhar e ajudar vários casais.

Mas afinal, o que faz um casamento durar e viverem felizes para sempre? 

Aqui estão os sete segredos de um casamento duradouro e feliz, que vivenciamos ao longo dos anos.

1. Construa seu casamento sobre a pedra principal que é Cristo

Isso inclui respeito mútuo e submissão a Deus. 

Casais com fé mútua e objetivos espirituais, que oram juntos, tendem a permanecer juntos (Efésios 5:21). 

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

2. Seja compreensivo, aprecie as diferenças e as singularidades dadas por Deus em seu cônjuge

Os casais podem passar uma vida inteira de anos infelizes e infrutíferos, apenas por estar tentando mudar um ao outro, para espelhar suas próprias personalidades, em vez de celebrar e agradecer a Deus, por suas diferenças. 

Afinal, homens e mulheres são diferentes. Além disso, os pontos fortes de seu cônjuge, que para você pode ser apenas irritações, para Deus podem ser uma ferramenta útil, para elogiar sua fraqueza nessa área. 

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14) 

“Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)

3. Tire as conclusões corretas sobre os acontecimentos em seu casamento

Reconheça, as mentiras: “Sempre será assim”; “As coisas nunca vão mudar;” ou “Casei com a pessoa errada” e assuma um compromisso mútuo de trabalhar em questões difíceis que possam surgir. 

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23-24). 

Romanos 8:28 é outro grande princípio para ajudá-lo a manter a perspectiva correta.

4. Mantenha uma comunicação clara e objetiva

Esse é um dos mais importantes segredos para manter um casamento nos trilhos. A comunicação é uma grande vilã, pois muitas vezes, aquilo que você falou, pode não ser a mesma coisa que seu cônjuge entendeu. Portanto, sempre certifique-se de que sua comunicação está sendo clara e objetiva.

Se necessário, repita uma vez, ou duas, ou três ou até que o seu cônjuge, entenda o que você está querendo falar.

Tiago nos deixa uma regra valiosa:

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. (Tiago 1:19)  

5. Aprenda qual a linguagem de amor do seu cônjuge

No livro de Gary Chapman, as cinco linguagens do amor, ele compartilha cinco maneiras pelas quais todos nós melhor “recebemos” o amor: Palavras de afirmação, atos de serviço, toque físico, tempo de qualidade e presentes. 

Isto é uma tarefa fascinante, porém, gratificante. Afinal, descobrir qual é realmente a linguagem de amor de seu cônjuge, vai melhorar e muito o seu relacionamento.

Contudo, tenha em mente que os relacionamentos são prejudicados, se você basear essa “linguagem do amor” em uma base de “eu vou se você quiser” ou “eu não vou se você não fizer”. 

O amor sempre escolhe dar, mesmo quando a doação pode parecer unilateral.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13: 4-7)

6. Esteja disposto a obter ajuda

A maioria dos casais ocasionalmente “batem na parede”. Isso aconteceu conosco, quinze anos depois de casados. 

Esse é o ponto em que seu corpo está sentindo a pressão da corrida, e ele deve tomar uma decisão: desistir ou pegar um segundo fôlego e continuar até terminar. Mesma coisa em um casamento. 

Nesse ponto, portanto, não hesite em obter ajuda de um conselheiro de confiança. Todos nós entramos no casamento com algumas bagagem, e muitas vezes precisamos de ajuda para nos desfazer de tal bagagem. 

Contudo, determine que os benefícios valem o trabalho. 

O casamento é construído com base no compromisso, nos bons e nos maus momentos, e não é somente baseado em sentimentos ou emoções. 

“Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade.” (Romanos 12:13)

7. Divirtam-se juntos

Desviar diariamente; retirar semanalmente; abandonar anualmente, esses foram os desafios que ouvimos de um amigo pastor, no início de nosso casamento. Tire um tempo para se distraírem e assim, nutrir o relacionamento que Deus lhe deu. 

Mesmo com o orçamento apertado, seja criativo e priorize a diversão. O riso não é apenas um grande curador. Também é uma ótima maneira de nutrir um casamento em crescimento. 

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. (Provérbios 17:22)

Conclusão dos segredos para um casamento duradouro e feliz

Esses sete segredos não são exaustivos. A Palavra de Deus oferece muitos princípios práticos e planos para esse relacionamento mais sagrado. 

Que tal você também compartilhar os segredos do seu casamento? Afinal, outros também, se beneficiariam com seus comentários. Compartilhe, quais são as coisas que ajudaram a fortalecer seu casamento?

Seja gentil, ajude algum casal que esteja passando por um momento difícil, faça-os ver que ainda resta uma esperança. Apresente Jesus Cristo, o autor e consumador da vossa fé, e assim, outros casais poderão viver em casamento duradouro e feliz.

Veja também:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp